O que é a carta magna e qual foi seu papel na história?

E aí, vestibulando? Se você clicou neste conteúdo, é porque está estudando História e ficou em dúvida sobre um tema que pode aparecer no seu vestibular: a Carta Magna. Mas, não se preocupe! Logo de cara, já te avisamos que esse é um tema bem tranquilinho, ainda que seja fundamental para as provas.

A Carta Magna foi escrita em 1215, ainda durante a Idade Média. Mas, esse termo continua sendo utilizado até os dias de hoje, sob outras versões.

Quer saber mais sobre o assunto? Então, continue a leitura e tire as suas dúvidas sobre o conceito da Carta Magna, descobrindo o que ela é e fazendo um exercício para treinar no finalzinho do texto. Vamos lá!

O que é a Carta Magna?

Carta Magna é o nome dado a um documento que, na Idade Média, serviu para trazer limitações ao poder real em relação aos nobres. Atuava como uma espécie de Constituição, ainda que esse conceito não fosse aplicado à época.

Em qual matéria ela está inserida?

A Carta Magna é um conteúdo cobrado nas provas de História do vestibular. No entanto, também pode dar as caras em questões sobre Sociologia ou Filosofia.

Quais são os exemplos práticos de sua aplicação?

Hoje, o conceito de Carta Magna é utilizado para designar outras Constituições em todo o mundo. No Brasil, a que está em vigência é a versão promulgada durante o governo de José Sarney, em 1988.

Como estudar o tema para o Enem e vestibulares?

As melhores formas de estudar esse tipo de conteúdo é entendendo o seu significado e, assim, fixando conceitos relacionados às datas e eventos. Isso pode ser feito com a leitura da teoria ou, ainda, com a elaboração de resumos e mapas mentais.

No entanto, a melhor forma de aprender sobre esses conceitos é resolver questões sobre o tema. Então, capriche nos exercícios!

Exemplo de exercício que cai na prova do Enem ou vestibular

Confira um exemplo de como a Carta Magna é cobrada no Enem e em outros vestibulares!

(UFMS 2022) A Constituição Federal Brasileira garantiu diversos direitos sociais que se refletem em nossa sociedade até os dias atuais.

Tour pela prova do Enem

Assinale a alternativa que NÃO remete a um direito social garantido pela Carta Magna de 1988.

a) Os índios têm direito à preservação de sua organização social, costumes, idiomas, crenças e tradições e a garantia sobre os direitos às terras que tradicionalmente ocupam, competindo à União demarcá-las e protegê-las.

b) A educação é um direito de todos e um dever do Estado e da família, visando aos desenvolvimento humano, seu preparo para o exercício da cidadania e sua qualificação para o trabalho.

c) A saúde é um direito de todos e um dever do Estado, que deve garantir políticas que reduzam o risco de doenças; o acesso universal e igualitário às ações e aos serviços de saúde também estão garantidos.

d) A tripartição entre os poderes está assegurada, sendo que estes devem conviver de forma independente e harmônica, estabelecendo sempre o equilíbrio.

e) O meio ambiente é direito de todos, que devem viver em uma sociedade sadia e ecologicamente equilibrada, impondo-se o exclusivo dever do Estado em preservá-lo.

Resposta: alternativa a.

Agora é com você!

Gostou de saber mais sobre a Carta Magna e de resolver essa questão que tem tudo a ver com o tema? Então, não deixe de continuar a luta e de enfrentar várias questões sobre esse e outros assuntos da História, tudo bem?

Aproveite também para se inscrever no vestibular! Não há motivo para esperar, já que você já está se preparando para as provas. Estamos torcendo por você!

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 4.2 / 5. Número de votos: 70

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Lamentamos que este post não tenha sido útil para você!

Vamos melhorar este post!

Diga-nos, como podemos melhorar este post?

Dê mais um passo na direção do Vestibular dos seus sonhos!

Assine nossa Newsletter e receba nossos artigos em primeira mão!

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.
Oops! Invalid captcha, please check if the captcha is correct.
Artigos relacionados