Saiba como ganhar uma bolsa para a faculdade de Psicologia

bolsa psicologia

Para conquistar o sonho de entrar na faculdade, muitas vezes, é necessário fazer alguns ajustes no planejamento financeiro. Se você está em busca de uma bolsa de estudo para o curso de Psicologia, fique tranquilo: hoje em dia, existem diversas formas de tornar as mensalidades mais acessíveis.

Se você se interessa pela área, saiba que a grade curricular de Psicologia é bem completa, com matérias como Análise Experimental do Comportamento, Psicologia e Políticas Públicas bem como abordagens distintas, a exemplo de Psicanálise, Psicologia Comportamental e Humanista. Curtiu? Neste post, mostraremos 6 formas de ingressar na faculdade de Psicologia com uma bolsa parcial ou integral. Confira!

As bolsas de estudo para curso de Psicologia pelo Vestibulares são:

Todas as instituições de ensino disponíveis aqui no Vestibulares contam com opções de bolsas de estudo em Psicologia, além de premiações ou benefícios concedidos para públicos específicos.

Algumas dependem do convênio com instituições (públicas ou privadas), e outras são formas de reconhecer o mérito, além da tradicional bolsa para alunos que têm dificuldades financeiras. Veja as principais categorias de bolsa de estudo para Psicologia, em linhas gerais:

  • Bolsa Incentivo;
  • Bolsa Primeiro Semestre;
  • Bolsa Servidores Públicos e Militares;
  • Bolsa Transferência;
  • Convênio Empresa;
  • Prouni.

Ter uma bolsa permite realizar a graduação de forma mais tranquila, focando da melhor forma nos estudos das disciplinas que compõem a grade curricular de Psicologia, uma área bem promissora.

Afinal, ela é interessante para quem deseja se aprofundar nos estudos de comportamento humano — sobretudo nos dias atuais, em que a sociedade está mais aberta a conversar sobre o adoecimento da mente, debatendo questões sobre depressão, ansiedade e, mais recentemente, burnout.

Não se preocupe, vamos detalhar cada uma dessas possibilidades de bolsa a seguir.

Conheça em detalhes as bolsas de estudo para o curso de Psicologia no Vestibulares

Viu a quantidade de possibilidades de desconto na mensalidade? Pois é! Hoje em dia, instituições de ensino trabalham com formas diversas de ajudar o aluno e incentivar seus estudos.

No entanto, vale destacar que, para cada tipo de bolsa, é necessário se enquadrar em critérios específicos. Nos próximos parágrafos, você entenderá os detalhes das bolsas e dos benefícios oferecidos pelas instituições parceiras do Vestibulares.

Bolsa Incentivo

Esta é uma opção interessante para quem deseja entrar na faculdade, mas está com dificuldades financeiras. Calouros ou novos ingressantes podem solicitar a bolsa no ato da inscrição do vestibular, desde que se enquadrem em critérios de seleção específicos.

Acesse a nossa página de resultados e regulamentos para entender os critérios a depender da instituição de ensino escolhida.

Bolsa Primeiro Semestre

Como o nome já adianta, a bolsa está disponível para os calouros ou candidatos que farão o vestibular. O desconto é de até 20% e vale durante os seis primeiros meses do curso, além de contemplar tanto a modalidade EAD quanto a presencial. Porém, vale ressaltar que o curso de Psicologia EAD não é autorizado ainda. Assim, o curso é oferecido apenas na modalidade presencial.

É necessário entrar em contato com a instituição de interesse para entender os detalhes e condições de contratação.

Tour pela prova do Enem

Bolsa Servidores Públicos e Militares

A bolsa é de até 30% e contempla servidores públicos federais, estaduais e municipais, além de militares. Cônjuges e/ou filhos de até 24 anos também podem fazer a solicitação. Assim como nos casos citados, também valem cursos EAD ou presenciais.

Acessando o site da instituição, é possível entender quais são os documentos necessários para a comprovação e como solicitar essa bolsa para Psicologia.

Bolsa Transferência

Alunos que vierem de outra faculdade a partir da transferência externa podem ganhar até 60% de desconto nas mensalidades. No EAD, o desconto é de até 30%.

Convênio Empresa

A parceria entre empresas (matrizes e filiais) e a instituição de ensino oferece a possibilidade de alunos ganharem descontos em cursos de graduação, sendo Bacharelado, Tecnólogo ou Licenciatura.

Assim como outras bolsas citadas no conteúdo, cônjuges e dependentes também podem ser contemplados. No caso do segundo grupo, vale a mesma regra da idade limite de 24 anos.

Prouni

Sabia que todas as instituições de ensino listadas no Vestibulares têm convênio com o Prouni? Pois é! O Programa Universidade para Todos é um programa federal do Ministério da Educação (MEC) e oferece bolsas de estudo, sejam parciais, sejam integrais, a depender das condições do aluno.

Bônus: Benefícios e Premiações

Caso você não se enquadre em nenhuma das categorias de bolsa para o curso de Psicologia, vale a pena conhecer os benefícios e premiações. São formas de reconhecer alunos engajados, ganhando destaque em forma de desconto na mensalidade.

Matrícula Antecipada

Alunos que pagarem a matrícula no ato da inscrição para o vestibular de Psicologia recebem a isenção da taxa, além de garantirem a vaga na turma e no curso escolhido. Ao fazer a inscrição, basta selecionar a opção Matrícula Antecipada. Depois da aprovação no vestibular, é só comparecer à unidade com os documentos necessários.

Desconto Pontualidade

Alunos matriculados no EAD que pagarem a mensalidade até o 5.º (quinto) dia útil do mês de vencimento de boleto ou pelo cartão de crédito ganham um desconto, que pode variar de acordo com o curso ou instituição.

Amigo Vale-Prêmio

Caso o aluno faça a indicação do curso para um colega, é possível ganhar descontos na mensalidade, que vão depender da instituição de ensino e do curso em específico. Acesse o site do programa de indicação e faça a inscrição, caso se interesse.

O Vestibulares te ajuda a realizar o sonho da faculdade!

Queremos te ajudar a conquistar o sonho de ingressar no ensino superior de Psicologia. Por isso, aqui no Vestibulares, você consegue entender tudo o que precisa para se inscrever, fazer a prova e, por fim, a matrícula.

Trabalhamos com instituições parceiras de destaque no cenário nacional, como Anhanguera, Pitágoras e Unopar na oferta de bolsas de estudo, conteúdos educativos sobre os principais cursos, guias práticos para o vestibular e testes para te deixar preparado.

Se você se interessou pelas possibilidades de bolsa de estudo em Psicologia, que tal dar aquele próximo passo tão esperado? Escolha a sua instituição de ensino favorita e inscreva-se no vestibular!

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 5 / 5. Número de votos: 2

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Lamentamos que este post não tenha sido útil para você!

Vamos melhorar este post!

Diga-nos, como podemos melhorar este post?

Dê mais um passo na direção do Vestibular dos seus sonhos!

Assine nossa Newsletter e receba nossos artigos em primeira mão!

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.
Oops! Invalid captcha, please check if the captcha is correct.