5 dicas para conseguir uma bolsa em Engenharia Civil

bolsa em Engenharia Civil

Ser um engenheiro é o sonho de muitas pessoas, e isso definitivamente não é por menos. Além da versatilidade de atuações, trata-se de uma carreira bastante promissora e valorizada pelo mercado. A Engenharia Civil, por exemplo, está entre os cursos mais procurados no país — e existe alta demanda pelo profissional formado nos mais diferentes setores.

Se você pretende se tornar um, mas não tem os recursos necessários para arcar com uma graduação, continue por aqui! Neste post, trouxemos uma ótima notícia: é possível estudar sem pagar nada. Por meio de uma bolsa de Engenharia Civil integral, você pode ter todas as mensalidades do curso abatidas.

Sem falar que também é possível conseguir uma bolsa parcial e economizar bastante. Para conquistar uma, separamos algumas dicas muito úteis. Vamos conferir cada uma delas?

Faça a prova do Enem e tire uma boa nota

O Enem é, atualmente, uma das principais portas de entrada para o nível superior. Tirar uma boa nota no exame é fundamental para quem quer conquistar uma bolsa de estudos e entrar para a faculdade de Engenharia Civil. Por isso, a primeira dica do post é: faça a inscrição para a prova e se prepare da melhor forma.

Aqui, uma dica infalível é montar um plano de estudos. Leia o edital do Enem, veja quais são os conteúdos cobrados e distribua-os entre os dias da semana, de acordo com o tempo que você tem disponível para estudar.

Dessa forma, você cria uma rotina e se mantém focado para tirar uma boa nota. Cabe ressaltar que, tão importante quanto se organizar, é seguir o cronograma à risca, combinado?

Entenda quais são os programas oferecidos pelas instituições

As instituições de ensino que se preocupam em ampliar o acesso ao nível superior costumam contar com programas de bolsas, descontos e convênios. Por isso, a importância de escolher bem a faculdade na qual você pretende ingressar. Para isso, pesquise as opções na internet e veja se você se encaixa nos critérios exigidos para obter a bolsa.

Veja só alguns dos programas oferecidos por todas as faculdades parceiras do Vestibulares — Anhanguera, Pitágoras, Unopar, Unime, Uniderp, Unic e FAMA:

  • Bolsa Incentivo — destinada às pessoas que estão com dificuldades financeiras para começar um curso superior;
  • Bolsa Primeiro Semestre — para candidatos calouros, o desconto é de 20% durante todo o primeiro semestre;
  • Bolsa Servidores Públicos e Militares — descontos destinados a funcionários públicos e militares, estendidos a seus cônjuges e filhos;
  • Bolsa Transferência — bolsa que pode chegar até 60% nas mensalidades até o final do curso para quem faz uma transferência externa;
  • Convênio Empresa — descontos para colaboradores das empresas conveniadas com faculdades;
  • Prouni — programa de incentivo do Governo Federal, sobre o qual falaremos a seguir.

Conheça os programas federais

Quem sabe o que é bolsa de estudos já deve estar por dentro desta dica. Além das bolsas e descontos oferecidos pelas faculdades, existem programas do Governo Federal que facilitam o acesso ao nível superior. Abaixo, trouxemos dois dos principais. Quem sabe você não se encaixa nos critérios e consegue realizar seu sonho de conquistar uma bolsa de Engenharia Civil? Veja só!

Prouni

O Programa Universidade para Todos (Prouni) tem como objetivo distribuir bolsas de estudo para estudantes de baixa renda em faculdades particulares. Para concorrer, o candidato precisa ter feito o Enem e obtido nota igual ou superior a 450, sem ter zerado a redação. Além disso, é necessário comprovar renda familiar máxima de três salários mínimos por pessoa e cursado o ensino médio em uma escola pública (ou particular, com bolsa integral).

FIES

O Fundo de Financiamento Estudantil (FIES) não é exatamente um programa de bolsas, mas também é uma forma de estudar sem comprometer o orçamento. Trata-se de um processo seletivo para conseguir financiar o curso, no caso, de Engenharia Civil, utilizando o benefício.

Para participar, o candidato precisa ter feito alguma edição do Enem a partir de 2010 com média de 450 pontos e maior que zero na redação. Além disso, a renda familiar por pessoa não pode ser maior que três salários mínimos.

Considere as faculdades particulares de Engenharia Civil

Embora estudar em uma instituição pública seja uma opção atrativa, saiba que as faculdades particulares vêm se destacando atualmente. Isso justamente porque elas facilitam o acesso ao nível superior por meio de seus programas de bolsas e descontos e modalidades de ensino variadas — presencial, 100% online e semipresencial. Tudo isso sem falar nas formas de ingresso simplificadas, que vão desde a nota do Enem ao vestibular online.

Contudo, ao prestar o vestibular de Engenharia Civil, saiba que é indispensável ser criterioso quanto à escolha da instituição de ensino. Verifique se a faculdade de seu interesse não só oferece opções de bolsas e preenche os requisitos anteriores, mas também se disponibiliza cursos de graduação de qualidade e reconhecidos pelo MEC.

Pesquise por faculdades de Engenharia Civil no interior

Todas as áreas da Engenharia costumam ser bastante concorridas, mas o curso de Engenharia Civil está entre as graduações mais procuradas no país, já que os formados têm um futuro promissor. Como cada faculdade disponibiliza um número de vagas para a graduação, os processos seletivos se tornam acirrados, especialmente nas instituições localizadas em grandes centros urbanos.

Por isso, uma dica que não poderíamos deixar de dar é para você buscar por faculdades localizadas no interior ou em regiões menos populosas do país. Assim, você amplia suas chances de conseguir uma bolsa ou um desconto em Engenharia Civil.

Chegou a hora!

Pronto! Agora você já sabe como conseguir uma bolsa de Engenharia Civil. Colocando em prática as dicas do nosso post, você tem tudo para estudar de forma gratuita ou economizar bastante nas mensalidades — é o sonho de se formar no ensino superior cada vez mais próximo de você. Lembre-se de que é importante escolher uma faculdade de qualidade e credibilidade.

Não adie mais os seus planos! Faça a sua inscrição para o vestibular online de Engenharia Civil em uma das faculdades parceiras do Vestibulares e comece a mudar a sua vida!

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 5 / 5. Número de votos: 1

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Lamentamos que este post não tenha sido útil para você!

Vamos melhorar este post!

Diga-nos, como podemos melhorar este post?

prouni, crédito estudantil, fies ou bolsa privada

Dê mais um passo na direção do Vestibular dos seus sonhos !

Assine nossa Newsletter e receba nossos artigos em primeira mão!

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Instituições Participantes do Vestibulares

O Vestibulares traz informações sobre os processos seletivos de sete instituições pelo Brasil: