O que faz um enfermeiro? Confira as atribuições do profissional

Muitas pessoas escutam sobre a importância da Enfermagem nos hospitais e centros de saúde. No entanto, pode perceber: poucos sabem definir com precisão quais são as atribuições do enfermeiro em seu dia a dia de trabalho. Como consequência, não é raro ver as funções do profissional sendo reduzidas ao suporte de pacientes.

Apesar de estar correto, a sua atuação vai muito além, sendo possível escolher uma das áreas em alta para seguir na profissão e construir uma carreira de sucesso dentro do nicho que curte.

Ficou interessado e quer conhecer as funções do enfermeiro? Então, continue a leitura!

Saiba o que faz um enfermeiro em diferentes cargos e setores

Abaixo, você vai saber o que faz um enfermeiro em diferentes áreas e cargos. Confira!

Quais as atribuições de um enfermeiro?

De modo geral, entre as atribuições dos enfermeiros está o cuidado direto com os pacientes, incluindo todas as etapas de tratamento, desde o atendimento inicial até a assistência para realizar exames.

Além disso, o profissional da área é o encarregado de garantir o bem-estar das pessoas no dia a dia, organizando a alimentação, o envio de materiais e supervisionando os outros profissionais da equipe de cuidados.

O que faz um enfermeiro do trabalho?

O enfermeiro do trabalho exerce suas funções em empresas com determinado número de funcionários. Logo, caso um colaborador precise, ele pode prestar os primeiros atendimentos e, se for necessário, encaminhar o trabalhador para o hospital mais próximo.

Além disso, o profissional desempenha outras atividades importantes, como:

  • supervisiona auxiliares e técnicos quanto à sua função;
  • educa os trabalhadores em relação à prevenção de acidentes;
  • estimula ações com o objetivo de preservar a integridade mental e física dos colaboradores;
  • identifica riscos e coleta dados de doenças ocupacionais.

O que faz um enfermeiro obstetra?

Uma das áreas da Enfermagem em alta é a Enfermagem Obstétrica. Nesse caso, os enfermeiros têm como foco as lactantes e gestantes, e as suas principais funções incluem o acompanhamento no trabalho de parto, o monitoramento do bebê e da mãe, além do auxílio aos médicos no momento do parto.

Esse profissional é bastante requisitado e está presente tanto em cesarianas quanto em partos normais. Afinal, as mulheres passam por um momento delicado durante esse processo e todo cuidado é necessário.

A amamentação também é outro período em que o enfermeiro obstetra pode ajudar. Por fim, ele está presente na fase do pós-parto, estendendo os cuidados para o recém-nascido.

Quais as atribuições do enfermeiro assistencial?

A Enfermagem assistencial, também conhecida como Home Care, vem se popularizando em várias regiões ao longo do tempo, principalmente durante a pandemia da Covid-19. O profissional desse ramo cuida de pacientes com mobilidade reduzida ou doenças que os impedem de visitar os hospitais frequentemente.

A rotina do profissional de Enfermagem na área Assistencial inclui o atendimento em domicílio para acompanhar as medicações, troca de curativos, fornecer a assistência necessária em cuidados com a saúde e outros procedimentos que podem ser feitos na casa dos pacientes.

O que faz um enfermeiro nefrologista?

As funções desempenhadas pelo enfermeiro nefrologista se resumem aos problemas renais e suas formas de tratamento. Logo, ele auxilia na prevenção e no diagnóstico de doenças que afetam essa região do corpo, avaliando também a parte técnica dos procedimentos.

De maneira geral, hospitais privados ou públicos são alguns dos exemplos onde o enfermeiro nefrologista pode atuar. Contudo, também é comum vê-lo em instituições de ensino, clínicas especializadas e ambulatórios.

O que faz um enfermeiro da estratégia de saúde da família?

O enfermeiro que atua nessa área é responsável pelo acompanhamento e pela supervisão dos Agentes Comunitários de Saúde e do auxiliar de Enfermagem. Outras funções incluem a promoção e a capacitação de oportunidades de educação continuada para esses profissionais.

Tour pela prova do Enem

Esses tipos de enfermeiros também trabalham diretamente na assistência à comunidade, à família e aos pacientes.

O que faz um enfeiro em unidade de terapia intensiva?

O profissional que deseja atuar na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) terá um dia a dia cheio de desafios, pois ele atende pessoas em estado grave de saúde. Assim, é um campo que necessita de adaptação e resolutividade pelos enfermeiros.

As funções desempenhadas pelo enfermeiro em unidade de terapia intensiva incluem o acompanhamento dos pacientes durante toda a internação. Vários hospitais não têm muitos leitos disponíveis e, portanto, a assistência de pessoas nessas situações pode ocorrer em locais fora desse ambiente.

O que faz um enfermeiro auditor?

A auditoria é uma atividade essencial para melhorar os serviços e serve como uma técnica de avaliação, controle e otimização de resultados. Nesse caso, o enfermeiro auditor é importante para a sustentabilidade dos sistemas, tanto privado quanto público.

Esse profissional é responsável por analisar as condutas, os processos e o uso de medicamentos, materiais e procedimentos feitos durante um atendimento de saúde, podendo ser realizado em clínicas, hospitais, etc. Logo, suas funções são fundamentais para controlar os gastos e mensurar a qualidade da assistência de uma instituição de saúde.

O que faz um gerente de enfermagem?

O gerente de enfermagem tem a sua atuação voltada para a organização do trabalho na área da Enfermagem. Ele é responsável pela avaliação, execução, coordenação, planejamento e organização das atividades auxiliares e técnicas.

Além disso, o profissional cuida do gerenciamento dos custos dos serviços de Enfermagem e de recursos materiais.

O Vestibulares ajuda você a conquistar o sonho da faculdade

Até aqui, você conheceu as principais atribuições do enfermeiro em seu dia a dia de trabalho. Agora, chegou o momento de mencionar sobre algo muito importante: a sua formação. Afinal, ingressar no ensino superior não é garantia de uma carreira de sucesso.

Para alcançar o objetivo, é necessário pensar em qual instituição estudará para garantir a vivência profissional, experimental e a capacitação técnico-científica. É nesse caso que as faculdades parceiras do Vestibulares se destacam das demais.

Você pode conferir o preço do curso de Enfermagem de forma mais precisa diretamente na página de inscrição. Com uma mensalidade acessível e que cabe no seu bolso, é possível ainda concorrer a bolsas de estudo e descontos.

A grade curricular do curso de Enfermagem apresenta conteúdos atuais, matérias que abordam as novidades do setor e vários estágios para você se inserir no mercado de trabalho desde cedo.

Após essa formação de excelência, o aluno estará preparado para atuar na profissão e receber boas remunerações. O salário do profissional de Enfermagem é de R$ 3.483,57*.

Agora é com você!

Agora que você já conhece as atribuições do enfermeiro, não perca mais tempo. Estude em uma faculdade renomada e tenha acesso a um ótimo ensino!

Gostou de conhecer o que faz um enfermeiro e quer estudar em uma excelente faculdade? Então, inscreva-se em nosso vestibular online!

*Sujeito a alterações

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 1 / 5. Número de votos: 1

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Lamentamos que este post não tenha sido útil para você!

Vamos melhorar este post!

Diga-nos, como podemos melhorar este post?

Dê mais um passo na direção do Vestibular dos seus sonhos!

Assine nossa Newsletter e receba nossos artigos em primeira mão!

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.
Oops! Invalid captcha, please check if the captcha is correct.
Artigos relacionados