As áreas da Engenharia Elétrica envolvem atividades ligadas à geração e distribuição de energia elétrica, à manutenção e fabricação de equipamentos eletrônicos, à criação e ao desenvolvimento de circuitos da indústria eletrônica etc. Assim, essa é considerada uma das carreiras em alta, principalmente por conta do setor aquecido e das excelentes remunerações.
Após a conclusão do curso, o profissional estará apto para trabalhar em diferentes tipos de usinas, companhias elétricas, indústrias, fábricas, entre outros. Portanto, deu para perceber que é um campo de atuação muito atrativo, concorda?
Se quer saber quais são as áreas de atuação do engenheiro eletricista, não perca o post. Boa leitura!
Conheça as áreas da Engenharia Elétrica em alta
Abaixo, você vai saber o que faz o profissional de Engenharia Elétrica e as principais áreas em alta. Fique por dentro!
Eletroeletrônica
Uma das áreas da Elétrica mais conhecidas é a da Eletroeletrônica. Nesse caso, os profissionais são responsáveis por criar e manter hardwares e componentes eletrônicos específicos que possam garantir que eles funcionem de modo correto.
Além dos campos mais comuns, como indústrias e operadoras telefônicas, os engenheiros eletricistas podem criar vários aparelhos de medição utilizados pelas outras Engenharias e por várias profissões.
Instalação de sistemas elétricos
Casas, prédios, hospitais, estabelecimentos comerciais, pontes e ruas são dotados de sistemas elétricos que garantem a boa iluminação desses locais. Nesse caso, um campo de estudo da Engenharia Elétrica que supervisiona e implementa essas redes de eletricidade urbana é a de Instalações de sistemas elétricos.
Tanto no setor público quanto no privado, os profissionais que optam por seguir nessa especialidade são muito importantes para garantir a instalação correta dos sistemas elétricos. Essa é uma boa opção para o engenheiro que quer unir a inovação em equipamentos e sistemas à instalação elétrica predial.
Nanotecnologia
Sabia que quem se forma na faculdade de Engenharia Elétrica também pode atuar na área da nanotecnologia? Esse termo, que foi utilizado pela primeira vez no Japão em 1974, se refere ao aparelho de medição conhecido como nanômetro e está relacionado com a capacidade de manipular e criar estruturas em escala nanométrica.
Assim, a Engenharia Elétrica em conjunto com a nanotecnologia pode criar:
- protetor solar com um alto poder de bloqueio dos raios UV;
- roupas mais leves que possibilitam uma alta resistência contra radiações e impactos;
- pinturas com revestimentos contra corrosão.
Sustentabilidade
Outra área em alta e muito promissora da Engenharia de Eletricidade é a da Sustentabilidade. É bastante comum que as empresas busquem por maneiras de aumentar a eficiência energética, reduzindo o impacto ambiental de suas atividades.
Nesse caso, o engenheiro eletricista é responsável por desenvolver e criar projetos sustentáveis, além de implementar e pesquisar fontes de energia renováveis. Uma boa dica é complementar os estudos com um curso Tecnólogo em Gestão Ambiental, o que fornece uma boa base sobre o assunto para o profissional.
Biomedicina
Sabia que os engenheiros eletricistas também podem atuar em clínicas e hospitais dentro da área da saúde? Nesse campo, o seu trabalho está relacionado à projeção e construção de equipamentos biomédicos, além de ajudar laboratórios que precisam de instrumentos médicos.
Geração de Energia
Na área da Engenharia Elétrica de Geração de energia, esse profissional tem o objetivo de criar sistemas de aparelho de turbinas, captação, redes de distribuição e sistemas de armazenamento. Além disso, a atuação se estende para as subestações e companhias elétricas que ajustam e fornecem energia elétrica para casas e prédios.
Quem quer seguir nessa especialidade encontrará um bom mercado de trabalho, principalmente por conta do crescimento da população e do aumento das obras. Os lugares que mais demandam o trabalho desse profissional são em diferentes tipos de usinas.
Hardwares e softwares
Essa área, apesar de ser nova, já apresenta uma forte demanda de engenheiros eletricistas qualificados. Basta observar as empresas e casas brasileiras: é difícil encontrar pessoas que não utilizem dispositivos móveis ou um computador em sua rotina.
Nesse caso, os profissionais atuam na projeção e no desenho de circuitos integrados voltados aos sistemas computacionais, independentemente se são softwares ou hardwares.
Sistemas de Controle
Todos os processos industriais necessitam da ajuda dos engenheiros eletricistas. Os sistemas de controle são essenciais para garantir o bom funcionamento de diversos equipamentos, como máquinas elétricas e colunas de destilação. Essa área da Elétrica é ideal para quem curte trabalhar com processos e se interessa por inovação.
O Vestibulares te ajuda a realizar o sonho da faculdade
Como deu para perceber, o mercado de trabalho de Engenharia Elétrica é bastante aquecido, com várias áreas de atuação em alta. Para se dar bem na carreira e conquistar as melhores vagas de emprego, a primeira etapa é investir na sua formação.
Assim, que tal estudar em uma instituição de ensino renomada, com corpo docente experiente e que ofereça um apoio personalizado para cada etapa da sua formação? As faculdades parceiras do Vestibulares contemplam esses pontos e apresentam outros diferenciais exclusivos.
Nelas, é possível cursar Engenharia Elétrica EAD e na modalidade de ensino presencial. Assim, basta analisar a sua rotina e escolher a alternativa que melhor se encaixa em seus horários.
Você também pode concorrer a uma bolsa para Engenharia Elétrica. Isso porque sabemos que nem todos conseguem arcar com os custos totais da graduação. Por isso, é possível pagar menos a partir dos descontos oferecidos, como:
- Bolsa Enem;
- Bolsa Transferência;
- Bolsa Primeiro Semestre;
- Desconto Pontualidade.
A grade curricular também é atualizada constantemente e conta com disciplinas importantes para a boa formação dos alunos. Veja o que se estuda em Engenharia Elétrica:
- Eletrônica Analógica;
- Fenômenos de Transporte;
- Circuitos Elétricos Avançados;
- Eletromagnetismo;
- Eletrônica e Circuitos de Potência.
Após analisar algumas das matérias estudadas e decidir que deseja realmente seguir carreira nessa profissão, saiba que é fundamental ficar de olho na nota de corte de Engenharia Elétrica, ou seja, o número de pontos necessários para ser aprovado no vestibular.
Agora é com você!
Como vimos, as áreas da Engenharia Elétrica são bem diversas, e você pode escolher aquela que mais tem a ver com o seu perfil. Para isso, lembre-se de escolher uma instituição de ensino que tenha infraestrutura completa e professores capacitados!
Gostou de conhecer as áreas da Engenharia Elétrica e quer se destacar na profissão? Então, dê o primeiro passo: inscreva-se no nosso vestibular online e saia na frente!