Conheça as 7 principais áreas da Enfermagem

áreas da Enfermagem

Você já pensou em qual especialidade do mercado de trabalho deseja atuar? As áreas da Enfermagem são muito diversas, assim como em outras profissões do ramo da saúde, oferecendo ainda mais possibilidades para a construção de uma carreira de sucesso dentro dos nichos que você curte.

Fazer o curso de Enfermagem é uma excelente alternativa para quem se interessa pelos cuidados ao bem-estar do paciente. Além disso, é uma boa carreira para pessoas que têm afinidade com o campo das Ciências Biológicas e com inteligência emocional.

Ficou interessado e quer conhecer a faculdade de Enfermagem e suas áreas de atuação? Então, não deixe de ler o nosso post!

Conheça as áreas da Enfermagem em alta

A seguir, você vai saber quais áreas o enfermeiro pode atuar e suas funções desempenhadas. Fique por dentro!

Obstetrícia

Essa é a área de atuação da Enfermagem destinada a cuidar de mulheres gestantes, das que estão prestes a ter um filho ou que têm um bebê recém-nascido. Em todos os partos, a presença de um enfermeiro é fundamental e, melhor ainda, se ele for especializado em Obstetrícia.

É importante destacar que muitos dos profissionais podem fazer partos naturais, quando o médico não chega a tempo de atender a paciente e se não há intervenção cirúrgica.

Independentemente do caso, procedimentos simples, como acompanhar a dilatação e as contrações do colo do útero, geralmente são feitos por esses profissionais. Assim, trata-se de um trabalho indicado para quem se encanta por todo o universo gestacional.

UTI

Outra área muito interessante para quem se forma no curso de Enfermagem é a Unidade de Terapia Intensiva (UTI). Essa especialização é valorizada por conta da delicadeza da situação de ter um paciente em terapia intensiva —, o que significa um quadro grave.

O enfermeiro intensivista deve ter um alto nível de capacitação, pois sabe que só enfrentará casos complexos e complicados. Por exemplo, um desafio vivido por esses profissionais no Brasil é ter que atender pessoas em estado crítico fora do ambiente adequado por falta de leitos.

Então, podemos dizer que quem trabalha nessa área precisa fazer o possível e até mesmo o impossível. A rotina tende a ser exaustiva, mas a remuneração salarial do intensivista também costuma ser maior.

Home Care

O atendimento domiciliar (também chamado de home care) é uma área de atuação do enfermeiro em crescimento. Cada vez mais as pessoas têm optado por soluções práticas, e poder contar com a ajuda de um enfermeiro em casa simplifica a vida de muitas pessoas, concorda?

Além disso, existem os pacientes que não têm opção e necessitam desse tipo de cuidado. Essa é a ocasião mais propícia para a construção de um verdadeiro relacionamento entre profissional e paciente, pois a convivência direta se torna muito maior do que nos hospitais ou nas clínicas.

Gestão e Administração

Sabia que, além dos campos de atuação tradicionais, o enfermeiro também pode se aventurar por especialidades ainda mais interdisciplinares e diferentes? Um bom exemplo é a área da Enfermagem que aborda a Gestão e a Administração, que possibilita uma abordagem pouco conhecida dessa carreira.

Essa especialização é ideal para o enfermeiro que tem um espírito de liderança e curte trabalhar em locais mais burocráticos. É também uma abordagem interessante para quem está em busca de novidade, um clima distinto de trabalho para a rotina de atuação e, claro, bons salários.

Tour pela prova do Enem

Pediatria e Neonatal

Essa área de atuação da Enfermagem é ideal para quem gosta de trabalhar com crianças, já que o foco se dá nos pequenos pacientes. Nessa especialidade, o enfermeiro atende bebês até jovens de 17 anos.

Por outro lado, não é importante apenas gostar de crianças. Também é necessário ter bastante paciência, afinal, cada uma é diferente da outra. Elas podem ficar assustadas, não querer realizar os exames, entre outras rotinas cotidianas, tornando a atuação um pouco exaustiva.

Portanto, além de amar os pequenos, os enfermeiros também precisam ter o famoso jogo de cintura, ou seja, muita paciência.

Urgência

Os atendimentos urgentes ou emergenciais necessitam de profissionais bem-preparados, eficientes e atentos e com bom nível de conhecimento técnico. Nunca se sabe quais são os casos que vão aparecer no pronto-socorro.

Assim, antes de qualquer coisa, os enfermeiros devem receber os pacientes, levar seu histórico, avaliar o quadro, realizar exames físicos e tomar decisões sobre as próximas etapas do tratamento.

Enfermagem Clínico-Cirúrgica

Para os estudantes que ficaram em dúvida entre Medicina ou Enfermagem por se interessarem pelo ramo cirúrgico, essa é uma área em que o enfermeiro pode atuar que tem características comuns entre as duas profissões.

Nessa especialidade, os profissionais trabalham oferecendo os cuidados necessários para que o paciente receba a preparação e a internação adequada para procedimentos cirúrgicos, podendo acompanhar a anestesia, os exames preparatórios, a medicação e a alimentação.

Além disso, é de responsabilidade do enfermeiro clínico-cirúrgico prestar auxílio para quem tem necessidade clínica de internação em unidades específicas.

A gente te ajuda a realizar o sonho da faculdade

Para se destacar em qualquer uma das áreas de atuação do enfermeiro, a primeira etapa é investir na formação superior por meio de um ensino de excelência. Nas instituições parceiras do Vestibulares, você encontrará as melhores faculdades de Enfermagem para se tornar um profissional apto e desejado pelo mercado de trabalho.

Nelas, é possível cursar Enfermagem EAD no modelo semipresencial e, também, na modalidade de ensino presencial. Logo, você tem toda a flexibilidade para escolher a alternativa que mais se encaixa em seu dia a dia.

O valor das mensalidades também é acessível, mas, caso não consiga arcar com os custos da graduação, saiba que poderá concorrer a uma bolsa de Enfermagem e aliviar o orçamento familiar. Algumas opções são:

  • Bolsa Primeiro Semestre;
  • Bolsa Enem;
  • Bolsa servidores públicos e militares;
  • Bolsa Transferência;
  • Convênio Empresa.

Após a aprovação no vestibular de Enfermagem, basta ir a uma das unidades, fazer a matrícula e realizar o sonho de ser um enfermeiro de sucesso!

Agora é com você!

Agora que já conhece as áreas da Enfermagem e sabe como escolher uma boa faculdade, não perca mais tempo. Comece quanto antes a sua formação no curso superior e inicie o seu plano de carreira!

Gostou de conhecer as áreas da Enfermagem e quer se destacar na profissão? Então, inscreva-se no nosso vestibular online e dê o primeiro passo rumo ao sucesso!

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 5 / 5. Número de votos: 4

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Lamentamos que este post não tenha sido útil para você!

Vamos melhorar este post!

Diga-nos, como podemos melhorar este post?

Dê mais um passo na direção do Vestibular dos seus sonhos!

Assine nossa Newsletter e receba nossos artigos em primeira mão!

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.
Oops! Invalid captcha, please check if the captcha is correct.
Artigos relacionados