Conheça as principais áreas da Biomedicina

áreas da Biomedicina

Sabia que as áreas da Biomedicina são muito promissoras? Ao cursar uma graduação com essa temática, os alunos encontram oportunidades de trabalho em órgãos públicos de vigilância sanitária, institutos de pesquisa, laboratórios de análises clínicas, hospitais, na indústria etc.

Assim, ser um biomédico de sucesso vai além de fazer análises laboratoriais de exames. Os profissionais que se formaram no curso de Biomedicina podem exercer outras funções interessantes em sua rotina de trabalho, levando em conta as investigações biológicas das doenças que afetam os humanos.

Se quer saber quais áreas o biomédico pode atuar, não perca o nosso post. Boa leitura!

Conheça as áreas da Biomedicina em alta

A seguir, você vai saber quais são as principais áreas de atuação do biomédico em alta. Fique por dentro!

Análises Clínicas

Com a pandemia de Covid-19, a atuação do biomédico especialista em Análises Clínicas foi essencial, pois os exames de sangue foram importantes para identificar pessoas contaminadas e, com isso, tomar as medidas necessárias para prevenir que elas disseminassem o vírus.

Algumas das atividades exercidas pelo profissional incluem a realização de exames pré e pós-transfusões, o processamento de sangue e a análise de resultado de exames com a intenção de identificar possíveis alterações. Além disso, os biomédicos também têm responsabilidade técnica sobre o laudo emitido nesses procedimentos.

Biomedicina Estética

Uma das áreas de atuação em alta da Biomedicina é a da Estética. Nesse caso, o profissional pode realizar diferentes procedimentos, como conduzir um aparelho para reduzir medidas corporais e realizar a aplicação de botox. Ao trabalhar em um centro de estética, você fará um diagnóstico inicial do corpo e da pele para indicar o tratamento mais adequado.

Assim, também é importante levar em conta expectativas, desejos e problemas de saúde relatados pela pessoa. Os biomédicos estão habilitados a fazer:

  • radiofrequência;
  • laserterapia;
  • carboxiterapia;
  • luz pulsada.

Outra responsabilidade dos profissionais que atuam nesse setor é garantir a manutenção corretiva e preventiva dessas tecnologias para evitar danos aos pacientes.

Análise Ambiental

A análise ambiental é uma das áreas de atuação do biomédico que mais crescem. Afinal, a preocupação com o meio ambiente aumenta cada vez mais no mundo todo, não é mesmo?

Os profissionais atuam examinando, como o próprio nome sugere, o ambiente. Analisar as condições de esgoto e água, a poluição e o descarte irregular de substâncias são alguns exemplos dessa especialidade. De modo geral, os biomédicos atuam junto ao poder público para melhorar a qualidade de tratamento, garantindo mais saúde às pessoas.

Genética

A especialidade da Biomedicina conhecida como Genética é muito ampla. O biomédico pode participar de pesquisas em todos os campos, como coordenador ou membro da equipe de pesquisadores. Entre as atividades desenvolvidas está a de fazer exame de citogenética humana molecular, preparação citológica e análises.

Também é possível emitir laudos e pareceres, além de transmitir o resultado de exames a outros profissionais e ao paciente — nesse caso, como aconselhador e consultor genético.

Outra atuação desempenhada muito interessante é na genética forense, auxiliando na elucidação de crimes por meio da análise de tecidos.

Tour pela prova do Enem

Docência em Biofísica

Sabia que o biomédico também pode dar aulas? Na área da docência, é possível ministrar conteúdos de matérias específicas da Biomedicina, como Virologia, Patologia, Embriologia, Histologia, Citologia, entre outras.

Também existe a possibilidade de se capacitar no ramo para desenvolver a carreira acadêmica. Em um nível mais avançado, o profissional pode participar de diversas pesquisas, que contribuem para o estudo da área e, claro, da sociedade.

A Biofísica, por exemplo, é uma matéria da grade curricular de Biomedicina que integra o conhecimento da Física e sua relação com o corpo, matéria e espaço e como isso está relacionado com os sistemas biológicos para concluir sobre a estratégia clínica mais indicada. Ela explica a força de contração muscular do ponto de vista molecular e físico.

Imunologia

O foco de estudo do biomédico que opta pela área da Biomedicina de Imunologia é o sistema imunológico humano. Esses profissionais podem atuar em pesquisas sobre o efeito de agentes estranhos no organismo, como bactérias e vírus.

Ao compreender o funcionamento, a composição e os mecanismos do sistema imune, o biomédico colabora com outros profissionais, como microbiologistas e médicos.

Biologia Molecular

Os biomédicos também podem seguir em uma especialidade da Biomedicina conhecida como Biologia Molecular. Nesse caso, tornam-se especialistas na análise de moléculas de RNA e DNA, entendendo os mecanismos envolvidos. Isso pode auxiliar a diagnosticar diversos tipos de doenças.

Esse ramo também é muito amplo, sendo possível se aprofundar ainda mais em algum campo. A Biomedicina Molecular está em constante expansão e pode revolucionar a maneira como nos relacionamos com a saúde!

O Vestibulares te ajuda a realizar o sonho da faculdade!

Independentemente da área da Biomedicina escolhida para atuar, uma coisa é certa: investir nnuma graduação faz toda a diferença para os profissionais que estão em busca de uma vaga no mercado de trabalho, além do que o ensino superior define melhores salarios. É por essa razão que é tão importante escolher uma instituição de ensino de qualidade, reconhecida pelo MEC e que ofereça diferenciais exclusivos aos alunos.

Nas faculdades parceiras do Vestibulares, você vai estudar com um corpo docente formado por mestres e doutores experientes, preparado para ensinar todos os conteúdos aos alunos. Além disso, o valor das mensalidades é justo e cabe no seu bolso.

Mas a gente sabe que nem todos conseguem arcar com os custos de uma graduação. Por isso, as nossas instituições parcerias proporcionam bolsa em Biomedicina para abater ou diminuir o preço das mensalidades. Algumas alternativas são:

  • Bolsa Primeiro Semestre;
  • Bolsa servidores públicos e militares;
  • Bolsa Enem;
  • Bolsa Transferência;
  • Desconto Pontualidade.

Após fazer o vestibular de Biomedicina e ser aprovado, basta ir em uma das unidades, realizar a matrícula e iniciar o sonho de estudar em uma faculdade de sucesso!

Agora é com você!

Como vimos, as áreas da Biomedicina são bem amplas e o mercado de trabalho da área está aquecido. No momento de escolher uma instituição de ensino para estudar, opte por aquela que tenha uma infraestrutura de ponta e formas de ingresso facilitadas. Assim, você receberá excelentes remunerações — a média salarial do biomédico é de R$ 2.728,95*!

Gostou de conhecer as áreas da Biomedicina e quer estudar em uma ótima faculdade? Então, inscreva-se em nosso vestibular online e saia na frente!

*Sujeito a alterações

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 5 / 5. Número de votos: 7

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Lamentamos que este post não tenha sido útil para você!

Vamos melhorar este post!

Diga-nos, como podemos melhorar este post?

Dê mais um passo na direção do Vestibular dos seus sonhos!

Assine nossa Newsletter e receba nossos artigos em primeira mão!

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.
Oops! Invalid captcha, please check if the captcha is correct.