Albert Einstein: quais são suas principais contribuições para a ciência?

Albert Einstein

Algumas personalidades entram para a história de uma forma muito particular. Esse é o caso de Albert Einstein, um dos nomes mais conhecidos da ciência no mundo todo. E não é para menos: seus feitos no campo da Física e da Matemática foram fundamentais para o avanço dos estudos que temos hoje em dia.

Einstein, apesar de sua genialidade, teve uma infância bem complicada na escola. Essa é uma das curiosidades que tornam a sua vida ainda mais interessante para aqueles que a estudam.

Quer conhecer um pouco mais sobre essa figura emblemática da sociedade contemporânea? Então, continue a leitura e saiba como Albert Einstein pode aparecer no Enem e no vestibular!

Quem foi Albert Einstein?

Albert Einstein foi um físico teórico alemão. Ele desenvolveu a Teoria da Relatividade Geral, que é um dos alicerces da Física Moderna, em conjunto à Mecânica Quântica.

Nascido em 1879, Albert Einstein fazia parte de uma família humilde, de poucas posses. Desde cedo, ele apresentava uma certa aptidão para matérias como a Matemática, mas isso não significava que a sua vida na escola era um mar de rosas.

Devido à sua inteligência, Albert pouco se adaptava às regras escolares e aos métodos lá aplicados. Apesar disso, concluiu os estudos básicos e se graduou na faculdade, se tornando professor da Universidade de Bern, na Suíça.

Uma particularidade de sua vida pessoal está na Segunda Guerra Mundial. Nesse período, Einstein estava nos Estados Unidos e abriu mão de sua cidadania alemã por discordar dos ideais nazistas.

Como Albert Einstein impactou a ciência?

Agora que você já sabe quem foi esse grande gênio, é hora de descobrir quais foram as suas principais contribuições para a ciência. Vamos lá?

Quanta de luz

Os quanta de luz são uma descoberta que tem relação com a Física Quântica. Aqui, observa-se que apenas a partir de algumas frequências é possível obter luz ao jogar a luz ultravioleta sobre certos metais.

Relatividade

A Teoria da Relatividade mexe com conceitos que relacionam o espaço e o tempo. São descobertas fundamentais para o sensoriamento remoto e outras ferramentas que utilizamos hoje em dia.

Como estudar o assunto para as provas?

Agora, veja algumas dicas para otimizar os seus estudos sobre Albert Einstein para as provas de Física no Enem!

Em primeiro lugar, podemos citar os livros. Alguns bons títulos para entender a obra e a vida desse gênio são “Como vejo o mundo” e “Notas autobiográficas”, escritos pelo próprio físico.

O filme Interestelar, de 2014, é uma grande obra capaz de nos explicar um pouco mais sobre os conceitos da relatividade, tão importantes para a biografia do físico alemão.

Tour pela prova do Enem

Por fim, temos a série Genius, da National Geographic, que nos conta um pouco sobre a vida de Einstein ao longo de 20 episódios. Vale a pena conferir!

Como esse tema é cobrado nos vestibulares?

Chegou a hora de conferir um exemplo prático de como Einstein é cobrado nas provas.

(UDESC) De acordo com o paradoxo dos gêmeos, talvez o mais famoso paradoxo da relatividade restrita, pode-se supor a seguinte situação: um amigo da sua idade viaja a uma velocidade de 0,999c para um planeta de uma estrela situado a 20 anos-luz de distância. Ele passa 5 anos neste planeta e retorna para casa a 0,999c. Considerando que γ = 22,4, assinale a alternativa que representa corretamente quanto tempo seu amigo passou fora de casa do seu ponto de vista e do ponto de vista dele, respectivamente.

a) 20,00 anos e 1,12 anos;

b) 5,04 anos e 1,79 anos;

c) 25,00 anos e 5,00 anos;

d) 45,04 anos e 6,79 anos;

e) 40,04 anos e 5,00 anos.

Resposta: letra d.

Além disso, é possível esperar questões voltadas para a importância de Einstein e outros físicos, como Isaac Newton, para a história das Ciências Exatas. Esteja preparado para conhecer suas trajetórias!

Não pare por aqui!

Gostou de saber mais sobre Albert Einstein? Agora é hora de aprofundar os seus conhecimentos utilizando as dicas aqui no texto e se preparando para as provas de vestibular. Assim, a sua vaga estará garantida!

Boa parte dos estudos de Einstein ocorreram no campo da Física. Para dominá-la, faça o download gratuito de nosso material exclusivo sobre as Ciências Exatas e da Terra e arrase nas suas provas!

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 3.9 / 5. Número de votos: 30

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Lamentamos que este post não tenha sido útil para você!

Vamos melhorar este post!

Diga-nos, como podemos melhorar este post?

Dê mais um passo na direção do Vestibular dos seus sonhos!

Assine nossa Newsletter e receba nossos artigos em primeira mão!

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.
Oops! Invalid captcha, please check if the captcha is correct.
Artigos relacionados