Aceleração tangencial: o conceito e como ele aparece no Enem

aceleração tangencial

No estudo de movimento circular, aparecem os conceitos de aceleração tangencial e velocidade tangencial. São essas grandezas que diferenciam o movimento circular uniforme e o movimento circular não uniforme. Mas o que é e de onde vem essa aceleração? O que é essa velocidade?

Quer tirar essas e outras dúvidas sobre movimentos circulares? Então, se ligue neste post!

O que é aceleração tangencial?

Quando um carro faz uma curva, surge a aceleração centrípeta para mudar a direção e o sentido do movimento, seguindo o princípio fundamental da dinâmica. Porém, a aceleração que o carro tem, mostrada na variação do velocímetro, por exemplo, é a chamada aceleração tangencial.

Ela tem esse nome pois seu vetor é tangente à curva — ou seja, há apenas um ponto de interseção — e tem a mesma direção e sentido do movimento. A aceleração tangencial se assemelha muito à aceleração escalar, vista no movimento retilíneo uniformemente variado. Essa grandeza só aparece quando o movimento circular é variado!

Como calcular a velocidade tangencial?

A velocidade tangencial é uma grandeza que se relaciona com a aceleração tangencial. Contudo, antes de calculá-la, é importante rever alguns conceitos.

O período (T) de um movimento é o tempo necessário para que se complete um ciclo. Um exemplo simples para esse conceito é o tempo que um piloto de fórmula 1 gasta para dar uma volta no percurso.

Outro significado fundamental para compreender o cálculo é a velocidade angular (⍵). Essa grandeza mostra qual a variação do ângulo em um certo tempo. Sua definição matemática é dada em função do período:

aceleração tangencial

Onde,

aceleração tangencial

Tour pela prova do Enem

Essas são as duas equações usadas para o cálculo da velocidade tangencial e sua unidade de medida é o metro por segundo.

Quais exemplos práticos de velocidade tangencial?

A velocidade tangencial é a velocidade do corpo tangente à trajetória. É o que o velocímetro dos carros marcam enquanto se faz a curva. Outros exemplos cotidianos são a velocidade dos satélites em órbita na Terra, incluindo a Lua, um atleta de arremesso de martelo durante a competição, a roda de um carro girando e o prato do micro-ondas. Enfim, ela aparece em qualquer sistema que se movimenta ao redor de um eixo.

Como estudar aceleração tangencial para Enem e vestibulares?

Fazer resumos e mapas mentais da parte conceitual é uma ótima forma de estudar! Assim, quando tiver alguma dúvida na hora de resolver um exercício, poderá consultar o seu material para tirar as dúvidas. Fora que, ao escrever com suas palavras, você fixa melhor o conteúdo.

A resolução de exercícios é muito importante para condicionar o raciocínio rápido, afinal, a prova do Enem conta com muitas questões e pouco tempo.

Falando em Enem e vestibulares, que tal ver como o tema é cobrado em provas? Se ligue nessa questão resolvida!

(UFMG) As informações do movimento de um móvel:

A aceleração tangencial é nula

A intensidade da aceleração centrípeta é constante e não nula

Por isso, pode-se afirmar que:

a) A direção da velocidade é constante.

b) O movimento é retilíneo e uniforme.

c) O movimento é circular e uniforme.

d) A intensidade da velocidade não é constante.

e) O módulo e a direção da velocidade não são constantes.

A resposta certa para essa questão é a letra c) O movimento é circular e uniforme. Como não há aceleração tangencial, o movimento será uniforme e a presença de aceleração centrípeta indica que o movimento é circular!

Agora é com você!

Inclua o estudo de aceleração e velocidade tangencial no seu cronograma de estudos e prepare-se para o Enem 2022.

Gostou do conteúdo e deseja investir no seu futuro? Então, inscreva-se em nosso vestibular online e venha estudar em uma faculdade de excelência!

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 5 / 5. Número de votos: 1

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Lamentamos que este post não tenha sido útil para você!

Vamos melhorar este post!

Diga-nos, como podemos melhorar este post?

Dê mais um passo na direção do Vestibular dos seus sonhos!

Assine nossa Newsletter e receba nossos artigos em primeira mão!

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.
Oops! Invalid captcha, please check if the captcha is correct.
Artigos relacionados