Nas questões de Geografia do Enem e de outros vestibulares, um assunto que sempre costuma aparecer é o relevo brasileiro e suas formas predominantes.
Relevo é um assunto importante para os vestibulares por conta da sua forte relação com outros temas de Geografia. É o relevo que determina, por exemplo, as áreas de formação de bacias hidrográficas e a direção do deflúvio de precipitações.
As características do relevo também explicam a origem dos terrenos, pois fenômenos como tectonismo, vulcanismo e terremotos são responsáveis por determinar as formas da crosta terrestre.
A seguir, entenda mais sobre o significado de “relevo brasileiro” e as suas três formas predominantes. No final, ainda separamos dicas de como estudar esse assunto de Geografia e questões do Enem para você treinar.
O que é o relevo brasileiro?
O relevo é um conjunto de formas que criam a superfície terrestre. Sua formação depende de vários agentes exógenos (externos) e agentes endógenos (internos).
De um lado, os agentes exógenos provocam intemperismo e a erosão. Do outro, os agentes endógenos são responsáveis pelo soerguimento, rebaixamento de áreas, vulcanismo e pressões magmáticas.
No território brasileiro, é possível encontrar diferentes formas de relevo. As classificações para o relevo brasileiro mudaram muito ao longo dos anos, mas a mais aceitável atualmente divide o relevo do país em três: planalto, planície e depressão.
Planalto
Os planaltos são áreas em que a erosão foi superior ao processo deposição de sedimentos. Por isso, caracterizam-se por serem áreas muito mais acidentadas do que as planícies, mas são menos acidentadas que as montanhas.
No Brasil, os planaltos localizam-se em bacias sedimentares, como os planaltos da bacia do Paraná e do Parnaíba, e em áreas cratônicas, como planaltos e serras de Leste-Sudeste.
Planície
A planície tem como principal característica ser formada por superfícies extremamente planas. Essas áreas, por conta da baixa altitude, estão sujeitas a episódios de inundações.
As planícies são regiões em que a deposição de sedimentos é superior ao processo de erosão. No Brasil, a principal área de planície é a do Rio Amazonas.
Depressão
A depressão são terrenos relativamente inclinados e formados, principalmente, por conta do processo de erosão. Trata-se de áreas em que as altitudes geralmente são inferiores às paisagens circundantes.
No Brasil, não há depressões absolutas. Muitas depressões brasileiras eram associadas à forma das planícies, o que depois se demonstrou falso. Dentre as depressões do país, os principais exemplos são as planícies da Sertaneja e da Amazônia Ocidental.
Como estudar o tema para o Enem e vestibulares?
O mais importante para estudar relevo brasileiro para as questões de Geografia é entender os fundamentos do que é um relevo e como se diferenciam suas formas predominantes.
Outra etapa importante é responder a questões de provas anteriores do vestibular que tratem desse assunto. É o que veremos a seguir.
Como o assunto cai na prova do Enem e vestibulares?
As questões do Enem abaixo vão ajudar você a entender como o relevo brasileiro aparece nas provas de Geografia. Confira!
Questão do Enem 2020
Disponível em: https://noticias.uol.com.br. Acesso em: l3 jun. 2018 (adaptado).
Os aspectos físicos apresentados originam-se da atuação da força natural de
a) colisão de placas tectônicas.
b) rifteamento da crosta terrestre.
c) subducção da plataforma oceânica.
d) formação de cadeias montanhosas.
e) metamorfismo de bordas continentais.
A alternativa correta é a letra B.
Questão do Enem 2017
As características morfológicas do terreno estão representadas no bloco diagrama, que mostra uma região acometida por processos erosivos decorrentes da:
a) resistência geológica.
b) instabilidade do terreno.
c) profundidade do solo.
d) intervenção antrópica.
e) ação de cursos de água.
A alternativa correta é a letra E.
Hora de estudar e acertar as questões de Geografia!
Nunca é tarde demais para começar a se preparar para o Enem e outros vestibulares. Sabendo que relevo brasileiro é um dos temas mais comuns nas questões de Geografia, coloque ele no seu cronograma de estudos desde já.
Que tal se inscrever no vestibular online? Nas faculdades parceiras do Vestibulares, você pode usar sua nota do Enem para estudar! Acesse nosso site e veja como é fácil fazer sua inscrição.