Você já ouviu falar de Ragnar Lodbrok? Se é um apaixonado por séries, é bem provável que sim! Esse é o personagem principal de “Vikings” (2013-2020), uma série que relata a trajetória dele e de outras pessoas que viveram durante a Idade Média, conquistando diversos povos e locais.
É isso mesmo! A grande maioria dos personagens retratados na obra existiram, de fato. E os vikings são, até hoje, um dos povos que mais são retratados na mídia, mas, infelizmente, pouco estudados durante a escola. Quer saber um pouco mais sobre essa galera e ficar ainda mais preparado para as suas provas de vestibular e Enem? Vem com a gente!
O que são vikings?
Esse é o nome dado aos povos que habitaram a região da Escandinávia durante a Idade Média. Algumas das suas características mais marcantes eram:
- aptidão para a navegação marítima, incluindo a construção de embarcações;
- boas capacidades de combate;
- violência em suas dominações;
- religião politeísta e não Cristã, em uma época na qual o Cristianismo estava em seu apogeu.
Esse povo dominou áreas como Irlanda (boa parte do território), Inglaterra, França, Portugal, Espanha e até mesmo algumas regiões mais ao leste, ainda em menor quantidade.
Qual o contexto histórico desse povo?
Os vikings viviam na Idade Média, passando a agir com mais força durante o fim desse período, em uma época conhecida como Baixa Idade Média.
Outra característica importante desse contexto histórico é a religião. Por acreditarem em deuses nórdicos — como Odin, Freya e outros —, eles não seguiam os preceitos cristãos. Isso é notável em um ocidente majoritariamente adepto ao Cristianismo.
Quais foram as consequências das dominações vikings?
Os constantes ataques vikings foram um importante fator para o Renascimento Comercial. No finalzinho da Idade Média, as pessoas viviam em um cenário banhado em guerras, fome e doenças — como a peste bubônica. As invasões desses povos também faziam parte desse apanhado de aspectos negativos, que traziam insegurança para quem vivia no campo naquela época.
Assim, em busca de mais segurança e de melhores condições de vida, os antigos servos do Feudalismo começaram a migrar para as cidades, fazendo com que uma nova classe social também surgisse: a burguesia.
Em qual matéria está inserido?
Os vikings são estudados na matéria de História no Enem. Mas isso não é tudo: com a devida contextualização, você também pode citá-los em sua redação e fazer com que o seu texto fique ainda mais rico!
Exemplos práticos de sua aplicação
Os vikings são um povo muito antigo, mas que, sem dúvidas, deixaram a sua marca na cultura de um jeito bem peculiar. Por isso, até hoje, podemos ver inspirações deixadas pela herança desse grupo na sociedade mundial.
Como estudar o tema para o Enem e vestibulares?
Agora, confira algumas dicas para estudar a definição sobre esses povos de maneira eficiente e arrasar no Enem 2022 e outros vestibulares!
Faça resumos
O primeiro passo é fazer bons resumos. Mapas mentais também são muito úteis nesse contexto!
Relacione o conteúdo com outros temas
Como vimos, as invasões vikings trouxeram consequências importantes para a história. Relacionar os temas dessa forma é uma ótima maneira de estudar e fazer com que tudo faça muito mais sentido.
Veja filmes e séries
Por fim, não deixe de se divertir e estudar ao mesmo tempo. Séries e filmes sobre os vikings ajudam a visualizar melhor o conceito e permite fixar melhor o conteúdo.
Pronto para arrasar no Enem?
Gostou de saber mais sobre os vikings? Esperamos que sim! Esse é um povo que tem um significado superimportante para a história, sendo também um dos mais famosos. Vai que ele cai justamente na sua prova?
Agora, aproveite e inscreva-se no vestibular para o curso dos seus sonhos! Estamos torcendo pela sua vitória nas provas. Estude direitinho que logo, logo, o seu nome estará entre os aprovados, tá bom?