É bem provável que você saiba como é ter uma gripe, certo? Afinal, esse é um momento super desagradável, no qual nos sentimos mal e ficamos sem energia para nada. O que pouca gente pensa, no entanto, é em todos os processos que acontecem em nosso corpo nesse período.
Enquanto estamos gripados, os nossos anticorpos estão agindo a todo vapor em nosso organismo. Mas espera aí: o que são eles? E como atuam?
A resposta para essas perguntas você confere logo abaixo, em um conteúdo preparado especialmente para você que está prestando vestibular e precisa conhecer muitos conceitos para se dar bem na prova. Tudo pronto? Então, vamos lá para o resumo. Boa leitura!
O que é anticorpo?
Anticorpos são proteínas, da classe das imunoglobulinas (glicoproteínas). Elas têm a função de proteger o organismo contra o ataque de corpos estranhos, que podem ser vírus, bactérias, fungos e muito mais.
Os anticorpos são formados a partir de um tipo de célula conhecida como linfócito B. A sua ativação acontece mediante ao contato com um antígeno, ou seja, agente irritativo (no caso das alergias) ou causador de doenças.
Em qual matéria o assunto está inserido?
Você vai se deparar com a definição de anticorpos em questões na prova de Ciências da Natureza e Suas Tecnologias, mais precisamente na disciplina de Biologia.
Exemplos práticos de sua aplicação
Se você quer ir bem no Enem 2022 ou em qualquer próxima edição desse e de outros vestibulares, é preciso entender como os anticorpos fazem parte do nosso dia a dia.
Moleza, não é mesmo? Eles estão em nosso cotidiano nos protegendo de diversas doenças. Nas provas, é possível que elas sejam cobradas a partir da contextualização com vacinas.
As vacinas são compostas por fragmentos de agentes causadores de doenças (como os vírus e bactérias) ou formas inativadas deles. Assim, ao entrarem em contato com o nosso organismo, estimulam a produção de anticorpos e nos protegem de infecções graves com essas enfermidades.
Como estudar o tema para o Enem e vestibulares?
Praticar em atividades
O primeiro passo é caprichar na resolução de questões, a fim de treinar bastante o significado, revisar e ainda tirar dúvidas no processo.
Entender como o assunto é usado
Depois, não deixe de entender o assunto e relacioná-lo com outros temas. Um exemplo clássico é a produção de vacinas e o seu funcionamento no organismo.
Revisar matérias
Durante a sua preparação para o Enem, é indispensável que você invista em revisões periódicas para manter tudo sempre fresquinho na cabeça!
Como os anticorpos são cobrados nas provas?
Agora, veja um exemplo de questão sobre anticorpos que já deu as caras em uma edição antiga do Enem!
(Enem 2016) Vários métodos são empregados para prevenção de infecções por microrganismos. Dois desses métodos utilizam microrganismos vivos e são eles: as vacinas atenuadas, constituídas por patógenos avirulentos, e os probióticos que contém bactérias benéficas. Na figura são apresentados cinco diferentes mecanismos de exclusão de patógenos pela ação dos probióticos no intestino de um animal.
Qual mecanismo de ação desses probióticos promove um efeito similar ao da vacina?
a) 5;
b) 4;
c) 3;
d) 2;
e) 1.
Resposta: alternativa b.
Agora é com você!
Gostou de saber mais sobre os anticorpos? Agora, não deixe de seguir as nossas dicas e continuar estudando esse tema ao longo de toda a sua preparação. O seu esforço certamente vai valer muito a pena quando o seu nome estiver estampado na lista de aprovados!
E por falar nessa lista tão importante, que tal antecipar a chegada desse grande dia? Aproveite e faça a sua inscrição para o vestibular agora mesmo. Afinal, para que esperar, não é mesmo?