Baía é um acidente geográfico que se encontra nas regiões litorâneas e ocorre quando o mar adentra a costa e origina uma extensão em formato côncavo devido à erosão marinha. Ela presenta condições favoráveis para construção de portos por proporcionar uma estrutura estratégica à comercialização com o mercado exterior.
Devido à sua importância, preparamos um resumão prático abordando a definição de baía, como estudá-la, além de um exemplo de questão que aplica o conceito. Preparado para conhecer sobre esse relevo incrível moldado pelo tempo? Então, vamos lá!
O que é baía?
Esse componente do relevo é aquele que apresenta uma estrutura arredondada, quase fechada e assemelha-se ao formato “u”. De forma sucinta, ela apresenta uma concavidade devido ao movimento erosivo das ondas do mar. Também chamada de saco, essa característica proporciona construção de portos seguros para o estabelecimento de civilizações.
Para ter uma ideia, no Brasil, pelo menos 3 cidades foram fundadas junto às baías: Salvador (Bahia), Santos (São Paulo) e Baía de Guanabara, localizada no Rio de Janeiro. Este último é um dos principais cartões-postais do nosso país e atrai turistas do mundo inteiro.
Como estudar sobre baía para Enem e vestibulares?
Para estudar sobre a definição de baía para a parte de Geografia no Enem 2022 e demais vestibulares, é preciso entender quais são as principais formas de relevo encontradas nas regiões costeiras.
De forma geral, as formas litorâneas são divididas em foz, fiordes, recife, falésias, enseada, península, golfo, baía e barra. Entenda o significado de cada uma:
- foz: é o ponto de encontro em que há deságue das águas dos rios diretamente no mar;
- fiordes: corredores extensos que apresentam depressões relativas que foram preenchidas pelo mar;
- falésias: são gigantescos paredões que se encontram próximos ao mar e formam estruturas incríveis;
- recife: barreiras formadas próximo às praias. Abriga uma extensa variedade biológica;
- enseada: estrutura em formato de arco, semelhante à baía. Contudo, a diferença é que são mais abertos e, na outra, o formato é de “u”;
- península: são porções menores dos continentes, cercadas pelo oceano. Também são denominadas de cabos, lembrando uma “ponta”;
- golfo: semelhante à baía e apresenta reentrância em formato de ferradura. No entanto, apresenta um formato mais aberto para o mar;
- baía: o tema principal do nosso estudo, apresenta proporção menor que o golfo e tem formato de “u”;
- barra: canais que interligam rios e mares, onde ocorre muita sedimentação.
Exemplo aplicado sobre baía para praticar
Agora que você sabe como estudar esse tema para o Enem e demais vestibulares, vamos praticar? Confira um exemplo de questão para o seu preparatório logo abaixo.
(Fuvest) O Litoral do Brasil: Da ação de solapamento realizada pelas ondas do mar na costa brasileira resulta uma forma de relevo escarpado, que se apresenta, geralmente, mais vertical nas formações sedimentares que nas cristalinas. São:
a) os tômbolos.
b) os “pães-de-açúcar”.
c) as falésias.
d) os cânions.
e) os fordes.
Resposta correta: alternativa C. Para resolver a questão, é preciso conhecer os conceitos abordados sobre o relevo que compõem a região litorânea. Portanto, como abordamos anteriormente, o significado de baía sempre virá com a necessidade de conhecer as diferenças da sua formação.
Viu como vai ser fácil se garantir nesse tema?
Já se garante sobre baía no Enem? Lembre-se de que, embora seja um assunto considerado fácil, saiba as diferenças entre as principais estruturas que compõem a costa litorânea para que ela não se torne uma verdadeira “casca de banana”, combinado?
Inclusive, você já sabe que o Enem também é uma das formas de ingresso nas faculdades parceiras do Vestibulares? As inscrições estão abertas: veja mais informações!