Longitude: saiba o que é e como estudar

longitude

Geografia é uma matéria bem abrangente. Por isso, pode ser desafiador de estudar. Porém, se você entender as definições mais fundamentais, todo o resto encaixa mais fácil. Por exemplo, o conceito de longitude é um que você vai encontrar com muita frequência.

Tour pela prova do Enem

Acompanhe e veja como entender o significado desse tema no vestibular e Enem (Exame Nacional do Ensino Médio).

O que é longitude?

Longitude é uma coordenada geográfica que representa a distância, em graus, de um ponto na Terra em relação ao Meridiano de Greenwich. Ela pode ser medida de 0º (sobre o meridiano de Greenwich) até 180º Leste ou Oeste, dando a volta no globo.

Essa linha imaginária tem duas funções: oferecer um ponto de referência para localizações e medir os fusos horários no planeta. Dependendo da sua posição, o Sol aparece de forma diferente, o que afeta a hora do dia.

Como a longitude cai nos vestibulares?

A principal aplicação da longitude na prova de geografia no Enem e em demais vestibulares é na definição como parte dos fusos horários e na análise de mapas e coordenadas geográficas. Essas questões aqui são bons exemplos.

(INEP – 2008 – ENEM – Exame Nacional do Ensino Médio – prova amarela)

O sistema de fusos horários foi proposto na Conferência Internacional do Meridiano, realizada em Washington, em 1884. Cada fuso corresponde a uma faixa de 15º entre dois meridianos. O meridiano de Greenwich foi escolhido para ser a linha mediana do fuso zero. Passando-se um meridiano pela linha mediana de cada fuso, enumeram-se 12 fusos para leste e 12 fusos para oeste do fuso zero, obtendo-se, assim, os 24 fusos e o sistema de zonas de horas. Para cada fuso a leste do fuso zero, soma-se 1 hora, e, para cada fuso a oeste do fuso zero, subtrai-se 1 hora. A partir da Lei n.° 11.662/2008, o Brasil, que fica a oeste de Greenwich e tinha quatro fusos, passa a ter somente 3 fusos horários.

Em relação ao fuso zero, o Brasil abrange os fusos 2, 3 e 4. Por exemplo, Fernando de Noronha está no fuso 2, o estado do Amapá está no fuso 3 e o Acre, no fuso 4.

A cidade de Pequim, que sediou os XXIX Jogos Olímpicos de Verão, fica a leste de Greenwich, no fuso 8. Considerando-se que a cerimônia de abertura dos jogos tenha ocorrido às 20 h 8 min, no horário de Pequim, do dia 8 de agosto de 2008, a que horas os brasileiros que moram no estado do Amapá devem ter ligado seus televisores para assistir ao início da cerimônia de abertura?

A – 9 h 8 min, do dia 8 de agosto.

B – 12 h 8 min, do dia 8 de agosto.

C – 15 h 8 min, do dia 8 de agosto.

D – 1 h 8 min, do dia 9 de agosto.

E – 4 h 8 min, do dia 9 de agosto.

A resposta certa é A. Como o estado do Amapá está mais ao oeste que Pequim, você deve subtrair 1 hora para cada fuso horário. Além disso, Pequim fica no fuso 8 Leste e o Amapá no fuso 3 Oeste. Você subtrai 8 fusos do horário de Pequim (horário no meridiano de Greenwich) e mais 3 para chegar até o fuso do Amapá.

(INEP – 2010 – ENEM – Exame Nacional do Ensino Médio – Primeiro Dia)

Pensando nas correntes e prestes a entrar no braço que deriva da Corrente do Golfo para o norte, lembrei-me de um vidro de café solúvel vazio. Coloquei no vidro uma nota cheia de zeros, uma bola cor rosa-choque. Anotei a posição e data: Latitude 49º49′ N, Longitude 23º49′ W. Tampei e joguei na água. Nunca imaginei que receberia uma carta com a foto de um menino norueguês, segurando a bolinha e a estranha nota.

KLINK, A. Parati: entre dois pólos. São Paulo: Companhia das Letras, 1998 (adaptado).

No texto, o autor anota sua coordenada geográfica, que é.

A – a relação que se estabelece entre as distâncias representadas no mapa e as distâncias reais da superfície cartografada.

B – o registro de que os paralelos são verticais e convergem para os polos, e os meridianos são círculos imaginários, horizontais e equidistantes.

C – a informação de um conjunto de linhas imaginárias que permitem localizar um ponto ou acidente geográfico na superfície terrestre.

D – a latitude como distância em graus entre um ponto e o Meridiano de Greenwich, e a longitude como a distância em graus entre um ponto e o Equador.

E – a forma de projeção cartográfica, usado para navegação, onde os meridianos e paralelos distorcem a superfície do planeta.

A resposta certa é C. É uma questão focada nos fundamentos. A combinação entre latitude e longitude é o que permite localizar um ponto no planeta. Por isso é tão importante para navegação.

Se você quer um preparatório do Enem completo, deve começar aprendendo o básico. Latitude e longitude são dois termos que você verá bastante em várias questões.

Agora será fácil fazer as questões sobre longitude do Enem, certo?

Lembre-se: mantenha o ritmo de estudos, tenha hora de descanso e, acima de tudo, faça muitos resumos e exercícios sobre longitude!

Quem sabe você não alcança o sonho de um curso superior contando com a gente? Aproveite para conhecer o vestibular online de nossas faculdades parceiras!

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 5 / 5. Número de votos: 1

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Lamentamos que este post não tenha sido útil para você!

Vamos melhorar este post!

Diga-nos, como podemos melhorar este post?

Dê mais um passo na direção do Vestibular dos seus sonhos!

Assine nossa Newsletter e receba nossos artigos em primeira mão!

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.
Oops! Invalid captcha, please check if the captcha is correct.
Artigos relacionados