Um dos temas que mais caem na prova de Geografia no Enem, e em outros vestibulares, envolve os Biomas. Estes são definidos como espaços geográficos em que o clima, a vegetação, o solo e outros aspectos são semelhantes.
No Brasil, contamos com vários biomas, entre eles Mata Atlântica, Amazônia, Caatinga, Cerrado, Pantanal e o tema da nossa conversa de hoje, Pampa.
Mas, afinal, o que são os pampas? Continue a leitura e confira as principais características sobre esse incrível bioma que, infelizmente, é um dos mais devastados de todo o território brasileiro. Vamos lá!
O que são os pampas?
Os pampas representam o bioma Pampa, localizado no estado do Rio Grande do Sul. Além disso, essa região abrange pequenas áreas do Uruguai e da Argentina.
Quais são as características dos pampas?
A principal característica dos pampas é o relevo plano da região. Apesar disso, também há morros e montanhas no bioma, ainda que em menor quantidade.
Outras características desse bioma são:
- vegetação de campos, com plantas de pequeno porte;
- solo fértil;
- áreas alagadas e com bom aporte de rios;
- biodiversidade alta, com muitas espécies de aves e mamíferos;
- clima subtropical, com as quatro estações bem definidas.
Em qual matéria os pampas estão inseridos?
Você poderá verificar questões sobre os Biomas em Geografia e Biologia. Em ambas disciplinas, os conteúdos cobrados terão relação com as características da região e os impactos ambientais que cada uma delas sofre com a ação do homem.
Como estudar sobre pampas para o Enem e vestibulares?
A melhor maneira de estudar sobre os pampas e outros biomas é assistindo a vídeo aulas sobre o tema e, claro, verificando imagens e filmagens que ajudem a associar as características estudadas. Fazer resumos e mapas mentais também é uma estratégia muito válida para esse momento.
Outra dica importante é verificar os impactos sofridos pelo Pampa. No caso, o maior vilão é o agronegócio, com a devastação da paisagem para transformá-la em pasto para o gado e plantação de monoculturas, como a soja.
Não se esqueça: você pode estudar esse assunto tanto sozinho quanto com o suporte de um cursinho preparatório do Enem. Mas não deixe de estudá-lo!
Exemplo de exercício sobre pampas que cai na prova do Enem ou vestibular
Para fechar a nossa conversa, separamos um exercício sobre os pampas que já deu as caras em uma edição passada do vestibular. Vamos conferir?
(UFRGS) O Bioma Pampa tem importância local e mundial, pois abriga uma grande biodiversidade e apresenta, inclusive, algumas espécies endêmicas tais como o Tuco-tuco (Ctenomys flamarioni), o Beija-flor-de-barba-azul (Heliomaster furcifer) e o Sapinho-de-barriga-vermelha (Melanophryniscus atroluteus). Assinale com V (verdadeiro) ou F (falso) as afirmações abaixo, referentes ao Bioma Pampa.
() A ocupação de áreas com grandes monoculturas e a introdução de pasto. Em ambas disciplinas, os conteúdos cobrados terão relação com as características da região e os impactos ambientais que cada uma delas sofre com a ação do homem
( ) As espécies vegetais predominantes no Pampa apresentam sistema radicular fasciculado.
( ) O Bioma Pampa é um tipo de savana tropical, semelhante às que ocorrem na África central e ocidental.
( ) O pampa, na América do Sul, ocupa o norte do Rio Grande do Sul, Paraná e Argentina.
A sequência correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é
a) V – V – F – F;
b) V – F – V – F;
c) V – F – F – V;
d) F – V – F – V;
e) F – F – V – V.
Resposta: alternativa a
Agora é com você!
Gostou de conhecer mais sobre os pampas? Esperamos que sim, já que esse é um tema super-relevante para as provas de vestibular e de Geografia no Enem. Com esse conhecimento, você garante alguns pontos importantes para conquistar a sua tão sonhada aprovação.
Que tal aproveitar e já se inscrever para o vestibular? É isso mesmo: não há motivos para esperar. Acesse o Portal Vestibulares, selecione o curso dos seus sonhos e faça a sua inscrição agora mesmo!