Fazer o curso de Farmácia é uma excelente alternativa para quem curte Biologia e Química e deseja trabalhar em hospitais, laboratórios e em várias outras áreas que exploram essas matérias. Esse campo tem ganhado cada vez mais destaque, principalmente nos últimos tempos.
Com uma grande demanda no mercado de trabalho, essa é uma carreira promissora, principalmente em especialidades como a Cosmética e a Farmácia Nuclear. Portanto, se você está em busca de uma profissão com um mercado de trabalho aquecido e ótimas remunerações, saiba que está no caminho certo!
E aí, ficou interessado e quer saber o que é Farmácia e como é essa graduação? Então, continue a leitura!
- 1 Quais são as principais matérias do curso de Farmácia?
- 2 Qual é a duração do curso?
- 3 Como consultar o preço do curso?
- 4 Como se matricular na faculdade de Farmácia?
- 5 Quais são as modalidades que o curso está disponível?
- 6 Como funciona o curso de graduação em Farmácia?
- 7 Por que eu deveria fazer uma faculdade de Farmácia?
Quais são as principais matérias do curso de Farmácia?
A matriz curricular da graduação de Farmácia é muito abrangente. Nela, podemos encontrar tanto disciplinas do campo das Exatas quanto das Ciências Biológicas e Humanas. Os profissionais aprendem a lidar com cálculos matemáticos, com os pacientes e com os aspectos biológicos dos medicamentos.
Confira alguns dos conteúdos estudados de acordo com o semestre:
1º semestre
- Ciências Morfofuncionais dos Sistemas Digestório, Endócrino e Renal;
- Genética.
2º semestre
- Química Geral;
- Saúde Coletiva.
3º semestre
- Bioquímica;
- Química Analítica.
4º semestre
- Farmacognosia;
- Farmacologia.
5º semestre
- Farmácia Clínica;
- Farmacologia dos Sistemas.
6º semestre
- Tecnologia Farmacêutica I;
- Toxicologia.
7º semestre
- Citopatologia Oncótica;
- Fitoterapia.
8º semestre
- Cosmetologia;
- Análises Laboratoriais Bioquímicas e Hematológicas.
9º semestre
- Estágio Supervisionado – Manipulação;
- Sociedade Brasileira e Cidadania.
10º semestre
- Farmácia e Profissão;
- Gestão de Empresas Farmacêuticas.
Qual é a duração do curso?
A faculdade de Farmácia dura 5 anos (10 semestres), tempo em que terá aulas práticas e teóricas que cumprem a grade curricular e que dão todo o suporte necessário para se dar bem no mercado de trabalho.
Um fator que pode interferir nesse período é a existência de uma graduação prévia. Se esse for o seu segundo curso e o primeiro também pertencer à área da saúde, é provável que algumas disciplinas sejam aproveitadas e você possa se tornar um farmacêutico em menos tempo — maravilha, não é mesmo?
Como consultar o preço do curso?
Para fazer a consulta do curso de Farmácia é bem simples! Basta acessar o site Vestibulares e observar em quais modalidades de ensino a graduação está disponível e verificar o valor das mensalidades.
Confira, abaixo, um passo a passo simples de como realizar a pesquisa:
- acesse o site Vestibulares;
- no primeiro campo de busca, digite a sua localidade;
- depois, selecione o curso de Farmácia;
- clique em “buscar opções de cursos”;
- em “como estudar”, é possível visualizar as opções, basta aplicar o filtro;
- confira o preço da mensalidade e localização disponíveis.
Como se matricular na faculdade de Farmácia?
Em relação à matrícula, é fundamental optar por uma das faculdades parceiras do Vestibulares e realizar o vestibular da instituição de ensino escolhida. Assim que for aceito, você receberá um e-mail de boas-vindas com acesso ao Portal Digital do Aluno.
Depois, é necessário fazer a matrícula em uma das unidades. Esse processo pode ser iniciado digitalmente, no conforto de sua casa. Não se esqueça de que também é fundamental apresentar alguns documentos obrigatórios, como certidão de nascimento, CPF, RG, histórico escolar e certificado de conclusão do ensino médio.
Quais são as modalidades que o curso está disponível?
A graduação de Farmácia é oferecida em duas modalidades: presencial e semipresencial. A primeira é ideal para pessoas que conseguem se dedicar integralmente aos estudos e têm tempo para fazer as atividades do curso.
Já a segunda é para quem pode conciliar a faculdade com outros aspectos da vida e necessita de tempo para organizar o dia a dia. Gostou de saber sobre essa flexibilidade nos estudos? Então, saiba que tem mais: essa graduação é reconhecida pelo MEC e muito valorizada pelo mercado. Portanto, leve em conta o investimento nessa modalidade inovadora!
Como funciona o curso de graduação em Farmácia?
O curso de Farmácia é do tipo Bacharelado, cujo objetivo principal é formar farmacêuticos aptos para lidar com a comercialização e preparação de medicamentos, além de orientar pessoas sobre as maneiras de usá-los na rotina.
Para conquistar o tão sonhado diploma, os estudantes devem fazer estágios e, ao final, elaborar um Trabalho de Conclusão de Curso (TCC). Em algumas faculdades parceiras do Vestibulares, é possível cursar a faculdade de Farmácia pagando mensalidades a partir de R$ 399,00*.
Apesar desse excelente custo-benefício, nem todos conseguem arcar com as despesas do ensino superior. Assim, existem várias opções de bolsas para graduação que podem abater ou diminuir o valor das mensalidades. Algumas opções são:
- Bolsa Incentivo;
- Bolsa Enem;
- Bolsa Transferência;
- Bolsa Primeiro Semestre;
- Bolsa servidores públicos e militares;
- Convênio Empresa.
Por que eu deveria fazer uma faculdade de Farmácia?
Se você está em dúvida se deve fazer a graduação de Farmácia, saiba que essa carreira é muito prestigiada e bem-vista no mercado de trabalho. Além das várias possibilidades de atuação, como Cosmetologia, Análises Clínicas e Fitoterapia, os profissionais ainda recebem ótimas remunerações.
Sabemos que o ideal não é escolher a profissão apenas pelo salário, mas esse aspecto também é muito importante. Para você ter ideia, um farmacêutico recebe cerca de R$ 3.515,13* para uma jornada de trabalho de 40 horas semanais.
Outro benefício dessa graduação é que você terá aulas com professores mestres e doutores em suas áreas de experiência. As faculdades parceiras do Vestibulares também oferecem diferenciais exclusivos aos alunos, como:
- formas de ingresso facilitadas — nesse caso, é possível escolher como ingressar no curso de Farmácia, aumentando as suas chances de conquistar uma vaga. Algumas opções incluem o vestibular online, o vestibular tradicional, a transferência externa, a segunda graduação e o uso da nota do Enem;
- acesso ao Canal Conecta — esse portal é gratuito e oferece vagas de emprego e estágio, aproximando o candidato de excelentes oportunidades;
- infraestrutura completa — alguns exemplos incluem as bibliotecas, as salas de aula multimídia e os laboratórios de aulas práticas.
Agora é com você!
Agora que já sabe como é o curso de Farmácia, lembre-se de que essa graduação está em alta e oferece ótimas oportunidades de emprego. Para se dar bem, estude em uma faculdade conceituada e que tenha um corpo docente de qualidade!
Gostou de conhecer algumas características da faculdade de Farmácia e quer estudar em uma ótima faculdade? Então, faça a sua inscrição para o vestibular online e saia na frente!
*Sujeito a alterações