Estudar Química é, sem sombra de dúvidas, uma verdadeira viagem. Essa matéria está intimamente relacionada com vários processos do nosso dia a dia e é essencial para que possamos compreender como a vida acontece. Incrível, não é mesmo?
No entanto, para mandarmos bem nessa disciplina, precisamos entender os conceitos básicos antes de nos aventurarmos em assuntos mais complexos. Por isso, hoje, falaremos sobre a camada de valência!
Esse é um tema que você precisa dominar para mandar bem no Enem e em outros vestibulares. Então, preste atenção nas informações a seguir e fique ainda mais próximo da sua aprovação!
O que é camada de valência?
O conceito de valência diz que essa camada é a mais externa de um átomo, sendo também a mais afastada do seu núcleo. Essa informação é muito importante para entender melhor as ligações químicas entre os átomos.
Como saber qual é a camada de valência?
Estudar Química é algo que envolve muitos assuntos que se interpõem em um determinado momento. Por isso, para descobrirmos a camada de valência de um átomo, podemos utilizar a tabela periódica.
Como sabemos, essa tabela é dividida em períodos (linhas horizontais). Há sete ao todo. E, claro, também há sete camadas energéticas possíveis nos átomos.
Elas são conhecidas como K, L, M, N, O, P e Q. Há também os subníveis, representados pelas letras s, p, d, e f.
Vamos utilizar, como exemplo, o átomo de ferro (Fe), que tem número atômico igual a 26. Ele se encontra no quarto período e, portanto, a sua camada de valência é a de número 4.
Para determinarmos a quantidade de elétrons presentes na quarta camada de valência, precisamos fazer a distribuição eletrônica.
No caso do ferro, temos a seguinte distribuição: 1s2 2s2 2p6 3s2 3p6 4s2 3d6.
Sendo assim, vemos que há dois elétrons na quarta camada.
Como estudar esse assunto para os vestibulares?
Agora, veja algumas dicas para mandar bem nos estudos sobre esse tema e ter um bom desempenho na prova de Ciências da Natureza e Suas Tecnologias!
Estude o diagrama de Linus Pauling
É muito importante que você domine o conceito de distribuição eletrônica, a fim de conseguir descobrir quantos elétrons há na camada de valência dos elementos.
Aprenda a localizar o elemento na tabela periódica
Além disso, estude a tabela periódica com dedicação. Esse tema será fundamental para todo o seu estudo da Química. Nela, você encontra informações preciosas como índice de eletronegatividade, raio atômico, e muito mais.
O que cai no Enem sobre a camada de valência?
Agora, é hora de descobrir o que cai no Enem sobre esse tema. Confira um exemplo de questão que já apareceu em vestibulares de anos anteriores!
(Enem 2019) Por terem camada de valência completa, alta energia de ionização e afinidade eletrônica praticamente nula, considerou-se por muito tempo que os gases nobres não formariam compostos químicos.
Porém, em 1962, foi realizada com sucesso a reação entre o xenônio (camada de valência 5s25p6) e o hexafluoreto de platina e, desde então, mais compostos novos de gases nobres vêm sendo sintetizados. Tais compostos demonstram que não se pode aceitar acriticamente a regra do octeto, na qual se considera que, numa ligação química, os átomos tendem a adquirir estabilidade assumindo a configuração eletrônica de gás nobre.
Dentre os compostos conhecidos, um dos mais estáveis é o difluoreto de xenônio, no qual dois átomos do halogênio flúor (camada de valência 2s22p5) se ligam covalentemente ao átomo de gás nobre para ficarem com oito elétrons de valência.
Ao se escrever a fórmula de Lewis do composto de xenônio citado, quantos elétrons na camada de valência haverá no átomo do gás nobre?
a) 6;
b) 8;
c) 10;
d) 12;
e) 14.
Resposta: letra c.
Lembrando que não há problema em não ter acertado o exercício, ok? A partir dos erros, aprendemos muito sobre as matérias. Persista e continue a organizar os estudos de modo a fazer muitas questões sobre o tema!
Agora é com você!
Gostou de saber mais sobre a camada de valência? Agora que você já tem esse conhecimento, está pronto para aprofundar os seus estudos nesse e em outros temas fundamentais para a Química!
Aproveite e confira o nosso e-book gratuito “Ciências Exatas e da Terra: guia para estudar e conquistar uma boa nota“!