Aprenda o que é rocha matriz e exemplos de questões!

Rochas em montanha sob céu nublado

O estudo das rochas é um tema bastante cobrado nos vestibulares — principalmente em relação aos métodos de formação e às classificações. Esse assunto dialoga com diversos outros pontos da Geografia, como formação dos solos e relevo. Portanto, é essencial conhecer os tipos e as características, sobretudo a rocha matriz.

Já que é um conteúdo tão comum nas provas, é melhor começar a estudá-lo para o Enem e demais vestibulares, não é mesmo? Acompanhe o nosso post e veja como se preparar para essas questões!

O que é rocha matriz?

A rocha matriz, também conhecida como rocha-mãe, é aquela responsável por ser o material de origem do solo, que posteriormente sofrerá o processo de intemperismo. Assim, caso a rocha matriz seja o granito, o solo terá vários fragmentos de minerais como mica, feldspato e quartzo.

Além disso, um material rochoso composto por arenito, por exemplo, dará origem a solos arenosos. Um exemplo bastante conhecido é a da terra roxa, oriunda de rochas vulcânicas, como o basalto, que são ricas em enxofre e, por isso, geram um solo muito fértil.

Plantação em solo vulcânico com sistema de irrigação
A terra rocha é um exemplo de solo arenoso, originado de rochas vulcânicas

Qual a importância da rocha matriz na formação dos solos?

A rocha matriz é fundamental para a formação dos solos. Esse processo ocorre por meio da ação do intemperismo, responsável pelo desgaste da rocha-mãe e sua transformação gradativa em sedimentos, que dão origem a diferentes materiais.

A característica dos solos, sua profundidade e constituição estão relacionados com os elementos atuantes no processo, como tempo, clima, relevo e material de origem. Este último corresponde à formação rochosa original que foi intemperizada para dar origem ao solo.

Por mais que existam aqueles em que a composição vem do depósito sedimentar oriundo de diferentes regiões, é a rocha-mãe que determina as suas características. Assim, lembre-se de que o tipo de solo presente em um local depende da rocha que deu origem a ele.

Árvore sob tempestade em montanha
As intempéries desgastam a rocha matriz e influenciam na formação do solo da região

Como estudar rocha matriz para o Enem e vestibulares?

Se você quer se dar bem no Enem para ingressar na faculdade dos sonhos, saiba que é importante incluir o estudo da rocha matriz em seu cronograma. Para isso, confira algumas dicas importantes:

  • relacione a rocha matriz com a formação dos solos;
  • leia a parte conceitual da matéria com atenção;
  • faça muitos exercícios.

Qual é o exemplo de questão que cai nas provas?

Agora, que tal conhecer um exemplo de questão que pode aparecer na prova do Enem e outros vestibulares? Confira a sua resolução:

Tour pela prova do Enem

O solo é a ________ da crosta terrestre, resultado da ação conjunta de diversos fatores. Esse recurso natural é formado, principalmente, pelo _______ da rocha-mãe e pela ______ de matéria orgânica.

As lacunas do texto são preenchidas corretamente na ordem que aparecem por:

a) camada inorgânica, surgimento e variação.

b) camada superficial, desgaste e decomposição.

c) camada orgânica, depósito e acumulação.

d) principal camada, complexo e variação.

A resposta correta é a letra B. Como vimos, o solo é a camada superficial da crosta terrestre, resultado da ação conjunta de diversos fatores. Esse recurso natural é formado, principalmente, pelo desgaste da rocha-mãe e pela decomposição de matéria orgânica.

Agora é com você!

Agora que já sabe o que é rocha matriz, lembre-se de estudar esse tema com atenção para se dar bem na prova do Enem. Com isso, você poderá ter um bom desempenho e ficará mais próximo de cursar a graduação dos sonhos!

Gostou de saber o que é rocha matriz e quer investir no seu futuro? Então, inscreva-se em nosso vestibular online e saia na frente!

Perguntas Frequentes

Quais são os tipos de rochas?

De modo geral, existem vários tipos de rochas.

Elas são classificadas de acordo com o processo de formação. As principais são metamórficas, sedimentares e magmáticas (ígneas).

O que tem embaixo da rocha matriz?

Abaixo da rocha matriz, é possível encontrar uma camada de rocha fragmentada de maneira parcial.

Ela não apresenta matéria orgânica, é rica em poucos microrganismos e com minerais alterados.

Qual é o tipo de rocha do granito?

O granito é uma rocha ígnea ou magmática, sendo resultado do resfriamento do magma derretido em uma grande profundidade da crosta terrestre.

Esse tipo de rocha é formado por vários minerais, como feldspato, mica e quartzo.

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 4.8 / 5. Número de votos: 4

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Lamentamos que este post não tenha sido útil para você!

Vamos melhorar este post!

Diga-nos, como podemos melhorar este post?

Dê mais um passo na direção do Vestibular dos seus sonhos!

Assine nossa Newsletter e receba nossos artigos em primeira mão!

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.
Oops! Invalid captcha, please check if the captcha is correct.
Artigos relacionados