Chegou a hora: Saiu o resultado do Enem

O resultado do Exame Nacional do Ensino Médio foi divulgado no início de 2020, pense direitinho no que fazer com ele.

O momento mais esperado para quem prestou o último Exame Nacional do Ensino Médio vai chegar! O resultado do Enem. Entre todas as possibilidades que você já conhece do que fazer com a nota do Enem, é preciso manter a calma. Nada de se precipitar e ficar estressado com o resultado. Por isso, o Vestibulares fez uma seleção de coisas boas que você pode fazer enquanto não enxerga o melhor caminho para usar sua nota, sem se esquecer dela totalmente. Vamos lá!

Faça um planejamento de suas ações

A nota do Enem é importante diante de diversos aspectos, não é mesmo? Mas, ao conhecê-la, é o momento de, com calma, planejar suas ações e um pouco de seu futuro. Teve uma média considerável? Veja para quais universidades ou programas de financiamento estudantil e bolsas sua nota o ajudaria. Trace planos e pense em instituições de Ensino Superior, em condições para estudar em determinados cursos e ainda o que é possível alcançar com seu resultado.

Como controlar a ansiedade

Parece fácil falar e difícil fazer. No entanto, não desanime: deixar a mente mais livre, leve ou mesmo ocupada com outras coisas, sem se esquecer do Enem. Isso pode ajudá-lo a refletir sobre o melhor caminho a ser tomado. Pensar positivo é o primeiro passo. Esqueça o negativismo e principalmente o “e se?”. Tudo porque esse pensamento de se der certo pode ser favorável, mas pode aumentar o ciclo ansioso e deixar você com a expectativa nas alturas. Se você não sabe como ficar mais calmo e precisar se desestressar e liberar a endorfina acumulada pratique esportes.

Pode ser uma caminhada sozinho ou com amigos, andar de bicicleta num parque ou ciclovias, jogar bola, nadar e muitas outras opções. É provado que a prática de esportes ajuda a diminuir a carga de estresse, principalmente quando se está ansioso com algo. Enquanto pratica seu esporte escolhido, reflita sobre as ações seguintes.

Converse com pessoas próximas

Boas conversas podem livrá-lo de pensamentos negativos. Pode ser com professores, com amigos, com colegas de trabalho, com seus pais… Não importa. Falar sobre o assunto, muitas vezes, faz com que as preocupações sejam diluídas e vistas de acordo com novos pontos. A ajuda pode estar num desabafo, nessa divisão de ansiedade e compaixão do próximo. Procure os amigos e se inspire em suas vidas e expectativas. Isso também o ajudará a relaxar mais sobre o assunto, principalmente, se eles estiverem na mesma situação que você. Dessa forma, é possível que a ajuda seja uma troca: as pessoas te ajudam e você devolve na mesma moeda.

Tour pela prova do Enem

Cuide de si mesmo

Alimentar-se direitinho, de forma saudável, dormir o tanto que seu corpo precisa e ainda usar o tempo livre de forma produtiva e saudável, faz com que todo mundo se sinta bem. Afinal, quem não gosta de se cuidar? Por isso, pratique o “deboísmo” e não seja tão crítico com você. Veja o que realmente pode ser feito com o resultado de sua nota e quais as alternativas possíveis restam para concretizar seu sonho de usá-la para entrar sem vestibular numa universidade, obter um desconto por meio dos programas do governo ou mesmo avaliar o melhor financiamento estudantil para o seu caso.

Divirta-se para espairecer

Nem somente do resultado do Enem é feita sua vida. Por isso, junte os amigos, saia para dançar, vá a um parque, ao cinema ou ao teatro. Divertir-se também é uma ótima forma de esvaziar a mente de preocupações, além de fazer com que a ansiedade seja deixada de lado novamente. Além disso, ter uma rotina de diversão (seja um tempo para assistir aos seriados preferidos, por exemplo), faz com que sua mente relaxe com outras fontes de informação o que pode ser muito válido para consolidar suas expectativas.

Aproveite e relembre quais foram suas dificuldades e, de forma mais descontraída com você mesmo, entenda o que pode melhorar daqui pra frente. Boa Sorte!

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 5 / 5. Número de votos: 1

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Lamentamos que este post não tenha sido útil para você!

Vamos melhorar este post!

Diga-nos, como podemos melhorar este post?

Dê mais um passo na direção do Vestibular dos seus sonhos!

Assine nossa Newsletter e receba nossos artigos em primeira mão!

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.
Oops! Invalid captcha, please check if the captcha is correct.
Artigos relacionados