Entender como determinados territórios se formam é um dos principais focos da geografia. Cada área apresenta um relevo diferente, de acordo com o clima, fatores geológicos, organismos, ação do ser humano, entre outros fatores. Muitos desses tópicos são cobrados no vestibular e Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) todos os anos.
Confira aqui um pouco mais sobre o conceito e aplicação do tema “relevo” e de que maneira você pode se preparar para os principais exames com um bom resumo!
O que é relevo?
Relevo é a forma da superfície da Terra, que se forma a partir de fatores internos (endógenos) e externos (exógenos) que incidem sobre a crosta. Se refere a montanhas, planícies, vales e também a formações que ocorrem no fundo do oceano, lagos e córregos.
Dependendo do clima local, incidência de chuvas, temperatura e até da forma como os seres vivos interagem com o ambiente, ele pode assumir diferentes formas. E esses relevos, por consequência, também afetam o clima e a vida local.
Como estudar esse tema para o vestibular?
Esse é um tema muito abrangente, e seu significado pode se relacionar ao clima, à geologia, às placas tectônicas, entre outros. Por isso, o mais importante para a prova de geografia no Enem é entender os fundamentos do que é relevo e também como seus diferentes tipos são formados.
Estas questões aqui vão ajudar a entender como esse tema e sua definição mais aparecem nos vestibulares. Confira!
(Enem 2017)
As características morfológicas do terreno estão representadas no bloco diagrama, que mostra uma região acometida por processos erosivos decorrentes da.
A – resistência geológica.
B – instabilidade do terreno.
C – profundidade do solo.
D – intervenção antrópica.
E – ação de cursos de água.
A resposta correta é a letra E. A imagem contém dois tipos de relevo: a ravina, que é formada pela ação dos rios, e a voçoroca, que é formada por ação das chuvas. Ambas formam variações de cursos d’água.
(Enem 2017)
A destruição, o transporte e a deposição de pequenos fragmentos rochosos dependem da direção e intensidade com que este agente atua na superfície terrestre, sobretudo em regiões áridas e semiáridas, com pouca presença de vegetação. É nesse ambiente que se verifica o constante trabalho de formação, destruição e reconstrução de elevações de areia que recebem o nome de dunas.
LEINZ, V.; AMARAL, S. E. Geologia geral. São Paulo: Cia. Editora Nacional, 1995 (adaptado).
A modelagem do relevo apresentado relaciona-se ao processo de erosão decorrente da ação
A – glacial.
B – fluvial.
C – eólica.
D – pluvial.
E – marinha.
A resposta correta é a letra C. Dunas são um tipo particular de relevo, formado por grandes colinas de areia, que se formam a partir de rochas que foram erodidas. O vento sopra essa areia até formar grandes pilhas, o que também significa que elas podem mudar de lugar com alguma frequência.
(Enem 2015)
A imagem representa o resultado da erosão que ocorre em rochas nos leitos dos rios, que decorre do processo natural de
A – fraturamento geológico, derivado da força dos agentes internos.
B – solapamento de camadas de argilas, transportadas pela correnteza.
C – movimento circular de seixos e areias, arrastados por águas turbilhonares.
D – decomposição das camadas sedimentares, resultante da alteração química.
E – assoreamento no fundo do rio, proporcionado pela chegada de material sedimentar.
A opção correta é a letra C. Uma forma de identificar a causa formadora de um relevo é o formato que ele toma. No caso da imagem, o fundo do rio tem várias formações circulares e com um padrão em espiral. Isso acontece quando as correntes criam pequenos círculos ao colidirem com partes do relevo no leito do rio. O resultado é um padrão bem claro de erosão.
(Enem 2018)
A causa da formação do curso-d’água encachoeirado, tal como ilustrado na imagem, é a
A – deposição de fragmentos rochosos.
B – circulação das águas em redemoinho.
C – quantidade de material sólido transportado.
D – escavação de caldeirões pelo turbilhonamento.
E – diferente resistência à erosão oferecida pelas rochas.
A alternativa correta é a letra E. Há dois tipos de rocha na imagem, uma carrega o rio que dá origem à cachoeira, enquanto a outra se desfaz com o impacto da água. Quando a água passa pela pedra mais frágil, ela causa erosão, o que forma a queda d’água. Já a rocha mais resistente apenas carrega o córrego.
(Enem 2017)
O terremoto de 8,8 na escala Richter que atingiu a costa oeste do Chile, em fevereiro, provocou mudanças significativas no mapa da região. Segundo uma análise preliminar, toda a cidade de Concepción se deslocou pelo menos três metros para o oeste. Buenos Aires moveu-se cerca de 2,5 centímetros para oeste, enquanto Santiago, mais próxima do local do evento, deslocou-se quase 30 centímetros para o oeste-sudoeste. As cidades de Valparaíso, no Chile, e Mendoza, na Argentina, também tiveram suas posições alteradas significativamente (13,4 centímetros e 8,8 centímetros, respectivamente).
Revista InfoGNSS, Curitiba, ano 6, n. 31, 2010.
No texto, destaca-se um tipo de evento geológico frequente em determinadas partes da superfície terrestre. Esses eventos estão concentrados em.
A – áreas vulcânicas, onde o material magmático se eleva, formando cordilheiras.
B – faixas costeiras, onde o assoalho oceânico recebe sedimentos, provocando tsunamis.
C – estreitas faixas de intensidade sísmica, no contato das placas tectônicas, próximas a dobramentos modernos.
D – escudos cristalinos, onde as rochas são submetidas aos processos de intemperismo, com alterações bruscas de temperatura.
E – áreas de bacias sedimentares antigas, localizadas no centro das placas tectônicas, em regiões conhecidas como pontos quentes.
A resposta correta é a letra C. A região de contato entre faixas tectônicas é onde ocorre maior atividade geológica e sísmica, formando os dobramentos modernos em áreas onde as placas convergem. Esse é um dos fatores principais na formação e modificação de relevo.
Hora de estudar esses conceitos para fazer bonito no Enem e vestibulares!
Com o Enem 2022 se aproximando, nunca é cedo nem tarde demais para reforçar os estudos e dominar mais temas relevantes. Relevo é um dos tópicos mais recorrentes nas provas de geografia do Enem e dos vestibulares e tem relação com quase todas as outras partes da disciplina. Então, é melhor colocar o tema em seu cronograma de estudos e resumos!
E sabia que, com a nota do Enem, dá para entrar no ensino superior em uma faculdade parceira do Vestibulares? Entre em nosso site e veja como podemos ajudar a entrar no curso dos seus sonhos!