Há muitos fatores que influenciam a formação do terreno ao redor em diferentes partes do mundo, como clima, composição do solo e até o tipo de organismos que vivem naquela área. Um tipo de relevo bem comum em várias partes do Brasil, por exemplo, é o Planalto, especialmente na região centro-oeste.
Entender os tipos de relevo, como se formam e sua influência na vida local é muito importante para compreender certos temas que são abordados na prova de geografia no Enem. Acompanhe o resumo e veja como você pode se preparar para essas questões!
O que é Planalto?
Planalto é um tipo de relevo formado em altitude elevadas, mas que, devido ao processo de erosão, o solo foi distribuído de maneira mais uniforme. Eles têm elevação considerável em relação ao nível do mar, mas não chegam ao mesmo nível de uma região montanhosa.
Os planaltos podem ser de três tipos, de acordo com sua formação:
- sedimentar: formados por rochas sedimentares que se original de ação endógena;
- basáltico: formados por rochas ígneas, formadas a partir de atividade vulcânica;
- cristalino: formado por rochas metamórficas e intrusivas, geradas a partir do processo de erosão que ocorre externamente.
Como não há atividade vulcânica no Brasil, e estamos bem no meio de uma placa tectônica, a maioria dos planaltos no país são cristalinos.
Como esse tema aparece no vestibular?
É bem provável que você veja esse tópico aparecer no Enem 2022. Não isoladamente, mas como parte de outros tópicos relacionados ao significado de relevo e formação de diferentes tipos de rocha.
O mais importante é entender a definição de como eles se formam e sua relação com a vida local. Para ilustrar melhor, confira algumas questões que já caíram no Enem.
(Enem 2017)
As rochas são desagregadas e decompostas e os materiais resultantes de sua ação, tais como seixos, cascalhos, areias, siltes e argilas, são carregados e depois depositados e, também, substâncias dissolvidas na água podem precipitar. Em virtude de sua atuação, quaisquer rochas, independentemente de suas características, podem ficar destacadas no relevo.
BELLOMO, H. R. et al. (Org.). Rio Grande do Sul: aspectos da geografia. Porto Alegre: Martins Livreiro, 1997 (adaptado).
O texto refere-se à modelagem do relevo pelos processos naturais de
A – magmatismo e fusão.
B – vulcanismo e erupção.
C – intemperismo e erosão.
D – tectonismo e subducção.
E – metamorfismo e recristalização.
A resposta correta é a letra C. Intemperismo e a erosão são dois dos principais fatores geomorfológicos externos que modificam o solo e o relevo. Esse é o principal processo que dá origem aos planaltos no Brasil.
(Enem 2017)
As características morfológicas do terreno estão representadas no bloco diagrama, que mostra uma região acometida por processos erosivos decorrentes da.
A – resistência geológica.
B – instabilidade do terreno.
C – profundidade do solo.
D – intervenção antrópica.
E – ação de cursos de água.
A resposta correta é a letra E. A imagem representa dois tipos de relevo: ravina e voçorocas. Essas que são formadas a partir da ação dos rios (fluvial) e das chuvas (pluvial).
(Enem 2017)
A destruição, o transporte e a deposição de pequenos fragmentos rochosos dependem da direção e intensidade com que este agente atua na superfície terrestre, sobretudo em regiões áridas e semiáridas, com pouca presença de vegetação. É nesse ambiente que se verifica o constante trabalho de formação, destruição e reconstrução de elevações de areia que recebem o nome de dunas.
LEINZ, V.; AMARAL, S. E. Geologia geral. São Paulo: Cia. Editora Nacional, 1995 (adaptado).
A modelagem do relevo apresentado relaciona-se ao processo de erosão decorrente da ação
A – glacial.
B – fluvial.
C – eólica.
D – pluvial.
E – marinha.
A resposta correta é a letra C. As dunas são uma forma de relevo formada por grandes pilhas de areia, geralmente perto do litoral, as quais se formam devido à erosão eólica das rochas e também ao acúmulo causado pelo vento. Isso também faz com que elas se movimentem regularmente.
(Enem 2015)
A imagem representa o resultado da erosão que ocorre em rochas nos leitos dos rios, que decorre do processo natural de
A – fraturamento geológico, derivado da força dos agentes internos.
B – solapamento de camadas de argilas, transportadas pela correnteza.
C – movimento circular de seixos e areias, arrastados por águas turbilhonares.
D – decomposição das camadas sedimentares, resultante da alteração química.
E – assoreamento no fundo do rio, proporcionado pela chegada de material sedimentar.
A opção correta é a letra C. O formato das depressões e relevos é um indicativo do tipo de erosão que ocorreu em um local. Nesse caso, estamos falando do leito de um rio, com depressões em padrão circular. Isso indica que foi causado pelo movimento circular da própria água no fundo do córrego.
(Enem 2018)
A causa da formação do curso-d’água encachoeirado, tal como ilustrado na imagem, é a
A – deposição de fragmentos rochosos.
B – circulação das águas em redemoinho.
C – quantidade de material sólido transportado.
D – escavação de caldeirões pelo turbilhonamento.
E – diferente resistência à erosão oferecida pelas rochas.
A alternativa correta é a letra E. O que a imagem mostra são dois tipos de rocha diferentes. Uma delas carrega o córrego da cachoeira, enquanto a outra se desfaz e sedimentar de com o impacto e o movimento da água. Isso porque, em partes onde o solo é resistente à erosão, o rio pode fluir sem destruir o solo. Já onde o solo é mais frágil, o rio corta a pedra, dando origem à cachoeira.
Mesmo sem menção direta do planalto como um tema nas questões, todas ainda trabalham com significados fundamentais relacionados, como a formação de relevos e a erosão. Coisas que você precisa dominar se quiser o melhor resultado no seu vestibular.
Já entendeu? Então é hora de seguir para o próximo tópico!
O conceito de planalto é só um dos pontos que você precisa dominar para se dar bem na prova de geografia. Ainda mais se quer fazer alguma formação na área. Se você quiser mais garantia, o melhor é contar com toda a ajuda que puder nos seus estudos.
Então, acesse nosso site Vestibulares e inscreva-se agora mesmo!