Vestibulares agora também é

Qual é o significado das pinturas rupestres?

pintura rupestre

Pintura rupestre são os registros produzidos em rochas durante a pré-história quando a escrita ainda não foi inventada. Ela é uma das representações do início da arte pela humanidade e comunicação dos saberes por gerações.

Ela nos acompanha há cerca de 40 mil anos a.C., e as mais antigas estão datadas desde o período Paleolítico Superior, abordando a caça, comportamentos sociais e até disputas entre tribos.

O fato é que essas manifestações artísticas representam um grande marco na história que, inclusive, será um assunto que não passará despercebido no Enem 2022 e vestibulares. Para isso, preparamos um resumo prático com os principais significados e tipos para você mandar bem nos estudos. Preparado? Então, vamos começar!

O que são pinturas rupestres?

A pintura rupestre é uma técnica que consiste em pigmentos depositados sobre as rochas de cavernas, sendo que os desenhos retratavam o cotidiano das civilizações pré-históricas. Essas tinturas eram feitas a partir de extratos vegetais, argilas, minerais e ossos carbonizados.

O termo rupestre vem do latim “ars rupes” e significa arte sobre a rocha. As principais representações dessas gravuras são animais e formas humanas, podendo variar de acordo com o local geográfico e culturas, abrindo um leque de interpretações dos seus símbolos.

Como estudar esse tema para Enem e vestibulares?

Para mandar bem sobre o assunto pintura rupestre, é preciso conhecer os seus principais tipos. Elas também podem ser denominadas de arte parietal, pois são encontradas em cavernas. Confira as principais:

  • pintura rupestre: se difere pelo fato de os pigmentos serem aplicados nas superfícies rochosas abordando o cotidiano das civilizações pré-históricas;
  • mãos em negativo: são umas das primeiras técnicas de arte humana e são registros de mãos com pigmentos, formando uma imagem em “negativo”;
  • figuras rupestres naturalistas: são técnicas de pinturas mais avançadas com desenhos detalhados do cotidiano, sendo retratado, principalmente, por animais. O mais famoso exemplo é o Bisão em Caverna de Altamira;
  • gravura rupestre: também são chamadas de petróglifos e consistem em desenhos feitos sobre fendas por meio de ferramentas pontiagudas.

Para você mandar bem com todo assunto relacionado à disciplina de História, preparamos um aulão especial para que o seu preparatório seja 100% completo! Se interessou? Então, confira:

Exemplo de exercício que cai na prova

Agora que você viu os principais conceitos sobre pintura rupestre, vamos praticar? Confira um exemplo agora mesmo!

Enem 2020 – Questão 54

A arte pré-histórica africana foi incontestavelmente em veículo de mensagens pedagógicas e sociais. Os San, que constituem hoje o povo mais próximo da realidade das representações rupestres, afirmam que seus antepassados lhe explicaram sua visão do mundo a partir desse gigantesco livro de imagens que são as galerias. A educação dos povos que desconhecem a escrita está baseada sobretudo na imagem e no som, no audiovisual.

Tour pela prova do Enem

KI-ZERBO, J. A arte pré-histórica africana. In: KI-ZERBO, J (Org). História geral da África, I: metodologia e pré-história da África. Brasília: Unesco, 2010.

De acordo com o texto, a arte mencionada é importante para os povos que a cultivam por colaborar para o(a)

a) transmissão dos saberes acumulados.

b) expansão da propriedade individual.

c) ruptura da disciplina hierárquica.

d) surgimento dos laços familiares.

e) rejeição de práticas exógenas.

Resposta correta: alternativa A. A principal essência das pinturas rupestres eram transmitir história, acontecimentos e legados para as próximas gerações, como forma de registro de eventos e assim, os saberes acumulados não fossem perdidos pelo tempo.

E aí? Preparado para arrasar no Enem?

Viu como a pintura rupestre foi um marco importante para a humanidade? Afinal, essa arte pré-histórica foi crucial para passar registros às futuras gerações, até nós. Portanto, para arrasar no Enem 2022, entenda a sua definição e os principais tipos, combinado?

Por fim, queremos saber de você: está preparado para ingressar na faculdade dos sonhos? Que tal conhecer as possibilidades com as nossas faculdades parceiras? Confira no site da Vestibulares e saiba mais!

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 3.8 / 5. Número de votos: 4

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Lamentamos que este post não tenha sido útil para você!

Vamos melhorar este post!

Diga-nos, como podemos melhorar este post?

Dê mais um passo na direção do Vestibular dos seus sonhos!

Assine nossa Newsletter e receba nossos artigos em primeira mão!

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.
Oops! Invalid captcha, please check if the captcha is correct.