Devido às várias mudanças no dia a dia, a forma como os estudantes absorvem conteúdo mudou drasticamente. Da mesma forma, as exigências do mercado de trabalho focam cada vez mais em adaptação, flexibilidade e conhecimento prático, não apenas teórico. Algo que recebeu bastante significado durante a implementação do Novo Ensino Médio.
Aprovado em 2017, esse novo modelo de ensino entrou em vigor em 2022, aplicado obrigatoriamente às turmas do 1.º ano. Até 2024, todo o ensino deve seguir esse modelo. Porém, a questão mais importante para os estudantes é: como essas mudanças afetam o Enem? Acompanhe e entenda.
O que é o Novo Ensino Médio?
O Novo Ensino Médio é um projeto de lei que modifica o método de ensino e os critérios de avaliação para uma nova definição do ensino médio padrão no Brasil. Ele adiciona mais flexibilidade no currículo e permite ao estudante focar áreas específicas mais cedo.
Com base em todas as mudanças no mercado de trabalho das últimas duas décadas e na falta de progresso em relação às metas de ensino do governo, foi concluído que seria necessária alguma mudança no Ensino Médio brasileiro. A proposta inclui três principais mudanças na forma como ele é implementado.
Maior diálogo entre as matérias
Em vez de dividir o ensino em matérias específicas, como português, matemática e história, o Novo Ensino Médio cria campos de conhecimento, que combinam várias matérias tradicionais:
- Linguagens e suas Tecnologias;
- Ciências da Natureza e suas Tecnologias;
- Matemática e suas Tecnologias;
- Ciências Humanas e Sociais aplicadas e suas Tecnologias.
A ideia é que esses conteúdos devem sempre dialogar entre si, apresentados em conjunto e envolvendo maior aplicação prática.
Flexibilização da grade curricular
Seguindo outra tendência, a grade curricular também é mais flexível. Algumas matérias são obrigatórias para todos os estudantes, mas outras funcionam como eletivas. A intenção é que o estudante possa começar a focar um campo de seu interesse mais cedo em sua vida escolar, montando parcialmente a própria grade curricular.
Implementação do “Projeto de Vida”
Para estudantes que ainda não sabem o caminho profissional ou acadêmico que desejam seguir, também foi criado o Projeto de Vida, um programa para apoiar esses jovens. Por meio dele, o estudante deve explorar suas opções e descobrir qual caminho quer seguir, tanto no ensino médio quanto em sua carreira no futuro.
Quais devem ser os impactos do Novo Ensino Médio no Enem?
Como é de se esperar, com novos métodos de ensino, também deve ser elaborado um novo modelo para o Enem 2022. Para que a prova seja mais bem-alinhada com o conteúdo estudado nas escolas, certos critérios de avaliação também devem mudar. A seguir, você confere, as principais alterações esperadas:
Adaptação da estrutura e métodos de avaliação
O primeiro impacto deve aparecer na forma como as provas são estruturadas. Primeiro, elas devem ter um alinhamento maior com os campos de conteúdo incluídos no Novo Ensino Médio.
A prova já é dividida em dois dias, mas isso deve progredir para criar duas etapas distintas. Uma com questões variadas, remetente às matérias obrigatórias para todo o ensino, e outra voltada ao conteúdo mais específico.
Variação nos métodos de aprovação
Um dos pontos que mais devem afetar o planejamento dos estudantes é o método de aprovação das instituições de ensino. Diferentes faculdades podem estipular diferentes critérios de aprovação para cada curso.
As universidades terão três opções de critérios:
- apenas a nota da primeira etapa;
- primeira etapa e uma parte específica da segunda etapa;
- diferentes pesos para diferentes conteúdos.
Como o Enem é usado para referência em quase todas elas, é esperado que divulguem seus critérios com bastante antecedência.
Mais preparado para dar conta do Enem em vista do Novo Ensino Médio?
Independentemente de como essas mudanças vão afetar o Enem, ainda é fundamental ter uma rotina de estudos e resumos para se preparar. O que não muda é que essa é uma prova de dois dias com mais de 100 questões e uma redação.
Quanto antes começar, melhor. Por isso, que tal saber mais informações sobre nossas faculdades parceiras? Saiba mais sobre nosso vestibular online!