Entenda como funciona a nota de corte do Prouni

nota de corte prouni

O programa Universidade para Todos, idealizado pelo Governo Federal em 2014, oferece oportunidades de bolsas em instituições privadas às pessoas de baixa renda. Mas para conseguir o benefício, você deve se enquadrar na nota de corte do Prouni e comprovar seus resultados no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem).

Se você busca uma bolsa de estudo oferecida pelo Prouni, já deve ter ouvido falar da nota de corte, mas será que sabe todos os detalhes necessários. Neste artigo, vamos trazer todas as informações para que você possa ter vantagem na disputa pela vaga. Vamos lá?

Como funciona a nota de corte do Prouni?

A nota de corte é a pontuação obtida pelo último candidato selecionado. Portanto, quem tem um resultado acima dessa marca, tem a possibilidade de conseguir a bolsa de estudos.

Porém, isso não é uma certeza até a divulgação do resultado, pois ela pode mudar a todo momento conforme os dias e novas inscrições de estudantes.

Para fazer parte da seleção com a nota de corte do Prouni, você necessita ter obtido, pelo menos, 450 pontos em todas as disciplinas da avaliação do Enem e não ter zerado a prova de redação.

Contudo, 450 pontos pode não ser suficiente para ingressar na faculdade, a depender do curso escolhido. Existem, sim, áreas menos concorridas em que essa pontuação pode ser suficiente, porém, o processo seletivo para outros cursos, como Medicina, requer notas mais altas, podendo chegar a 800 pontos.

Muito diferente do que muitos imaginam, as notas de corte para Prouni não são uma competição para todos os estudantes que selecionaram a mesma graduação, independentemente do local. A disputa, na verdade, é limitada aos candidatos que têm os mesmos critérios de:

  • curso de graduação;
  • turno escolhido;
  • faculdade desejada;
  • quantidade de vagas;
  • modalidade de ensino;
  • tipo de concorrência (ampla ou cotas);
  • média geral do Enem dos outros candidatos.

Graças a essas variáveis, as notas de corte para o mesmo curso podem variar dentro da mesma instituição.

Como é calculada a nota de corte para Prouni?

A nota final do Enem é obtida a partir da média aritmética das provas nas disciplinas de:

  • Ciências da Natureza e suas Tecnologias;
  • Ciências Humanas e suas Tecnologias;
  • Linguagens, Códigos e suas Tecnologias;
  • Matemática e suas Tecnologias;
  • além da redação.

Todas as notas são somadas e divididas por cinco. Sabendo disso, como já destacamos, na nota de corte do Prouni existe a parcial para seleção. Entenda com mais detalhes a seguir.

Nota de corte do Prouni parcial

Durante o processo de inscrição no Prouni, acontece uma nota de corte parcial diariamente. Essa nota calcula a média do último candidato aceito até o momento, para o curso, turno, faculdade e modalidade de concorrência.

Você pode ver a nota de corte do Prouni no Portal de Acesso Único ao Ensino Superior, disponível após sua inscrição, para aumentar suas chances de sucesso. O programa oferece ao candidato a oportunidade de mudar de escolha quantas vezes desejar, desde que ainda esteja aberta a inscrição.

Se a nota exigida para aquela combinação de curso, turno e faculdade é superior à sua pontuação no Enem, uma boa alternativa é selecionar outra com nota de corte menor, melhorando suas chances de sucesso.

Tour pela prova do Enem

Quais os cursos menos concorridos no Prouni?

Entre as áreas com exigência de menor nota de corte no Prouni estão:

É difícil conseguir vaga no Prouni?

Como se sabe, o acesso a determinado curso pelo Prouni é por meio da nota de corte: o menor resultado no Enem capaz de garantir uma vaga em um específico curso, turno, faculdade e tipo de competição. Logo, a dificuldade ou não vai depender muito desses fatores e escolhas.

Imaginemos que existem 30 oportunidades de ingresso para o curso de Administração de uma faculdade. Ao todo, 100 candidatos se inscreveram, contudo, apenas os 30 melhores colocados no Enem foram selecionados.

O estudante que obteve a melhor colocação alcançou 800 pontos, enquanto o último classificado obteve 600 pontos. Dessa forma, a pontuação de corte foi de 600, em que aqueles que pontuaram acima disso entraram e os que pontuaram abaixo disso não tiveram sorte.

Quais as alternativas de bolsa ao Prouni?

Se você não obteve êxito na primeira ou segunda convocação do Prouni, não desanime! Fique por dentro das vagas remanescentes deste programa, pois podem ser o seu caminho para a realização de seu sonho de conseguir uma bolsa de estudos.

Inclusive, se quiser encontrar bolsas de estudo, dê uma olhada no portal da Vestibulares, que oferece muitas possibilidades e faculdades parceiras, seja presencial, seja online! Além disso, existem diferentes opções destinadas a atender aos estudantes. Confira quais são essas alternativas!

Bolsas institucionais

Muitas faculdades oferecem bolsas próprias para seus alunos, com critérios que normalmente englobam fatores sociais, além de um alto desempenho nos vestibulares. Ou então, acerto de uma porcentagem significativa nas questões desses exames, bem como uma boa nota no Enem.

Bolsas oferecidas por convênio ou empresas

Se você já está no mercado de trabalho, verifique se a companhia onde você trabalha firmou parcerias com instituições de ensino superior. É comum que muitas faculdades tenham acordos com empresas que podem ofertar bolsas parciais ou mesmo integrais para seus colaboradores.

Essa é uma ótima oportunidade para você unir o útil ao agradável, adquirindo conhecimentos que sejam específicos à sua área de atuação.

Para aqueles que não trabalham em uma empresa que ofereça o benefício de bolsas de estudo ou descontos para estudantes, mas têm um membro da família que o faz, existem alguns acordos entre empresas e faculdades que alargam essa concessão. Os parentes próximos, como cônjuges e filhos, podem usufruir dessa vantagem.

E aí? Tudo pronto para usar sua nota no Prouni?

A nota de corte do Prouni é desafiadora, no entanto, saiba que existem inúmeras oportunidades de bolsas. Não desista, explore os benefícios e não hesite em se candidatar para uma dessas chances.

Quer conhecer as outras possibilidades? Inscreva-se agora mesmo no vestibular online, encontrando o curso e a instituição que melhor se adaptem aos seus objetivos. Transforme o seu futuro!

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 4.4 / 5. Número de votos: 35

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Lamentamos que este post não tenha sido útil para você!

Vamos melhorar este post!

Diga-nos, como podemos melhorar este post?

Dê mais um passo na direção do Vestibular dos seus sonhos!

Assine nossa Newsletter e receba nossos artigos em primeira mão!

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.
Oops! Invalid captcha, please check if the captcha is correct.
Artigos relacionados