Um dos conceitos mais importantes na hora de estudar Física clássica é o movimento.
De modo geral, existem vários tipos de movimento importantes para o estudo da dinâmica. Neste post, vamos explicar o que são os movimentos variados e como estudar o tema para o Enem. Confira!
O que são os movimentos variados?
Nos movimentos variados, durante o percurso, existe uma mudança em sua velocidade ou direção. Isso só é possível pela ação de uma força, seguindo a segunda Lei de Newton.
Sempre que o corpo ganha ou perde velocidade enquanto se movimenta em linha reta, com uma aceleração constante, há o movimento retilíneo uniformemente variado. Esse tipo de movimento é simples de entender e é descrito facilmente com as equações horárias da dinâmica.
Contudo, o corpo pode manter sua velocidade e, mesmo assim, estar em um movimento variado. Quando a trajetória do corpo muda, fazendo uma curva, por exemplo, temos a variação da direção do movimento causado por uma força.
Movimentos circulares e balísticos também entram no caso de movimentos variados. Existem dois tipos de movimentos circulares: o uniforme (MCU) e o uniformemente variado (MCUV). Ambos são descritos com facilidade por equações.
O movimento circular uniforme consiste na manutenção da velocidade angular do corpo, ou seja, a única aceleração atuante é a centrípeta, que muda a direção do vetor velocidade do corpo. Já no movimento circular uniformemente variado, aparece uma segunda aceleração, responsável por variar a velocidade tangencial do corpo.
Existem ainda os conceitos de movimento acelerado e retardado. No primeiro caso, o corpo tem uma aceleração maior que zero, enquanto, no segundo, a aceleração é negativa.
Em qual matéria o movimento variado está inserido?
O estudo de movimentos variados é feito pela Física, na disciplina de dinâmica. No Enem, questões sobre o tema são encontradas no caderno de Ciências da Natureza e suas Tecnologias.
Quais são os exemplos práticos de sua aplicação?
Existem diversos exemplos da aplicação de movimentos variados no dia a dia. Os principais são:
- um atleta percorrendo um percurso, saindo do repouso;
- o movimento de uma bola de basquete até a cesta;
- um carro de corrida fazendo uma curva;
- o cair de uma gota de chuva.
Como estudar movimentos variados para o Enem e vestibulares?
Fazer resumos e mapas mentais da parte conceitual da matéria, além de ter uma folha organizada com as equações de Física são as melhores maneiras de se preparar para resolver questões do Enem e de outros vestibulares. Com isso, você poderá entender como o assunto é cobrado em provas.
Pensando nisso, separamos um exercício com gabarito comentado para você:
(Enem 202O) Os acidentes de trânsito são causados geralmente por excesso de velocidade. Em zonas urbanas no Brasil, o limite de velocidade normalmente adotado é de 60 km h-1. Uma alternativa para diminuir o número de acidentes seria reduzir esse limite de velocidade.
Considere uma pista seca em bom estado, onde um carro é capaz de frear com uma desaceleração constante de 5 m s−2 e que o limite de velocidade reduza de 60 km h−1 para 50 km h−1.
Nessas condições, a distância necessária para a frenagem desde a velocidade limite até a parada completa do veículo será reduzida em um valor mais próximo de
Alternativas
a) 1 m.
b) 9 m.
c) 15 m.
d) 19 m.
e) 38 m.
A resposta correta é a letra B. O primeiro passo para resolver a questão é passar as velocidades dadas de quilômetros por hora para metros por segundo. Assim, as relações aproximadas 60 km/h = 17 m/s e 50 km/h = 14 m/s surgem.
Colocando as duas na fórmula Vf²=V02-2ad, obteremos que a distância de frenagem para o carro a 60 km/h é de 28,9 m, e a distância de frenagem para o carro a 50 km/h é de 19,6 m. Logo, a distância aproximada de frenagem será de 9 m.
Agora é a sua vez!
Agora que já sabe o que são movimentos variados e a sua importância, lembre-se de reservar um tempo para estudar o assunto para o Enem e provas para entrar na faculdade. Com isso, você fica mais próximo de conquistar a tão sonhada vaga no ensino superior!
Gostou do conteúdo e quer investir no seu futuro? Então, inscreva-se no vestibular online de uma de nossas instituições parceiras!