Quais matérias vão cair no Exame Enem 2023?

Celular com tela do Enem em cima de prova

O Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) é uma das avaliações mais importantes no cenário educacional brasileiro. Milhões de estudantes em todo o país, aguardam ansiosamente a divulgação das matérias que serão abordadas nas provas, pois o conteúdo cobrado no exame desempenha um papel crucial na preparação e no planejamento dos estudos. 

A cada edição do exame, surgem especulações e expectativas sobre qual conteúdo será contemplado, levando em consideração a relevância dos temas e as tendências educacionais. Neste artigo, exploraremos as possíveis matérias cobradas no Enem 2023, destacando a importância da diversidade de conhecimentos e habilidades exigidas para o Enem para obter um desempenho sólido na prova.

O que vai cair no Enem 2023?

Em todas as edições do Enem, o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), responsável pela aplicação do exame, divulga o conteúdo programático detalhado para cada área do conhecimento. Esse material é chamado de Matriz de Referência, documento oficial do Ministério da Educação (MEC) e do Inep, e é divulgado junto ao edital.

Frente da sede do Inep
O Inep é o órgão responsável por definir o que cai no Enem e aplicar o exame

O que caiu nos anos anteriores?

As provas anteriores do Enem abrangem um vasto e diversificado conjunto de temas. Esse exame costuma abordar uma ampla gama de conhecimentos em suas diferentes áreas do conhecimento, tais como:

  • Ciências da Natureza e suas Tecnologias: Questões recorrentes no Enem sobre Física, Química e Biologia, muitas vezes relacionadas a fenômenos naturais, processos químicos, ecologia e saúde.
  • Ciências Humanas e suas Tecnologias: Temas de História, Geografia, Filosofia e Sociologia que exploram eventos históricos, questões socioeconômicas, políticas e culturais.
  • Linguagens, Códigos e suas Tecnologias: Questões de Língua Portuguesa, Literatura, Língua Estrangeira, Artes e Educação Física, frequentemente abordando interpretação de textos, gramática e linguagem.
  • Matemática e suas Tecnologias: Tópicos de Matemática, incluindo álgebra, geometria, estatística e cálculos, enfatizando a resolução de problemas matemáticos.

Os temas da redação do Enem nos últimos três anos foram os seguintes:

  • 2022: “Desafios para a valorização de comunidades e povos tradicionais no Brasil”.
  • 2021: “Invisibilidade e registro civil: garantia de acesso à cidadania no Brasil”.
  • 2020: “O estigma associado às doenças mentais na sociedade brasileira”.
Comunidade indígena em cerimônia
Em 2022, a redação abordou os povos tradicionais do Brasil

É importante observar que o Enem procura avaliar habilidades como análise crítica, interpretação, argumentação e resolução de problemas, em vez de apenas o conhecimento factual. Portanto, é fundamental que os estudantes desenvolvam habilidades de pensamento crítico e estejam preparados para abordar uma variedade de assuntos.

Para ter uma compreensão mais precisa do tipo de conteúdo que foi cobrado em anos anteriores, recomendo consultar provas e gabaritos de edições anteriores do Enem, que geralmente estão disponíveis no site oficial do Inep ou em outras fontes confiáveis de preparação para o exame.

Quem decide o que vai cair no Enem?

A definição do conteúdo que será abordado no Enem é realizada pelo Inep. Ele é responsável por desenvolver a matriz de referência, que é um documento que estabelece os conhecimentos, habilidades e competências que serão avaliados em cada área do conhecimento. A matriz de referência é baseada em diretrizes curriculares nacionais e é elaborada em colaboração com especialistas e professores de Ensino Médio de diferentes áreas.

Qual a previsão para 2023?

A previsão para o conteúdo do Enem 2023 é de que sejam abordados os tópicos presentes na Matriz de Referência do exame, que se mantém inalterada desde 2009. Essa matriz é abrangente e engloba praticamente todos os assuntos que vão cair no Enem e são estudados durante o ensino médio. Por isso, busque estudar e praticar através das provas de edições passadas para conseguir se aplicar nas universidades que você deseja.

Como a prova do Enem é dividida?

A prova do Enem é dividida em quatro áreas do conhecimento, além da redação. Cada uma dessas áreas apresenta questões específicas relacionadas aos conteúdos do Enem 2023 correspondentes. As áreas do conhecimento avaliadas no Enem 2023 são:

  • Ciências Humanas e suas Tecnologias;
  • Ciências da Natureza e suas Tecnologias;
  • Linguagens, Códigos e suas Tecnologias;
  • Matemática e suas Tecnologias.
Duas provas do Enem sendo a azul em cima da amarela
A prova do Enem é dividida em quatro áreas, como Linguagens, Códigos e suas Tecnologias

Além das quatro áreas do conhecimento, há a prova de redação, na qual os participantes devem desenvolver um texto dissertativo-argumentativo sobre um tema proposto. A redação é avaliada com base em critérios como coerência, coesão, argumentação e domínio da norma culta da língua.

Por fim, as provas do Enem são aplicadas em dois dias consecutivos, com um total de 180 questões objetivas (45 questões para cada área) e a redação. A divisão das questões por área e a aplicação da redação no ENEM têm o propósito de avaliar a formação integral dos estudantes e suas habilidades em diferentes campos do conhecimento.

O que acontece em cada dia de Prova do Enem?

O Enem é realizado em dois dias consecutivos, cada um com uma composição específica de provas. A seguir, veja como é dividido os dias de provas e as áreas de conhecimento em cada dia de prova:

Primeiro dia os portões abrem às 12h e fecham às 13h, iniciando a prova às 13h30 e finalizando às 19h, contando com uma duração de 5 horas e 30 minutos totais.

  • Redação;
  • Linguagens, Códigos e suas Tecnologias;
  • Ciências Humanas e suas Tecnologias.

Segundo dia os portões também abrem às 12h e fecham às 13h, iniciando a prova às 13h30 e finalizando às 18h30, contando com um total de 5 horas de duração.

  • Matemática e suas Tecnologias;
  • Ciências da Natureza e suas Tecnologias.

Os participantes têm um tempo determinado para realizar cada uma das provas em cada dia. Além disso, é importante lembrar que, antes de iniciar as provas, há orientações sobre as regras do exame e os procedimentos a serem seguidos.

A realização do Enem em dois dias permite abranger uma ampla gama de conhecimentos e habilidades, refletindo a proposta de avaliar a formação integral dos estudantes do ensino médio.

Estudante marcando gabarito com lápis
No dia da prova, é importante ter atenção às regras e procedimentos do exame

Quais matérias do ensino médio caem na prova?

A prova do Enem abrange uma variedade de matérias ensinadas ao longo do ensino médio. As principais áreas do conhecimento ensinadas no colegial e avaliadas no Enem contam com:

  • Linguagens, Códigos e suas Tecnologias: Compreende Língua Portuguesa, Literatura, Língua Estrangeira (Inglês ou Espanhol), Artes e Educação Física. Questões de interpretação de textos, gramática, análise linguística e conhecimento cultural são abordadas.
  • Matemática e suas Tecnologias: Inclui tópicos de Matemática como álgebra, geometria, estatística e cálculos. Habilidades de resolução de problemas e raciocínio lógico são testadas.
  • Ciências Humanas e suas Tecnologias: Abrange História, Geografia, Filosofia e Sociologia. Questões relacionadas a eventos históricos, processos sociais, questões geopolíticas e filosofia são incluídas.
  • Ciências da Natureza e suas Tecnologias: Envolve Física, Química e Biologia. A prova explora a compreensão de fenômenos naturais, processos químicos e princípios científicos.
  • Redação: Os participantes devem desenvolver um texto dissertativo-argumentativo sobre um tema proposto.
Professor dando aula de Geografia com mapa
Geografia é uma das matérias que caem em Ciências Humanas e suas Tecnologias

O que vai cair na Redação do Enem em 2023?

O tema da redação do ENEM é mantido em sigilo até o dia da prova, quando os participantes recebem o enunciado e têm a oportunidade de desenvolver um texto dissertativo-argumentativo sobre o assunto proposto. No entanto, a redação do Enem costuma abordar questões relevantes e atuais da sociedade, cultura, ciência e outros campos do conhecimento. Algumas das especulações são:

  • Impactos da pandemia na educação;
  • Violência doméstica contra crianças;
  • Importância do voto no exercício da democracia;
  • Crescimento econômico pós-pandemia;
  • Valorização do trabalho docente;
  • Educação alimentar e seus desafios na contemporaneidade brasileira;
  • Sub-representação feminina na política;
  • Turismo sustentável;
  • Desafios da saúde pública frente à queda de vacinação infantil.
Professora dando aula para crianças
Na redação de 2023, é possível cair temas como a valorização do trabalho docente

Quem decide o tema da redação do Enem?

O tema da redação do Enem é escolhido por especialistas designados pelo Inep, órgão vinculado ao MEC. O processo ocorre de maneira confidencial, mas todas as redações abordam aspectos relacionados à esfera social, científica, cultural ou política.

Como é decidido o tema da redação do Enem?

O processo de seleção do tema da redação do Enem envolve um cuidadoso planejamento por parte do Inep. O tema da redação é geralmente decidido com base nos seguintes aspectos:

  • Relevância Social: O tema da redação é escolhido de maneira a abordar questões relevantes e atuais da sociedade, cultura, ciência ou outros campos do conhecimento. Geralmente, são escolhidos temas que têm impacto direto na vida dos estudantes e da sociedade como um todo.
  • Neutralidade e Diversidade de Abordagens: O Inep busca temas que sejam amplos o suficiente para permitir diferentes perspectivas e abordagens. Isso garante que os estudantes possam desenvolver argumentos consistentes e apresentar pontos de vista diversos sobre o assunto.
  • Alinhamento com os Objetivos Educacionais: O tema da redação deve estar alinhado com os objetivos educacionais do Enem, que incluem avaliar a capacidade dos estudantes de compreender, analisar e argumentar sobre temas relevantes, bem como verificar a habilidade de expressão escrita e a observância da norma culta da língua.
  • Ampla Consulta e Revisão: O processo de seleção do tema envolve consultas a especialistas, educadores, professores e profissionais de diferentes áreas, garantindo que o tema seja abordado de maneira adequada e relevante.

O Inep tem o compromisso de selecionar temas que promovam a reflexão, o pensamento crítico e a capacidade de expressão escrita dos estudantes. Portanto, é importante que os participantes estejam preparados para abordar uma variedade de tópicos e desenvolver argumentos consistentes e bem fundamentados.

Estudantes fazendo prova em sala de aula
O tema da redação exige o pensamento crítico e a expressão escrita do aluno

O que caiu na redação do Enem no ano anterior?

O tema da redação do Enem do ano passado, em 2022, foi “Desafios para a valorização de comunidades e povos tradicionais no Brasil”. Esse foi um tema muito comemorado por parte dos candidatos que estavam atualizados com os acontecimentos do momento. Por isso, não deixe de se manter atualizado com o mundo neste período que precede a prova do Enem 2023.

Como estudar para a redação no Enem 2023?

“Uma redação bem elaborada não apenas reflete o domínio da língua, mas também revela a capacidade do estudante de articular ideias e argumentos de maneira clara e persuasiva, contribuindo assim para uma sociedade mais informada e crítica.” – Inep

Preparar-se adequadamente para a redação do Enem exige uma abordagem estratégica e prática. Aqui estão algumas dicas sobre como estudar e se preparar para a redação no Enem 2023:

  • Conheça os critérios de avaliação: Geralmente incluem aspectos como domínio do tema, argumentação, coesão textual, proposta de intervenção e domínio da norma culta da língua. Isso ajudará você a entender quais elementos são importantes na construção do seu texto.
  • Leia e analise modelos de redação: Estude exemplos de redações que obtiveram boas pontuações em edições anteriores do Enem. Analise como os autores estruturaram seus argumentos e como desenvolveram suas ideias.
  • Pratique a escrita regularmente: Reserve um tempo para escrever regularmente sobre diferentes temas. Isso ajudará a aprimorar suas habilidades de escrita, organização de ideias e argumentação.
  • Leia diferentes textos: A leitura é fundamental para enriquecer seu vocabulário, melhorar sua compreensão textual e ampliar seu repertório de exemplos e argumentos.
  • Pratique a estrutura Dissertativa-Argumentativa: A redação do Enem segue a estrutura dissertativo-argumentativa. Treine a elaboração de introduções que apresentem uma tese clara, desenvolva argumentos sólidos e apresente uma conclusão que retome os principais pontos abordados.
  • Esteja atualizado: Fique informado sobre questões sociais, culturais, políticas e científicas relevantes. A redação do Enem frequentemente aborda temas da atualidade, então estar atualizado permitirá que você desenvolva argumentos relevantes e atuais.
  • Treine a gestão do tempo: Durante o exame, é essencial gerenciar bem o tempo para completar a redação e responder às demais questões. Pratique escrever textos dentro do limite de tempo estabelecido para a prova.
Jovem garoto lendo livro sentado em janela
É importante ler diferentes conteúdos para ampliar o repertório de argumentos da redação

O que vai cair em Ciências da Natureza no Enem em 2023?

A área do conhecimento das Ciências da Natureza que aborda as matérias de Química, Física e Biologia vai contar com conteúdos já vistos durante o seu ensino médio. Além das especificações trazidas na Matriz de Referência, alguns dos conteúdos que se pode esperar cair em Ciências da Natureza para a prova do Enem em 2023 são o seguinte:

Tour pela prova do Enem
  • Termodinâmica;
  • Meio ambiente;
  • Leis da física;
  • Físico-química;
  • Mecânica;
  • Humanidade;
  • Citologia;
  • Genética;
  • Química orgânica;
  • Eletricidade;
  • Histologia e fisiologia;
  • Óptica.
Recipientes com líquidos e modelo de átomos em fundo preto
Conteúdos como Química Orgânica são um dos temas da prova

Como é decidido o que entra em Ciências da Natureza no Enem?

A definição do conteúdo que entra na prova de Ciências da Natureza do Enem é baseada em uma série de critérios e diretrizes estabelecidos pelo Inep, responsável pelo exame. Por mais que essa decisão não seja clara, essas são algumas informações gerais sobre como o conteúdo é geralmente decidido:

  • Matriz de Referência: Essa matriz define os objetivos e habilidades que os estudantes devem demonstrar em cada disciplina. Ela serve como um guia para a seleção dos conteúdos que serão abordados na prova.
  • Contribuição de especialistas: O Inep consulta especialistas, educadores, professores e profissionais das áreas para garantir que o conteúdo avaliado seja relevante, atual e representativo dos conhecimentos essenciais adquiridos no ensino médio.
  • Alinhamento com o currículo: O conteúdo selecionado geralmente está alinhado com o que é ensinado nos currículos escolares de ensino médio em todo o país. O objetivo é avaliar a capacidade dos estudantes de aplicar os conhecimentos adquiridos em sala de aula.
  • Relevância e atualidade: O conteúdo escolhido geralmente reflete questões relevantes e atuais em cada área do conhecimento. Isso permite que os estudantes apliquem seus conhecimentos a situações do mundo real.

Quem decide as perguntas sobre Ciências da Natureza no Enem?

Como mencionado logo acima, o Inep faz uso de consultas com especialistas e educadores da área para fazer a seleção de perguntas que serão cobradas na prova do Enem. Assim, ele garante que as escolhas sejam relevantes e condizentes com os temas que são trabalhados dentro da sala de aula.

O que caiu em Ciências da Natureza no Enem no ano anterior?

Na prova de Ciências da Natureza no Enem 2022, do ano anterior, houveram destaque para dois temas de muita relevância, são eles: combustíveis e doenças. O primeiro citado apareceu por meio do tema de placas fotovoltaicas, produção de etanol e redução do consumo de energia, além dos acidentes nucleares de Chernobyl e Fukushima.

O segundo tema, trazia diversos aspectos relacionados a algumas enfermidades, principalmente por causa do período pós pandêmico no qual vivemos. Sendo assim, apareceram questões relacionadas a pandemia do Covid-19, a Dengue e também perguntas relacionadas à Doença de Chagas.

Vista aérea da usina de Chernobyl
O acidente nuclear de Chernobyl foi um dos temas de 2022

Como estudar Ciências da Natureza para o Enem 2023?

Estudar Ciências da Natureza para o Enem 2023 requer uma abordagem estratégica e abrangente, considerando os diversos tópicos de Física, Química e Biologia que podem ser abordados na prova. Por isso, procure fazer uma revisão nos principais assuntos trabalhados e revisados durante o seu último ano do Ensino Médio. Porém, não se esqueça de consultar a Matriz de Referência do Inep e se orientar com as competências que serão cobradas.

O que vai vir em Ciências Humanas no Enem em 2023?

A área do conhecimento das Ciências Humanas prevista na prova do Enem abrange tópicos de disciplinas como História, Filosofia, Geografia e Sociologia, além de abordar conhecimentos gerais relacionados a essas matérias. Com base em provas anteriores, alguns dos temas que os estudantes podem explorar, destacam-se:

  • Idade Contemporânea;
  • Geografia agrária;
  • Ética;
  • Mundo do trabalho;
  • Cartografia;
  • História do Brasil;
  • Ideologia;
  • Geopolítica;
  • Idade Moderna;
  • Meio ambiente;
  • Globalização;
  • Democracia e cidadania;
  • Brasil Colônia;
  • Revolução Industrial.
Globo terrestre com livros ao lado
Globalização é um tema que pode aparecer no Enem 2023

Como é decidido o que cai em Ciências Humanas no Enem?

O conteúdo da prova de Ciências Humanas no Enem é decidido com base em alguns critérios do Inep, o órgão responsável e superior na aplicação das provas. Apesar de não haver muita transparência em como de fato essa decisão ocorre, o que se sabe é que eles buscam manter os conteúdos alinhados com a relevância para a atualidade e alinhado com o que é ensinado nos currículos escolares.

Caso você deseje estar por dentro do que vai cair em Ciências Humanas no Enem 2023, não deixe de acessar o documento disponibilizado pelo Inep que trata das competências que serão abordadas nas provas. Esse documento é chamado de Matriz de Referência e foi disponibilizado juntamente com o edital do Enem.

Quem decide as perguntas sobre Ciências Humanas no Enem?

O Inep busca orientação de especialistas, educadores, professores e profissionais da área de Ciências Humanas para decidir as perguntas que serão utilizadas nas provas. Dessa forma, é possível assegurar que o conteúdo avaliado seja pertinente, contemporâneo e abarque os conhecimentos fundamentais adquiridos durante o ensino médio.

O que caiu em Ciências Humanas no Enem no ano anterior?

A prova de Ciências Humanas do Enem 2022 contou com a presença de diversos conteúdos que são comuns em todas as edições, todos vistos durante o ensino médio. No entanto, alguns que podemos dizer que é sempre certo de aparecer nas provas são: História do Brasil (ditadura), Movimentos Sociais, Revolução Russa e Industrial, Impactos ambientais, Crescimento populacional, dentre outros.

Mulheres trabalhando em fábrica têxtil
A Revolução Industrial foi um dos temas em 2022

Como estudar Ciências Humanas para o Enem 2023?

A melhor forma de estudar Ciências Humanas para o Enem 2023 é se baseando no conteúdo que foi revisado no seu último ano do colegial e buscar a matriz de referência publicada pelo Inep. Além disso, uma excelente forma de você estudar para este exame é buscando as provas das edições anteriores e ir fazendo aos poucos, tirando suas dúvidas.

O que cairá sobre Linguagens no Enem em 2023?

Além da redação, essa área do conhecimento do exame apresenta questões relacionadas aos campos da Língua Portuguesa, Língua Estrangeira, Educação Física, Arte e Literatura. Normalmente, os conteúdos que são mais frequentes abordados nas perguntas incluem:

  • Compreensão e interpretação de textos;
  • Análise de discurso;
  • Leitura e expressões artísticas;
  • Movimentos artísticos e literários;
  • Alguns esportes;
  • Habilidade lexical;
  • Entendimento textual;
  • Variedade de gêneros textuais.

Como é decidido o que cai em Linguagens no Enem?

Assim como nas outras áreas, o Inep decide os conteúdos que vão cair em cada área do conhecimento da prova do Enem, assim como em Linguagens e suas Tecnologias com base em alguns critérios. No entanto, o conhecimento que se tem sobre isso é que eles buscam estar atualizados e alinhados com o currículo do assuntos que são passados no Ensino Médio do Brasil.

Quem decide as perguntas sobre Linguagens no Enem?

A decisão das perguntas sobre Linguagens no Enem e em todas as outras áreas do conhecimento, se dá através de uma equipe que é reunida pelo Inep, órgão responsável pelo exame. Essa equipe é composta por professores, educadores qualificados que vão garantir que as questões estejam de acordo com o currículo dos assuntos vistos no Ensino Médio e sejam relevantes para a atualidade.

O que caiu em Linguagens no Enem no ano anterior?

A prova de Linguagens do Enem anterior, em 2022, contou com os assuntos que são comumente trabalhados em todas as edições, são eles:

  • Interpretação de texto;
  • Norma culta e popular;
  • Gêneros textuais;
  • Figuras de linguagem;
  • Funções da linguagem;
  • Literatura;
  • Vanguardas europeias;
  • Outros.
Estante de livros em biblioteca
Literatura é um tema constante na prova de Linguagens

Como estudar Linguagens para o Enem 2023?

A melhor forma de estudar para a prova de Linguagens do Enem 2023 é buscando revisar os assuntos mais trabalhados e revisados no seu último ano do ensino médio, além de procurar ler mais. Além disso, você pode buscar tutores particulares que vão te ajudar a estudar ou buscar por cursos online, assim como o Stoodi disponibiliza.

O que vai cair em Matemática no Enem em 2023?

A prova de Matemática no exame vai contar com os assuntos relevantes para o Enem e que são mais trabalhados no seu Ensino Médio e revisados em seu último ano do colegial. Com base em exames anteriores, os conteúdos que vão estar presentes na prova de Matemática no Enem 2023 será:

  • Geometria;
  • Aritmética;
  • Escala, razão e proporção;
  • Funções;
  • Porcentagem;
  • Gráficos e tabelas;
  • Probabilidade.

Como é decidido o que cai em Matemática no Enem?

A definição do que cai na prova de Matemática do Enem envolve um processo coordenado pelo Inep, baseado em critérios que visam avaliar as competências e habilidades dos estudantes de maneira abrangente e alinhada aos objetivos educacionais.

Quem decide as perguntas sobre Matemática no Enem?

A decisão das perguntas que caem na prova de Matemática no Enem ocorre pelo agrupamento feito pelo Inep de profissionais e educadores que são especialistas em cada área do conhecimento. Esses profissionais buscam escolher questões que estejam alinhadas com o currículo do ensino médio e questões que sejam relevantes para a atualidade e conhecimento do aluno.

O que caiu em Matemática no Enem no ano anterior?

Em Matemática, a prova do Enem do ano passado, que ocorreu em 2022, contou com as questões das seguintes áreas de conhecimento: 

  • Área, volume e perímetros;
  • Análise combinatória;
  • Progressão aritmética e geométrica;
  • Funções E Equações de 1° e 2° graus;
  • Grandezas proporcionais;
  • Seno, cosseno e tangente;
  • Probabilidade;
  • Metro cúbico;
  • Porcentagem;
  • Trigonometria;
  • Estatística.
Caderno de matemática com matéria de trigonometria
Trigonometria é um tópico que caiu no Enem e você precisa saber

Como estudar Matemática para o Enem 2023?

Para estudar Matemática para o Enem 2023 não tem como fugir da prática, resolvendo questões anteriores. Busque por provas antigas do Enem e resolva as questões esperadas do Enem como se fossem um simulado, até para você testar o tempo que você terá para concluí-la. No entanto, se você sentir que precisa de uma ajuda extra, não deixe de buscar um profissional qualificado ou um curso online para te auxiliar.

Como estudar as matérias do Enem 2023?

Estudar para o Enem 2023 requer uma abordagem estratégica e eficaz para abranger as diferentes matérias obrigatórias do Enem que são avaliadas. Aqui estão algumas dicas mais gerais que vão te ajudar a se preparar para estudar todas as matérias de uma maneira mais eficiente, seja estudando sozinho ou com o auxílio de algum curso:

  • Conheça a Matriz de Referência: Consulte a matriz de referência do ENEM, disponível no edital do exame, para entender os tópicos e habilidades avaliados em cada área do conhecimento. Isso ajuda a direcionar seus estudos.
  • Crie um cronograma: Organize um cronograma de estudo que distribua o tempo de forma equilibrada entre todas as matérias essenciais do Enem. Reserve mais tempo para áreas em que você tem mais dificuldades.
  • Material de estudo: Utilize livros didáticos, materiais online, videoaulas e recursos educacionais para aprofundar seu conhecimento em cada disciplina. Escolha fontes confiáveis e atualizadas.
  • Estabeleça metas: Defina metas diárias ou semanais para o que você deseja estudar em cada matéria. Isso ajuda a manter o foco e o progresso constante.
  • Pratique com questões: Faça exercícios e questões de provas anteriores do Enem para praticar a aplicação dos conhecimentos e se familiarizar com o formato das perguntas.
  • Assista aulões: Alguns colégios, cursinhos e até mesmo a Secretaria de Educação promovem aulões, muitas vezes públicos ou com uma doação como forma de ingresso, que são excelentes para você participar e revisar alguns conteúdos.
Pessoa grifando calendário com marca-texto
O cronograma ajuda você a distribuir o tempo de estudo e repassar matérias de forma objetiva

Estudar sozinho para o Enem

A melhor coisa que você pode fazer para estudar sozinho para o Enem 2023 é fazer um bom planejamento de estudos e criar a melhor rotina para você. É importante se comprometer com horário, criar metas e praticar bastantes questões que já caíram nas provas anteriores do Enem. Afinal, na hora que o Sisu (Sistema de Seleção Unificada) abrir ou o ProUni (Programa Universidade para Todos) estiver disponível, você quer garantir uma boa nota, não é mesmo?

Além disso, tem muitas pessoas que compram cursos online, onde você estudará sozinho, mas terá uma orientação e aulas para acompanhar. Essa pode ser uma excelente estratégia para você e existem diversos cursos online com preços mais acessíveis, como, por exemplo, o curso que a Stoodi oferece!

Fazer um cursinho preparatório para o Enem 2023

Optar por fazer um cursinho pré-vestibular preparatório para o ENEM 2023 pode ser uma excelente estratégia para maximizar seus estudos e aumentar suas chances de obter um bom desempenho no exame. Aqui estão alguns benefícios e considerações que você deve observar ao escolher um colégio preparatório ou plataforma de estudos para o Enem:

  • Estrutura e organização: Cursinhos preparatórios oferecem um cronograma estruturado de estudos, que pode ajudar a otimizar seu tempo e garantir que você cubra todos os tópicos importantes do Enem.
  • Aulas especializadas: Professores experientes e especializados nas diferentes disciplinas avaliadas no Enem podem fornecer explicações claras, tirar dúvidas e compartilhar estratégias específicas para cada área do conhecimento.
  • Material didático: A maioria dos cursinhos oferece material didático elaborado e direcionado para o Enem, incluindo apostilas, exercícios e simulados.

Veja também: confira como conseguir desconto na Anhanguera depois que a nota do Enem sair!

Perguntas frequentes

Como vai ser a prova do Enem 2023?

As duas provas do Enem 2023 vão ocorrer nos dias 05 e 12 de novembro, em dois domingos seguidos. Cada dia será aplicada uma prova, sendo o primeiro dia a prova de Redação, Linguagens e códigos e Ciências Humanas, e no segundo dia as provas de Ciências da Natureza e Matemática.

Quantas questões terá o Enem 2023?

O Enem 2023 conta com um total de 180 questões mais uma redação. Eles são divididos da seguinte forma:

* Linguagens e códigos: 45 questões;
* Ciências Humanas: 45 questões;
* Ciências da Natureza: 45 questões;
* Matemática: 45 questões.

Quando sai o tema da redação do Enem 2023?

O tema da redação do Enem 2023 só fica disponível para o candidato no dia da prova. O tema é sigiloso e o seu acesso fica restrito até o dia de aplicação do exame, no dia 05 de novembro.

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 3 / 5. Número de votos: 5

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Lamentamos que este post não tenha sido útil para você!

Vamos melhorar este post!

Diga-nos, como podemos melhorar este post?

Dê mais um passo na direção do Vestibular dos seus sonhos!

Assine nossa Newsletter e receba nossos artigos em primeira mão!

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.
Oops! Invalid captcha, please check if the captcha is correct.
Artigos relacionados