As provas de Geografia do Enem e vestibulares sempre abordam várias questões sobre meio ambiente e equilíbrio da natureza. Afinal, são assuntos bastante relevantes para a vida no planeta. E um tópico muito comum, que poderia ser cobrado no exame, é matéria orgânica.
Veja aqui um pouco mais sobre o que é esse termo, suas principais características e como estudar o conteúdo para o Enem. Boa leitura!
O que é matéria orgânica?
A matéria orgânica é o resultado da decomposição de seres vivos, como animais e plantas. De modo geral, consiste nos componentes físicos e químicos que podem ser encontrados no solo, assim como na água.
Esse material é muito importante para a manutenção da vida no planeta. Isso porque a matéria orgânica é responsável pelo equilíbrio ecológico na natureza, já que serve de alimentos para muitos organismos.
Além disso, ela faz um tipo de “reciclagem” nos resíduos, transformando em adubo ou alimento todo o material orgânico que seria descartado.
Como ocorre a formação da matéria orgânica?
Alguns organismos são fundamentais para que a matéria orgânica tome forma. Logo, eles são conhecidos como decompositores, pois têm a capacidade de decompor os materiais, transformando-os. Os principais são:
- protozoários;
- bactérias;
- fungos.
Esses seres dependem da energia existente na decomposição da matéria orgânica para sobreviverem. Assim, cada um age de modo diferente sobre o material. Uma das suas principais funções é a decomposição de animais mortos e a produção de nutrientes.
Em qual matéria o assunto está inserido?
O tópico de matéria orgânica pode ser estudado na disciplina de Geografia. Questões desse tema são encontrados na prova de Ciências Humanas e suas Tecnologias no Enem.
Como estudar matéria orgânica para o Enem e vestibulares?
Para estudar matéria orgânica é muito importante se organizar. Para isso, escolha um local adequado e separe todos os materiais, como canetas, lápis, borracha e marcadores de texto.
Depois, leia toda a parte conceitual do conteúdo, destacando as partes mais importantes. Também vale a pena fazer um resumo e, por fim, praticar o que foi aprendido por meio de exercícios.
Qual é o exemplo prático de exercício que cai nas provas?
Agora, que tal conhecer um exercício sobre matéria orgânica que pode ser cobrado nos vestibulares? Confira a questão e a resolução!
Em uma cadeia alimentar, os decompositores garantem a ciclagem de nutrientes. Assinale os organismos que atuam na decomposição em um ecossistema.
a) Bactérias e protozoários
b) Fungos e protozoários
c) Bactérias, protozoários e fungos
d) Fungos e plantas
e) Bactérias e algas
A resposta correta é a letra C. Como mencionamos, alguns organismos (bactérias, protozoários e fungos) são muito importantes para a decomposição, o que gera a matéria orgânica.
Agora é com você!
Agora que já sabe o que é matéria orgânica e como ocorre a sua formação, saiba que é fundamental estudar o tema para se dar bem na prova do Enem e outros vestibulares. Por isso, leia a parte conceitual do conteúdo e faça resumos e exercícios para fixar todos os conceitos!
Gostou de saber o que é matéria orgânica e quer estudar em uma ótima faculdade? Então, inscreva-se agora mesmo em nosso vestibular online!
Perguntas Frequentes
A matéria orgânica se dá por meio da decomposição de seres vivos, como plantas e animais.
Ela é constituída por 3 componentes principais: húmus (matéria orgânica em avançado estágio de decomposição), resíduos frescos e biomassa viva de microrganismos.
A terra mais rica em matéria orgânica é a terra vegetal, também conhecida como terra preta.
Ela é composta por uma mistura de terra in natura enriquecida com matéria orgânica, sendo uma combinação completa e rica em nutrientes.
A matéria orgânica traz diversos benefícios para o solo.
Os principais são a fonte de nutrientes para as plantas, redução do processo de erosão, aumento da capacidade de troca de cátions com o solo, controle do pH do solo e maior qualidade dos alimentos.