O que é matéria e como estudar esse assunto em Física?

matéria

Com certeza, você já está ouvindo a palavra “matéria” todo dia enquanto se prepara para o vestibular. Tem bastante para ocupar todo o espaço na sua cabeça e criar peso no seu pensamento. Mas, quando se trata da Física, a matéria é algo diferente, mais um dos conceitos fundamentais que você precisa aprender para se sair melhor em sua prova.

Acompanhe o resumo e veja o que você precisa saber sobre esse conceito para o Enem 2022.

O que é matéria, do ponto de vista da Física?

Matéria é tudo aquilo que tem massa e volume, sendo a unidade fundamental de todos os objetos físicos. Tudo que você pode tocar ou sentir, como o ar, uma árvore, animais e você, são feitos de matéria.

Em contrapartida, tudo que não é matéria é chamado de energia. É o caso de luz, calor, radiação, etc. A energia ainda tem um efeito no universo, mas sem ter que ocupar espaço ou ter massa.

Ao longo da história, a Física tem tentado descobrir qual é a unidade fundamental da matéria. O primeiro grande palpite foi o átomo, tanto que seu nome significa “aquilo que não pode ser dividido”.

Porém, foram feitos experimentos que provaram não só que ele pode ser dividido, como também que existem diferentes tipos de partículas subatômicas: próton, nêutron e elétron.

Os cientistas ainda tentam quebrar essas partículas em pedaços menores para ver se há mais alguma coisa por trás que confere massa a elas. No dia a dia, esse tema é mais relacionado à Química, que estuda as interações entre as substâncias.

Como esse tema cai no vestibular?

Mesmo que esse seja um de suas definições principais, não é a mais cobrado na prova de Física no Enem. Na verdade, você vai encontrá-lo muito mais na prova de Química, em que se fala sobre as propriedades da matéria e como certas substâncias se comportam.

Tour pela prova do Enem

Ainda assim, é o tipo de coisa que você precisa entender antes de começar a estudar outros temas mais complexos. Confira aqui algumas questões para você se situar sobre a matéria.

(Enem 2022)

Para preparar o vinho de laranja, caldo de açúcar é misturado com suco de laranja, e a mistura é passada em panos para retenção das impurezas. O líquido resultante é armazenado em garrafões, que são tampados com rolhas de cortiça. Após oito dias de repouso, as rolhas são substituídas por cilindros de bambu e, finalmente, após dois meses em repouso ocorre novamente a troca dos cilindros de bambu pelas rolhas de cortiça.

RESENDE, D. R.; CASTRO, R. A.; PINHEIRO, P. C. O saber popular nas aulas de química: relato de experiência envolvendo a produção do vinho de laranja e sua interpretação no ensino médio. Química Nova na Escola, n. 3, ago. 2010 (adaptado).

Os processos físico e químico que ocorrem na fabricação dessa bebida são, respectivamente,

A – decantação e fervura.

B – filtração e decantação.

C – filtração e fermentação.

D – decantação e precipitação.

E – precipitação e fermentação.

A resposta correta é a letra C. O uso do pano faz com que o suco passe, mas as impurezas sejam filtradas, sendo removidas da mistura. Já o resto do processo envolve a modificação química da mistura ao longo do tempo, que é o processo de fermentação da substância, envolvido na produção de qualquer vinho.

(Enem 2022)

Para demonstrar os processos físicos de separação de componentes em misturas complexas, um professor de química apresentou para seus alunos uma mistura de limalha de ferro, areia, cloreto de sódio, bolinhas de isopor e grãos de feijão. Os componentes foram separados em etapas, na seguinte ordem:

matéria

Em qual etapa foi necessário adicionar água para dar sequência às separações?

A – 1

B – 2

C – 3

D – 4

E – 5

A resposta correta é a letra C. Flotação é adicionar um líquido de densidade menor que uma das substâncias da mistura, de modo que um dos componentes não se dissolva e flutue para a superfície. O isopor é o único componente nesse ponto da mistura que flutua e não se dissolve na água.

(Enem 2021)

Entre os materiais mais usados no nosso dia a dia destacam-se os plásticos, constituídos por polímeros. A consequência de seu amplo uso é a geração de resíduos, que necessitam de um destino final adequado em termos ambientais. Uma das alternativas tem sido a reciclagem, que deve respeitar as características dos polímeros que compõem o material. Esse processo envolve algumas etapas, como: separação do resíduo (catação), moagem, hidrólise, lavagem, secagem, pirólise e aquecimento (fusão).

SPINACÉ, M. A. S., PAOLI, M. A. D. Tecnologia de reciclagem de polímeros. Química Nova, n.1, 2005 (adaptado).

Quais das etapas citadas do processo de reciclagem são classificadas como métodos químicos?

A – Hidrólise e pirólise

B – Secagem e pirólise

C – Moagem e lavagem

D – Separação e hidrólise

E – Secagem e aquecimento

A resposta correta é a letra A. Processos químicos são aqueles que envolvem mudanças na matéria, com formação de novas ligações ou quebra das ligações já existentes. A hidrólise é a quebra de ligações através da ação da água, enquanto a pirólise é a quebra de ligações devido ao calor.

(Enem 2019)

Na perfuração de uma jazida petrolífera, a pressão dos gases faz com que o petróleo jorre. Ao se reduzir a pressão, o petróleo bruto para de jorrar e tem de ser bombeado. No entanto, junto com o petróleo também se encontram componentes mais densos, tais como água salgada, areia e argila, que devem ser removidos na primeira etapa do beneficiamento do petróleo.

A primeira etapa desse beneficiamento é a

A – decantação.

B – evaporação.

C – destilação.

D – floculação.

E – filtração.

A resposta correta é a letra A. A pista é quando a questão menciona que os outros componentes são mais densos que o petróleo. Quando a mistura fica parada por um tempo, os componentes mais densos se acumulam no fundo, permitindo a remoção do petróleo na parte de cima sem carregar a maior parte das impurezas.

Já entendeu a matéria? Então, tudo pronto para o vestibular!

Mesmo que o conteúdo sobre matéria não caia diretamente em alguma questão, saber os significados básicos da Física será muito importante na hora de entender as perguntas. E também, claro, se você fizer o seu curso de graduação em uma área relacionada.

Ainda quer mais uma ajudinha para garantir a sua vaga? Então, faça a sua inscrição no site Vestibulares. Você pode usar a sua nota no Enem para ingressar em uma de nossas faculdades parceiras!

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 4.8 / 5. Número de votos: 5

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Lamentamos que este post não tenha sido útil para você!

Vamos melhorar este post!

Diga-nos, como podemos melhorar este post?

Dê mais um passo na direção do Vestibular dos seus sonhos!

Assine nossa Newsletter e receba nossos artigos em primeira mão!

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.
Oops! Invalid captcha, please check if the captcha is correct.
Artigos relacionados