Nosso planeta é constituído de três camadas — a crosta, o manto terrestre e o núcleo. Cada uma apresenta características diferentes e são separadas pela temperatura, que se eleva de acordo com a aproximação do núcleo.
De modo geral, o manto é formado por profundidades que chegam a 2.900 km abaixo da Terra. Por apresentar características próprias, esse conceito é muito cobrado em diversos vestibulares e na prova do Enem. Por isso, neste post, preparamos um breve resumo sobre manto terrestre. Confira!
O que é o manto terrestre?
O manto terrestre corresponde à segunda camada da Terra. Localiza-se entre o núcleo e a crosta, com uma profundidade que vai de 30 km abaixo da crosta até 2.900 km e com temperaturas que chegam a 2.000°C.
Essa camada interfere diretamente na dinâmica interna do planeta. São eventos terrestres que sofrem com a interferência do tectonismo, vulcanismo e do manto. O magma proveniente do manto é lançado pelo vulcão em forma de lava.
Qual é a composição do manto terrestre?
O manto terrestre é formado por minerais e rochas como o magnésio e o silício. Essas substâncias, na parte superior, estão no estado pastoso. Assim, tem como função a movimentação das placas tectônicas e a elevação do magma até a superfície da Terra.
Já o manto inferior tem como composição os mesmos minerais e as rochas do manto superior, mas em estado líquido, por conta da alta temperatura presente no interior do planeta. A substância predominante do manto é o magma, que passa a se chamar lava quando atinge a superfície da Terra.
Como é dividido o manto terrestre?
O manto terrestre é dividido em duas partes, segundo o estado das rochas encontradas nessa porção intermediária do planeta, que sofrem com a temperatura elevada proveniente principalmente do núcleo da Terra. Veja as diferenças entre elas!
Manto inferior
As rochas do manto inferior apresentam uma característica líquida, por conta da elevada temperatura da camada debaixo, conhecida como núcleo.
Manto superior
As rochas do manto superior são pastosas, atuando como um substrato para a flutuação das placas tectônicas que formam a crosta terrestre. O magma é expulso por meio da concentração desse material presente no manto superior e, ao atingir a superfície, recebe o nome de lava.
Como estudar manto terrestre para o Enem e vestibulares?
Se você está em dúvida sobre como estudar o significado de manto terrestre para a prova do Enem, saiba que é muito importante se dedicar aos estudos e resolver vários exercícios sobre o assunto. Veja, a seguir, um exemplo de questão com resolução!
(PUCPR) – Os continentes com 35 km de espessura média apoiam-se sobre rochas plásticas deformáveis por pressão. As bacias oceânicas são placas de apenas 6 km aproximadamente de espessura, onde se formam, pela ação tectônica, as cordilheiras oceânicas. Considerando o comprimento do raio terrestre de quase 6.400 km, é muito fina a camada superficial da Terra onde se encontram continentes e oceanos. Essa camada chama-se:
a) descontinuidade de Mohorovicic.
b) crosta terrestre.
c) manto superior.
d) núcleo externo.
e) cromosfera.
A resposta correta é a letra B. Como vimos, o manto terrestre corresponde à segunda camada da terra, estando abaixo da crosta, onde se encontram os oceanos e continentes.
Estude manto terrestre!
Agora que já sabe a definição de manto terrestre, deu para ver ser importante se dedicar aos estudos dessa matéria para o Enem e vestibulares. Com isso, você fica mais próximo da tão sonhada aprovação!
Gostou do post e quer estudar em uma boa instituição de ensino? Então, inscreva-se em no vestibular online das nossas faculdades parceiras!
{“@context”:”https://schema.org”,”@type”:”FAQPage”,”mainEntity”:[{“@type”:”Question”,”name”:”O que é o manto terrestre?”,”acceptedAnswer”:{“@type”:”Answer”,”text”:”O manto terrestre corresponde à segunda camada da Terra. Localiza-se entre o núcleo e a crosta, com uma profundidade que vai de 30 km abaixo da crosta até 2.900 km e com temperaturas que chegam a 2.000°C.”}},{“@type”:”Question”,”name”:”Qual é a composição do manto terrestre?”,”acceptedAnswer”:{“@type”:”Answer”,”text”:”O manto terrestre é formado por minerais e rochas como o magnésio e o silício. Essas substâncias, na parte superior, estão no estado pastoso. Assim, tem como função a movimentação das placas tectônicas e a elevação do magma até a superfície da Terra.”}},{“@type”:”Question”,”name”:”Como é dividido o manto terrestre?”,”acceptedAnswer”:{“@type”:”Answer”,”text”:”O manto terrestre é dividido em duas partes, segundo o estado das rochas encontradas nessa porção intermediária do planeta, que sofrem com a temperatura elevada proveniente principalmente do núcleo da Terra. Veja as diferenças entre elas! Manto inferior: As rochas do manto inferior apresentam uma característica líquida, por conta da elevada temperatura da camada debaixo, conhecida como núcleo.”}},{“@type”:”Question”,”name”:”Como estudar manto terrestre para o Enem e vestibulares?”,”acceptedAnswer”:{“@type”:”Answer”,”text”:”Se você está em dúvida sobre como estudar o significado de manto terrestre para a prova do Enem, saiba que é muito importante se dedicar aos estudos e resolver vários exercícios sobre o assunto. Veja, a seguir, um exemplo de questão com resolução!”}}]}