Quem foi Luís Gama? Conheça a história desse abolicionista

Luís Gama

Algumas pessoas realmente entram para a História, desafiando todos os obstáculos e desafios e, até mesmo, correndo risco de vida. Um desses exemplos de dedicação e bravura é Luís Gama, abolicionista que deixou a sua marca na luta contra a escravidão no Brasil.

Infelizmente, muitos desconhecem o nome desse grande homem. Se esse é o seu caso, não se preocupe: nos próximos minutos, você saberá quem foi um dos primeiros e únicos intelectuais negros do Brasil Império, em uma época em que as pessoas negras eram vistas como mercadorias.

E então, vamos lá? Continue a leitura e saiba mais sobre Luís Gama!

Quem foi Luís Gama?

Luiz Gama foi um advogado e intelectual atuante no período da escravidão do Brasil. É tido como Patrono da Abolição da Escravidão no Brasil e considerado, por muitos, como o maior abolicionista da nossa nação.

Qual é o resumo da biografia de Luís Gama?

Nascido de mãe preta (escrava alforriada, ou seja, livre) e de pai branco, Gama viveu uma infância livre, porém repleta de dificuldades. Antes dos 10 anos, foi vendido como escravo pelo próprio pai, que se viu endividado devido ao vício em jogos de azar.

Permaneceu analfabeto até os 17 anos, quando aprendeu a escrever após se hospedar na casa de um estudante de Direito. Negociou a própria liberdade — com meios até então desconhecidos pela historiografia — e, pouco a pouco, conquistou boas vagas de emprego graças à sua inteligência e capacitação.

Um dos principais retratos do racismo no Brasil pôde ser observado quanto Luís Gama decidiu estudar direito na tradicional Faculdade do Largo de São Francisco, hoje pertencente à Universidade de São Paulo (USP).

Os alunos, no entanto, não permitiram que ele se matriculasse e, assim, ele se tornou advogado de maneira autodidata, assistindo às aulas quando podia e sem participar ativamente dos encontros.

A partir daí, começou a atuar na concessão de liberdade a diversos escravos, alforriando muitos homens e mulheres escravizados naquela época.

Qual é o mérito e a importância de Luís Gama?

Luís Gama foi um homem pobre, em situação de escravidão, que superou as adversidades e utilizou os seus conhecimentos para ajudar àqueles que se encontravam na mesma situação que ele esteve um dia.

A sua jornada é uma verdadeira inspiração, além de ser, também, muito importante para a história do Brasil. Então, é fundamental para os vestibulares, além do que conhecer a sua trajetória é uma ótima pedida para escrever uma ótima redação sobre privilégio.

Como Luís Gama pode ser cobrado nos vestibulares?

Além de ser uma ótima citação para a sua redação, Luís Gama também pode ser cobrado diretamente em algumas questões. Isso já aconteceu, por exemplo, na edição de 2010 do Enem. Confira o exercício logo abaixo!

Tour pela prova do Enem

(Enem) Negro, filho de escrava e fidalgo português, o baiano Luiz Gama fez da lei e das letras suas armas na luta pela liberdade. Foi vendido ilegalmente como escravo pelo seu pai para cobrir dívidas de jogo. Sabendo ler e escrever, aos 18 anos de idade conseguiu provas de que havia nascido livre. Autodidata, advogado sem diploma, fez do direito o seu ofício e transformou-se, em pouco tempo, em proeminente advogado da causa abolicionista.

AZEVEDO, E. O Orfeu de carapinha. In: Revista de História. Ano 1, n.o 3. Rio de Janeiro: Biblioteca Nacional, jan. 2004 (adaptado).

A conquista da liberdade pelos afro-brasileiros na segunda metade do séc. XIX foi resultado de importantes lutas sociais condicionadas historicamente. A biografia de Luiz Gama exemplifica a

a)  impossibilidade de ascensão social do negro forro em uma sociedade escravocrata, mesmo sendo alfabetizado;

b) extrema dificuldade de projeção dos intelectuais negros nesse contexto e a utilização do Direito como canal de luta pela liberdade;

c) rigidez de uma sociedade, assentada na escravidão, que inviabilizava os mecanismos de ascensão social;

d) possibilidade de ascensão social, viabilizada pelo apoio das elites dominantes, a um mestiço filho de pai português;

e) troca de favores entre um representante negro e a elite agrária escravista que outorgara o direito advocatício ao mesmo.

Resposta: letra b.

Agora é com você!

Gostou de saber mais sobre a história de Luís Gama? Personalidades como ele fazem a diferença não só para os livros e para o vestibular, mas para o pensamento de toda uma sociedade. Agora, é hora de conferir mais informações sobre o período da escravidão e sobre o preconceito vivido, até hoje, por milhões de pessoas em todo o mundo. A luta ainda não acabou!

Outro assunto que tem relação com o racismo é o Apartheid, regime de segregação racial que ficou em voga por muitos anos na África do Sul. Confira o nosso post sobre o assunto e aumente o seu conhecimento sobre a causa!

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 4.3 / 5. Número de votos: 52

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Lamentamos que este post não tenha sido útil para você!

Vamos melhorar este post!

Diga-nos, como podemos melhorar este post?

Dê mais um passo na direção do Vestibular dos seus sonhos!

Assine nossa Newsletter e receba nossos artigos em primeira mão!

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.
Oops! Invalid captcha, please check if the captcha is correct.
Artigos relacionados