Você já reparou que os mapas e os globos terrestres apresentam linhas horizontais e verticais? São as chamadas linhas imaginárias, criadas há muito tempo pelos cartógrafos para ajudar na localização do planeta.
Por ser um conhecimento bem importante, as linhas imaginárias caem no vestibular e nas provas do Enem. Então, você precisa entender bem o conceito, quais são as principais e como estudar as linhas imaginárias. Acompanhe nosso post!
O que são linhas imaginárias?
Por definição, linhas imaginárias são uma referência utilizada nos mapas e no globo terrestre para nos ajudar a encontrar o caminho ao redor da superfície curva da Terra.
As linhas imaginárias horizontais são paralelos (circundam o globo na direção Leste-Oeste) ou linhas de latitude. Elas são usadas para medir distâncias ao Norte e ao Sul do Equador.
Já as linhas imaginárias verticais são os meridianos (circundam o globo na direção Norte-Sul) ou linhas de longitude. São usadas para medir distâncias Leste e Oeste.
Linhas de latitude e longitude se cruzam para formar uma grade, chamada Plano Cartesiano. A localização de qualquer ponto na superfície da Terra pode ser descrita por duas coordenadas: sua latitude e sua longitude.
Quais são as principais linhas imaginárias?
De todas as linhas imaginárias, algumas são bem importantes porque servem de referência para as outras. Vamos fazer um breve resumo, agora!
Principais linhas imaginárias de latitude (paralelos ― horizontais)
Existem 5 paralelos principais. Veja seus nomes e funções:
- Linha do Equador: está no “centro” do mapa e divide a Terra em Hemisfério Norte e Hemisfério Sul;
- Trópico de Câncer (H. Norte) e Trópico de Capricórnio: os trópicos delimitam as regiões com maior intensidade solar no planeta;
- Círculo Polar Ártico (H. Norte) e Círculo Polar Antártico (H. Sul): delimitam os lugares onde haverá ou não luz solar durante a translação (movimento da terra em torno do sol).
Importante! Os paralelos variam de zero a 90º (positivos e negativos), sendo que 0 é a Linha do Equador; os graus positivos estão no Norte, e os negativos, no Sul.
Principais linhas imaginárias de longitude (meridianos ― verticais)
Dois meridianos são os principais, e eles se contrapõem. Veja:
- Meridiano de Greenwich: divide a terra verticalmente em Leste e Oeste, e atua como referência para determinar os fusos horários no mundo. Recebeu esse nome por passar por uma cidade da Inglaterra chamada Greenwich;
- Antimeridiano: está exatamente na posição oposta a Greenwich.
Importante! Os meridianos variam de zero a 180 graus (positivos e negativos), sendo que os graus negativos estão a Oeste de Greenwich, e os graus positivos, a Leste.
Para que servem?
Como a gente falou há pouco, as linhas imaginárias têm a função de localização. No cotidiano, por exemplo, elas são utilizadas diariamente por embarcações e aeronaves para informar sua posição no globo.
Como o plano cartesiano é resultado da intersecção (cruzamento) dos paralelos e meridianos, a informação sobre localização tem sempre uma latitude e uma longitude referenciada pelos graus correspondentes.
Qual sua importância?
As linhas imaginárias são muito importantes porque são utilizadas tanto para navegações aéreas e marítimas quanto para detalhes geográficos. Lembre-se de que elas são indispensáveis para avaliar a posição de um objeto ao redor do planeta e determinar as distâncias de um artefato.
Como estudar o tema para o Enem e vestibulares?
O assunto das linhas imaginárias aparece no Enem e demais vestibulares de várias maneiras. Aqui vai um exemplo:
(ENEM, 2010 ― Prova Amarela). Pensando nas correntes e prestes a entrar no braço que deriva da Corrente do Golfo para o norte, lembrei-me de um vidro de café solúvel vazio. Coloquei no vidro uma nota cheia de zeros, uma bola cor rosa-choque. Anotei a posição e data: Latitude 49º49′ N, Longitude 23º49′ W. Tampei e joguei na água. Nunca imaginei que receberia uma carta com a foto de um menino norueguês, segurando a bolinha e a estranha nota.
No texto, o autor anota sua coordenada geográfica, que é:
a) A relação que se estabelece entre as distâncias representadas no mapa e as distâncias reais da superfície cartografada.
b) O registro de que os paralelos são verticais e convergem para os polos, e os meridianos são círculos imaginários, horizontais e equidistantes.
c) A informação de um conjunto de linhas imaginárias que permitem localizar um ponto ou acidente geográfico na superfície terrestre.
d) A latitude como distância em graus entre um ponto e o Meridiano de Greenwich, e a longitude como a distância em graus entre um ponto e o Equador.
e) A forma de projeção cartográfica, usado para navegação, onde os meridianos e paralelos distorcem a superfície do planeta.
Resposta: C. O conjunto de linhas imaginárias refere-se às posições de latitude e longitude no plano cartesiano. Assim, ao compartilhá-las, o personagem permitiu ser localizado e receber a correspondência do menino norueguês, após o objeto ter sido levado pelas marés.
Agora é só se jogar nos estudos!
Você acabou de conhecer o que são as linhas imaginárias e viu um exemplo de como isso pode cair no vestibular. Então, lembre-se de colocar o assunto no seu plano de estudos!
Esperamos que tenha curtido este conteúdo! Antes de ir embora, antecipe o sucesso do seu futuro. Conheça as instituições participantes do Vestibulares e inscreva-se já na faculdade!