Para que você possa se deslocar pelo mundo todo, é necessário mais do que algumas direções e placas. Já foram criadas várias ferramentas para facilitar a orientação no globo, e uma das principais é o conceito de latitude.
Por ser tão importante, seu significado é ensinado nas escolas e bastante cobrado nos vestibulares. Acompanhe o resumo e entenda como esse tema cai no Enem.
O que é latitude?
Latitude é uma coordenada geográfica que mede a distância, em graus, de um ponto na Terra até a linha do equador. Ela vai de 0º (sobre a linha do equador) até 90º norte ou sul (os polos).
Esse tema cai bastante na prova de geografia no Enem, pois se aplica a várias coisas. A latitude de um ponto afeta a quantidade de luz solar ao longo do ano, as estações e o clima, por exemplo. Por ser uma coordenada, ela é usada também como referência em aparelhos de GPS e na navegação.
Como estudar latitude para o Enem e outros vestibulares?
A forma mais simples que o tema da latitude cai nos vestibulares é nas coordenadas geográficas. Geralmente, é pedido que você leia um mapa. É a melhor forma de ver se você entende o conceito principal. Veja um exercício sobre o tema.
(INEP – 2010 – ENEM – Exame Nacional do Ensino Médio – Primeiro Dia)
No texto, o autor anota sua coordenada geográfica, que é:
A – a relação que se estabelece entre as distâncias representadas no mapa e as distâncias reais da superfície cartografada.
B – o registro de que os paralelos são verticais e convergem para os polos, e os meridianos são círculos imaginários, horizontais e equidistantes.
C – a informação de um conjunto de linhas imaginárias que permitem localizar um ponto ou acidente geográfico na superfície terrestre.
D – a latitude como distância em graus entre um ponto e o Meridiano de Greenwich, e a longitude como a distância em graus entre um ponto e o Equador.
E – a forma de projeção cartográfica, usado para navegação, onde os meridianos e paralelos distorcem a superfície do planeta.
A resposta correta aqui é C, que é a definição ideal do que são coordenadas geográficas. As outras opções geram explicações bem confusas, mas há uma ou outra informação incorreta. Na D, por exemplo, latitude é associada ao Meridiano de Greenwich, quando, na verdade, é associada ao Equador. O importante aqui é você entender o que é fundamental.
Outro aspecto bem cobrado é a relação entre latitude e incidência solar. A ideia toda fica bem clara nessa questão:
(INEP – 2019 – ENEM – Exame Nacional do Ensino Médio – Primeiro Dia e Segundo Dia)
Os moradores de Utqiagvik passaram dois meses quase totalmente na escuridão
Os habitantes desta pequena cidade no Alasca — o estado dos Estados Unidos mais ao norte — já estão acostumados a longas noites sem ver a luz do dia. Em 18 de novembro de 2018, seus pouco mais de 4 mil habitantes viram o último pôr do sol do ano. A oportunidade seguinte para ver a luz do dia ocorreu no dia 23 de janeiro de 2019, às 13 h 04 min (horário local).
Disponível em: www.bbc.com. Acesso em: 16 maio 2019 (adaptado).
O fenômeno descrito está relacionado ao fato de a cidade citada ter uma posição geográfica condicionada pela:
A – continentalidade
B – maritimidade
C – longitude
D – latitude
E – altitude
Aqui, a resposta correta é D, latitude. A cidade de Utqiagvik fica próxima do Polo Norte, ou seja, muito distante da linha do equador. Devido à inclinação da Terra em relação ao Sol, não há luz do dia durante os meses de inverno no hemisfério norte.
Na imagem abaixo, você pode ver que, mesmo com a rotação da Terra, uma parte do globo continuaria sem a luz do Sol.
FONTE DA IMAGEM: https://pt.m.wikipedia.org/wiki/Ficheiro:Esta%C3%A7%C3%B5es.svg
Há muito o que aprender em um preparatório do Enem, mas os conceitos básicos, como a latitude, são os mais importantes.
E então? Preparado para tirar de letra as questões sobre latitude no Enem?
Agora é só continuar os estudos e seguir adiante para alcançar seus sonhos.
E que tal se inscrever no vestibular em uma das instituições parceiras? Você já começa agora mesmo seu futuro profissional. Clique aqui e tenha todas as informações!