Inteligência Artificial: como o tema pode ser cobrado no Enem?

inteligência artificial

Entre as muitas inovações tecnológicas que vieram para ficar está a Inteligência Artificial (IA), um conceito criado em 1955 pelo professor de Matemática do Dartmouth College (EUA), John McCarthy, mas que explodiu poucos anos atrás.

Por ser um assunto da atualidade, pode cair no vestibular e você precisa saber como interpretá-lo. Prossiga nessa leitura, entenda o que é Inteligência Artificial e veja como o assunto pode ser cobrado no Enem!

Você provavelmente vai querer ver esse vídeo antes de se aprofundar no conteúdo abaixo:

@blogvestibulares Descubra como a Inteligência Artificial está revolucionando a educação! 🧠✨ De algoritmos adaptativos a tutoriais personalizados, a IA está transformando a forma como aprendemos. 📚💻 Venha explorar as inovações que estão moldando o futuro da educação! #IA #Educação #Inovação #TecnologiaEducativa ♬ som original – Dicas para o vestibular!

O que é Inteligência Artificial?

A Inteligência Artificial simula o cérebro humano em máquinas programadas para pensar como humanos e imitar suas ações para aprender com interações dos usuários e resolver problemas.

Pensando nas profissões do futuro, cursos na área de Tecnologia naturalmente esbarram na Inteligência Artificial. Um bom exemplo disso é o Machine Learning (aprendizado de máquina), em que softwares aprendem automaticamente a processar dados por meio de algoritmos, sem serem assistidos por humanos. 

Assim, a IA age imitando a inteligência humana para que uma máquina possa facilmente imitá-la e executar tarefas, desde as mais simples até as mais complexas. Na verdade, a IA já faz parte da sua vida em muitas coisas, como você verá no próximo tópico.

Como a Inteligência Artificial se relaciona com o nosso dia a dia?

As aplicações da Inteligência Artificial são infinitas. Aqui trazemos alguns exemplos. Confira!

Em casa

Você não precisa ser um milionário high-tech para utilizar os benefícios da IA em sua casa. Ao adquirir um assistente virtual, como Alexa ou Google Assistant, você pode conectar vários equipamentos a eles e facilitar algumas tarefas, como escolher um filme na televisão, ligar o rádio ou limpar a casa com um aspirador.

Se sua casa for conectada à internet, você pode ordenar por comando de voz no seu smartphone que as cortinas estejam levantadas e as luzes acesas, pois você está chegando.

Tour pela prova do Enem

Nas empresas

Nas empresas, o uso da IA é muito mais complexo e atinge cada área de um negócio. Algumas aplicações são:

  • acesso de funcionários por reconhecimento facial;
  • plataformas inteligentes de gestão que mostram o desempenho dos negócios em tempo real;
  • chatbots (assistentes virtuais agilizam a comunicação interna e externa);
  • disparo de anúncios conforme as buscas que o cliente faz na internet;
  • fornecimento de dados para lançamento de novos produtos;
  • programas de logística de transportes.

? Tecnologia no curso de Direito? Sim, entenda qual a relação entre Inteligência Artificial e o jurídico!

Na educação

Na educação, a Inteligência Artificial facilita o aprendizado do aluno, por meio do oferecimento de conteúdos inteligentes, baseados no seu estilo de aprendizagem, bem como auxilia no próprio ensino.

Além de fornecer vários tipos de materiais e ferramentas para que o estudante aprenda com mais facilidade, os sistemas inteligentes de tutoria conseguem perceber como está o desempenho do aluno, sendo um guia para aumentar o aprendizado por meio de jogos, simuladores de exames, vídeos, textos etc. ― tudo de acordo com a preferência do aluno.

Na Medicina 

Melhorar os diagnósticos, ampliar pesquisas científicas e facilitar tratamentos ou procedimentos estão entre os principais usos da IA na Medicina. Por exemplo:

  • os diagnósticos de ressonância magnética, tomógrafos e raios-X podem ser avaliados com mais precisão;
  • detecção precoce de doenças graves, como o câncer;
  • cirurgias menos invasivas;
  • rapidez na criação de vacinas e medicamentos;
  • tecnologia preditiva (que prevê situações) contribui para pesquisas científicas.

Como a Inteligência Artificial pode ser cobrada no Enem e em vestibulares?

A área de Matemática e suas Tecnologias no Enem e demais vestibulares é uma das prediletas para falar de IA. Provavelmente, você encontrará questões específicas de cálculo, ou interpretativas, por exemplo, que envolvam lógica.

Outras áreas, como Ciências, Geografia e Produção Textual, também podem abordar a IA, com questões sobre o uso de novas tecnologias nas descobertas científicas ou na política e economia mundial.

Continue seus estudos!

Como você pôde ver, esse é um assunto que não se esgota! O mais indicado para entender como o vestibular pode cobrar Inteligencia Artificial nas provas é se inteirar do assunto, assistindo a documentários, lendo artigos e reportagens, a fim de criar repertório e fazer bonito nos exames.

Quer entender como estudar assuntos contemporâneos, como a Inteligência Artificial? Baixe já nosso e-book Atualidades no Enem: o guia prático para nortear seus estudos

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 4.7 / 5. Número de votos: 3

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Lamentamos que este post não tenha sido útil para você!

Vamos melhorar este post!

Diga-nos, como podemos melhorar este post?

Dê mais um passo na direção do Vestibular dos seus sonhos!

Assine nossa Newsletter e receba nossos artigos em primeira mão!

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.
Oops! Invalid captcha, please check if the captcha is correct.
Artigos relacionados