Quem foi Frida Kahlo e como ela contribuiu para história?

Frida Kahlo

Você já ouviu falar a respeito de Frida Kahlo? Mesmo que ainda não saiba quem foi essa influente personalidade, é bem provável que já tenha lido informações sobre ela ou observado seu emblemático rosto estampado em camisetas e propagandas por aí.

Conhecida por seus traços fortes e sobrancelhas carregadas, Frida é hoje um ícone fashion, feminista e cultural. No entanto, a sua importância não se resume a esses pontos. Ela também é parte de um grande capítulo da história da arte contemporânea!

Quer saber mais sobre uma das principais pintoras do século XX? Então, continue a leitura, veja como esse tema é cobrado nos vestibulares e saiba como você pode estuda-lo de forma eficiente. Vamos lá!

Quem foi Frida Kahlo?

Que tal conhecer um pouco da história dessa pintora? Então, confira as informações a seguir!

Biografia

A vida de Frida foi marcada por uma série de desafios. Ainda criança, foi contaminada pelo vírus da poliomielite, que afetou suas pernas e o seu caminhar de forma constante até o fim de sua vida.

Na adolescência, sofreu um grave acidente de ônibus que a deixou acamada por meses e refém de um colete para sustentar a sua coluna por muitos anos. No entanto, foi a partir daí que precisou se reinventar. Desistiu de cursar Medicina, o seu sonho, e resolveu pintar por incentivo de seu pai.

Sua vida adulta também não foi nada fácil. Se envolveu com Diego Rivera, um famoso pintor mexicano que, como ela, era membro do partido comunista. No entanto, o casamento passava por altos e baixos, devido às infidelidades de Rivera e aos constantes abortos espontâneos sofridos por Frida, que nunca realizou o seu sonho de ser mãe.

Qual é a relação de Frida Kahlo com o feminismo?

Frida foi uma figura emblemática em sua época. Era uma mulher com voz ativa, que se impunha na sociedade mexicana e que, por meio de suas obras, transmitia sentimentos particulares à vida de todas as mulheres.

Além disso, também foi marcada por conhecer o verdadeiro significado de sororidade, trazendo as mulheres de sua vida para bem perto de si.

Estudar a obra de Frida é conhecer a visão de uma mulher que fez história em seu tempo, em um período no qual elas não eram bem-vistas na política e tampouco nas artes plásticas. É uma figura que saiu da sombra de seu marido famoso e traçou o próprio caminho rumo ao sucesso.

Lembrando que o feminismo também pode estar relacionado a assuntos como o feminicídio no Enem, a disparidade salarial entre os gêneros e muito mais. Estudar a vida de Frida pode ajudar bastante nesses casos!

Quais são as principais obras dessa artista?

Para estudar o que cai no Enem, também é preciso conhecer algumas das obras dessa artista. Alguns títulos marcantes são:

  •  As Duas Fridas;
  • A Coluna Partida;
  • O Veado Ferido;
  • Autorretrato com Colar de Espinhos e Beija-Flor.

Como podemos estudá-la para o vestibular?

Para estudar um pouco mais sobre a vida e obra de Frida, confira algumas opções interessantes:

  • Filme sobre a vida de Frida Kahlo — a obra Frida, de 2002, conta a trajetória da pintora e tem nomes altamente famosos em seu elenco;
  • Livro sobre Frida — a obra “Frida Kahlo e As Cores da Vida”, de Caroline Bernard, é uma obra de leitura fluida que conta toda a vida da personalidade mexicana ao misturar ficção e realidade.

Como a história e impacto da Frida Kahlo é cobrada no Enem?

Agora, veremos um exemplo de questão sobre Frida que já apareceu em um vestibular nos anos anteriores. Vamos lá?

Tour pela prova do Enem

(Unespar) O Museu Oscar Niemeyer (MON), localizado em Curitiba, promoveu de 17 de julho a 2 de novembro deste ano uma exposição de fotografias mostrando passagens da vida de Frida Kahlo. Sobre a protagonista da exposição denominada “Frida Kahlo – Suas fotografias”, é correto afirmar que:

I. Foi uma cantora de ópera mexicana, celebrada por suas interpretações de árias virtuosísticas.

II. Foi uma artista plástica mexicana, militante do Partido Comunista.

III. Foi uma dançarina mexicana, casada com o pintor de murais Diego Rivera.

IV. Na infância, contraiu poliomielite e aos 18 anos sofreu um grave acidente de bonde.

a) As alternativas I e IV estão corretas;

b) As alternativas II e IV estão corretas;

c) As alternativas III e IV estão corretas;

d) Somente a alternativa II está correta;

e) Somente a alternativa III está correta.

Resposta: letra b.

Viva à revolução!

Ufa! Frida Kahlo realmente deixou a sua marca no mundo, não é mesmo? Agora, é hora de honrar a sua história e estudá-la também a partir de outras fontes (como os livros e filmes mencionados aqui!) a fim de imergir ainda mais nessa trajetória tão importante.

Frida pode ser cobrada no caderno de Ciências Humanas do Enem, mas também é possível utilizar a sua história como parte de sua redação! Para melhorar a sua produção de textos, faça o download gratuito de um material exclusivo com dicas para arrasar nessa parte da prova!

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 4.4 / 5. Número de votos: 10

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Lamentamos que este post não tenha sido útil para você!

Vamos melhorar este post!

Diga-nos, como podemos melhorar este post?

Dê mais um passo na direção do Vestibular dos seus sonhos!

Assine nossa Newsletter e receba nossos artigos em primeira mão!

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.
Oops! Invalid captcha, please check if the captcha is correct.
Artigos relacionados