Na Física, o estudo das forças faz parte de uma divisão conhecida como Dinâmica. Enquanto a Cinemática analisa os movimentos sem se importar com quem o causou, o estudo do dinamismo leva em consideração os causadores daquela movimentação. E há muitas forças envolvidas!
O tema da nossa conversa de hoje é a força centrípeta, que participa dos movimentos de rotação. Então, você a verá envolvida em cálculos de carrinhos fazendo curvas e coisas do tipo.
Quer saber mais sobre o assunto? Então, vem com a gente no resumo para conferir informações valiosas sobre o tema, além de observar um exemplo de como a força centrípeta é cobrada nos vestibulares. Vamos lá!
O que é Força Centrípeta?
O que você pensa quando analisa a palavra “centrípeta”? Se o início do termo for observado, é possível perceber que há uma relação com o conceito de “centro”, certo? E é justamente isso: a força centrípeta é aquela que é direcionada para o centro do movimento estudado.
Ela é estudada na Segunda Lei de Newton e é responsável por fazer com que corpos se mantenham na trajetória ao fazer curvas. Sem ela, eles continuariam em trajetória retilínea.
A equação utilizada para definição dessa força é a seguinte:
Sendo:
- Fcp = força centrípeta;
- m = massa do corpo estudado;
- v2 = velocidade do corpo estudado;
- R = raio da trajetória circular.
Essa fórmula nos dá origem a um outro cálculo, o de aceleração centrípeta. Ele é definido por:
Nesse caso, Acp corresponde à aceleração centrípeta, enquanto V e R são sinônimos de velocidade e raio, respectivamente.
Em qual matéria Força Centrípeta está inserida?
Os conceitos de força centrípeta são aplicados na prova de Física no Enem e demais vestibulares e fazem parte do estudo da Dinâmica.
Exemplos práticos da aplicação da força centrípeta
O significado mais abordado nos vestibulares é o dos automóveis que estão em uma trajetória circular. A força pode ser observada nas rodas, puxando o carro para o centro do movimento e impedindo que ele derrape ou fuja do foco. Nesse caso, temos outra força atuando: o atrito.
Como estudar sobre Força Centrípeta para o Enem e vestibulares?
A melhor maneira de estudar força centrípeta para o Enem 2022 ou qualquer outra prova de vestibular é fazendo questões.
Seja no âmbito das Exatas ou não, a resolução de exercícios é uma ótima ferramenta para fixação de conteúdo e elucidação de dúvidas, além de colaborar bastante com as revisões.
No entanto, sempre vá atrás de resoluções para aquelas perguntas que você errou, ok? Não deixe erros ou dúvidas passarem, ou eles voltarão para te assombrar no pior momento possível: a hora da prova.
Exemplo de exercício sobre Força Centrípeta que cai na prova do Enem ou vestibular
(Enem Digital 2020) No Autódromo de Interlagos, um carro de Fórmula 1 realiza a curva S do Senna numa trajetória curvilínea. Enquanto percorre esse trecho, o velocímetro do carro indica velocidade constante.
Quais são a direção e o sentido da aceleração do carro?
A) Radial, apontada para fora da curva.
B) Radial, apontada para dentro da curva.
C) Aceleração nula, portanto, sem direção nem sentido.
D) Tangencial, apontada no sentido da velocidade do carro.
E) Tangencial, apontada no sentido contrário à velocidade do carro
Resposta: alternativa B.
Agora é com você!
Gostou de saber mais sobre a força centrípeta? Esse é um assunto super importante para os vestibulares. No entanto, você também precisa continuar estudando para descobrir mais sobre outras forças e, claro, fazer um monte de exercícios para pegar o jeito e arrasar no dia do vestibular.
Por falar nisso, que tal fazer a sua inscrição para o vestibular online já? Assim, você aumenta as suas chances de conquistar a tão sonhada vaga na faculdade!