Em nosso dia a dia, observamos inúmeros fenômenos químicos acontecendo diante de nossos olhos. Você sabia disso? No entanto, em boa parte do tempo, eles nos passam despercebidos.
Afinal, quais são esses fenômenos? Por que devemos estudá-los para o vestibular? Pensando nessas dúvidas, preparamos um conteúdo especialmente para você!
Continue a leitura e descubra o que são fenômenos químicos, além de conferir alguns exemplos que podem cair nas suas provas e um exemplo de como esse assunto é cobrado no vestibular.
O que são fenômenos químicos?
São reações que modificam a matéria em sua composição e são mediadas por fatores químicos. Há também os fenômenos físicos, que causam modificações estruturais sem que a composição química do produto seja alterada.
Para que servem?
Os fenômenos químicos têm a função de transformar a matéria, seja de forma proposital ou não. Assim, são úteis para a renovação das coisas, permitindo que a vida aconteça e que muitas reações sejam utilizadas em nosso dia a dia para otimizar o nosso bem-estar e qualidade de vida.
Quais os principais fenômenos químicos?
Confira, agora, alguns dos principais fenômenos químicos!
Lata de ferro enferrujada
As latas de ferro, assim como qualquer outro produto feito com esse material, enferrujam devido a uma reação que acontece a partir da união do oxigênio com o ferro.
Queima de papel
Aqui, a reação química acontece entre a celulose (açúcar presente na membrana plasmática das plantas) e o oxigênio. Assim, o produto da reação é o carvão e compostos como água e gás carbônico.
Queima de carvão mineral
Carvão mineral é um tipo de combustível fóssil, ou seja, obtido a partir da transformação de vestígios de animais e plantas. Ao ser queimado, ele é transformado em energia e libera alguns gases nocivos para a atmosfera.
Queima de combustíveis
O mesmo acontece com combustíveis fósseis, como o diesel e a gasolina. A sua queima promove a transformação do composto em energia e, infelizmente, em gases poluentes que são emitidos para a atmosfera.
Decomposição do lixo
A decomposição de qualquer tipo de material é outro tipo de fenômeno químico. Aqui, entram em jogo bactérias decompositoras e as substâncias secretadas por elas, que promovem a modificação da estrutura química do material e a liberação de compostos como produto dessa reação.
Azedamento do leite
Por fim, temos o azedamento do leite, que modifica a estrutura química do lácteo. Ele acontece, também, a partir da ação de bactérias que fermentam o composto. Assim, sua estrutura química é modificada, passando a ser mais ácida do que antes.
Em que matéria os fenômenos químicos estão inseridos?
Os fenômenos químicos podem ser cobrados na prova de Química no Enem e outros vestibulares, além de aparecer seus conceitos em exercícios de Biologia.
Como estudar o tema para o Enem e vestibulares?
O melhor método de estudo para entender e fixar a definição dos fenômenos químicos é investir na combinação de resumos e resolução de exercícios. Por isso, invista em uma boa teoria e a aplique nos exercícios que fizer!
Além disso, crie o hábito de observar os fenômenos que fazem parte do seu dia a dia, analisando as suas características e como eles acontecem.
Exemplo de exercício sobre fenômenos químicos que cai na prova do Enem ou vestibular
Que tal conferir um exemplo de como esse assunto é cobrado nos vestibulares? Veja a seguir!
(UFPE) Em quais das passagens a seguir está ocorrendo transformação química?
1) “ O reflexo da luz nas águas onduladas pelos ventos lembrava-lhe os cabelos de seu amado”.
2) “ A chama da vela confundia-se com o brilho nos seus olhos”.
3) “Desolado, observava o gelo derretendo em seu copo e ironicamente comparava-o ao seu coração.”
4) “Com o passar dos tempos começou a sentir-se como a velha tesoura enferrujando no fundo da gaveta.”
Estão corretas apenas:
a) 1 e 2
b) 2 e 3
c) 3 e 4
d) 2 e 4
e) 1 e 3
Resposta: alternativa d.
Agora é com você!
Viu como os fenômenos químicos são incríveis? Agora, não deixe de revisá-los de vez em quando e de fazer muitas questões sobre o tema. Assim, você vai longe!
Por falar em ir longe… Aproveite que está aqui e faça a sua inscrição para o vestibular online! Quem sabe você não conquista a sua vaga bem antes do que imagina?