Entender a história é também entender a origem de vários costumes e conhecimentos que temos hoje. Isso inclui religião, organizações familiares e, acima de tudo, a linguagem. A palavra escrita, por exemplo, foi uma das maiores revoluções da humanidade, marcando a separação entre história e pré-história. E um dos maiores exemplos disso é a escrita cuneiforme.
Se você tombar com questões sobre Antiguidade no Enem 2022 ou em vestibulares, é quase certo de que vai encontrar alguma menção sobre esse significado. Acompanhe o resumo e veja como se preparar!
O que é a escrita cuneiforme?
A escrita cuneiforme é o nome dado a vários tipos de escrita feitos com uma ferramenta de cunha. Está equiparada aos hieróglifos egípcios como uma das línguas mais antigas conhecidas pela humanidade, surgindo aproximadamente 3000 a.C.
Ela teve origem na Mesopotâmia, pelos sumérios, e foi rapidamente difundida em vários países. Foi a língua usada para escrever, por exemplo, o Alcorão, livro sagrado do Islamismo.
Como esse tema aparece nos vestibulares e no Enem?
Antiguidade é uma época importante para entender as origens das civilizações atuais. Isso inclui também entender como a linguagem escrita evoluiu de acordo com o ambiente e as necessidades das pessoas. No geral, você pode ver questões falando sobre a definição desse período histórico, em que a escrita cuneiforme é um detalhe a mais.
Confira aqui alguns exemplos de questões para se preparar.
A Mesopotâmia histórica é comumente confundida como uma civilização e cultura ordenada e centralizada, mas na realidade é o berço de diversas culturas e povos ao longo da história. Dos povos que habitaram na região, qual deles promoveu o surgimento da escrita cuneiforme?
A – Sumérios.
B – Assírios.
C – Caldeus.
D – Amoritas.
E – Acadianos.
A resposta correta é a letra A. É uma questão bem direta. Basta lembrar que os sumérios são os criadores originais da escrita cuneiforme.
Sexto rei sumério (governante entre os séculos XVIII e XVII a.C.) e nascido em Babel, “Khammu-rabi” (pronúncia em babilônio) foi fundador do I Império Babilônico (correspondente ao atual Iraque), unificando amplamente o mundo mesopotâmico, unindo os semitas e os sumérios e levando a Babilônia ao máximo esplendor. O nome de Hamurábi permanece indissociavelmente ligado ao código jurídico tido como o mais remoto já descoberto: o Código de Hamurábi. O legislador babilônio consolidou a tradição jurídica, harmonizou os costumes e estendeu o direito e a lei a todos os súditos.
Nesse contexto de organização da vida social, as leis contidas no Código citado tinham o sentido de:
A – assegurar garantias individuais aos cidadãos livres.
B – tipificar regras referentes aos atos dignos de punição.
C – conceder benefícios de indulto aos prisioneiros de guerra.
D – promover distribuição de terras aos desempregados urbanos.
E – conferir prerrogativas políticas aos descendentes de estrangeiros.
A resposta correta é a letra B. O Alcorão, um dos livros mais importantes escritos em cuneiforme, foi um dos primeiros códigos com orientações sobre lei e punição na história.
O que está esperando? É hora do vestibular!
A escrita cuneiforme pode não ser mais usada no dia a dia, mas seu conceito ainda é muito importante para entender a origem do nosso alfabeto e linguagem. Por isso que esses temas reaparecem de vez em quando no vestibular.
Quer dar um passo a mais para garantir a sua vaga? Então, inscreva-se no site do Vestibulares e veja como usar sua nota no Enem para entrar em uma de nossas faculdades parceiras.