Como estudar Eletroquímica para o vestibular?

Eletroquímica

O estudo da Química é fundamental para os vestibulares e para a vida. Com essa matéria, podemos compreender uma série de fenômenos que fazem parte do nosso dia a dia, mas que muitas vezes passam despercebidos pela gente.

No Enem, a Química é cobrada de uma maneira prática, sempre em associação com conceitos do cotidiano. É uma forma de mostrar que ela está presente em tudo e que vai muito além de uma disciplina que precisa ser decorada para as provas.

E aí, quer descobrir mais sobre a Eletroquímica? Esse é um campo de estudo que tem tudo a ver com as nossas vidas e que está, sem dúvidas, mais próxima do que você imagina. Vamos conhecer melhor esse assunto!

O que se estuda em Eletroquímica?

De modo simples, a Eletroquímica é a área que estuda a produção de corrente elétrica após a ocorrência de reações químicas. É, portanto, a união da Física e da Química.

Por ser um tema que cai muito na prova de Ciências da Natureza e suas Tecnologias no Enem, o estudo da Eletroquímica é indispensável. Confira, a seguir, alguns conceitos fundamentais sobre o tema!

Oxidação e redução

Essas são reações que têm como consequência a perda ou o ganho de elétrons pelos compostos envolvidos. Quando falamos da oxidação, acontece a perda dos elétrons. Quando a questão aborda a redução, o que acontece é o ganho de elétrons.

Agentes oxidantes e redutores

São os agentes que participam das reações de redução e oxidação. Os agentes que promovem a redução são chamados de redutores, enquanto os causadores da oxidação são os oxidantes.

Tabelas de potenciais de redução

Para estudarmos essas reações, podemos contar com a ajuda de uma tabela de potencial de redução. Essa é uma ferramenta interessante para nos auxiliar na identificação de quais elementos oxidam ou reduzem quando combinados com outros.

Na maioria das vezes, a tabela será oferecida pelo vestibular na própria questão. Por isso, não se preocupe! Não há a necessidade de decorar esses dados.

O que é eletrólise?

Para conquistar a sua aprovação no Enem, é fundamental que você conheça o conceito de eletrólise. Esse é um processo que usa energia na forma elétrica para gerar uma reação. É muito utilizado em ambientes laboratoriais, para promover a criação de substâncias que podem ser utilizadas nas mais variadas indústrias.

Eletrólise × Pilha

Os conceitos de eletrólise e pilha são bem parecidos e podem confundir. A eletrólise é um processo não-espontâneo e que usa energia elétrica para produzir uma reação química.

A criação de baterias, por sua vez, envolve o processo inverso: aqui, a energia química é captada e transformada em elétrica. Além disso, tudo acontece de forma espontânea.

Tour pela prova do Enem

Como a Eletroquímica é cobrada no Enem?

Para saber o que cai no Enem, só vendo exemplos disso, certo? Então, fique com uma questão de Eletroquímica que deu as caras em uma edição passada do exame!

(Enem 2016) Utensílios de uso cotidiano e ferramentas que contêm ferro em sua liga metálica tendem a sofrer processo corrosivo e enferrujar. A corrosão é um processo eletroquímico e, no caso do ferro, ocorre a precipitação do óxido de ferro (III) hidratado, substância marrom pouco solúvel, conhecida como ferrugem. Esse processo corrosivo é, de maneira geral, representado pela equação química:

Uma forma de impedir o processo corrosivo nesses utensílios é

a) renovar sua superfície, polindo-a semanalmente;

b) evitar o contato do utensílio com o calor, isolando-o termicamente;

c) impermeabilizar a superfície, isolando-a de seu contato com o ar úmido;

d) esterilizar frequentemente os utensílios, impedindo a proliferação de bactérias;

e) guardar os utensílios em embalagens. isolando-os do contato com outros objetos.

Resposta: letra c.

Agora é com você!

Gostou de saber mais sobre Eletroquímica no Enem? Esse é um tema muito importante e que deve ser revisado frequentemente por você. Capriche na resolução de questões e garanta a sua tão sonhada aprovação no vestibular!

Agora, que fazer o download do nosso e-book sobre Ciências Exatas e da Terra no Enem? Garanta uma nota arrasadora nesse caderno que pode determinar o seu sucesso no vestibular!

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 3.7 / 5. Número de votos: 3

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Lamentamos que este post não tenha sido útil para você!

Vamos melhorar este post!

Diga-nos, como podemos melhorar este post?

Dê mais um passo na direção do Vestibular dos seus sonhos!

Assine nossa Newsletter e receba nossos artigos em primeira mão!

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.
Oops! Invalid captcha, please check if the captcha is correct.
Artigos relacionados