Os estados da matéria são um dos principais pontos de estudo na Física. Entender como algo se passa entre sólido, gasoso e líquido é importante para compreender vários pontos da Física e uma boa parte da Química, também. Por isso que esse conceito sempre dá as caras todo ano na prova de Física no Enem.
Preparo nunca é demais nessas horas! Especialmente quando se trata de um tema tão amplo e interligado quanto a condensação na Física. Acompanhe o resumo e veja como estudar para as questões no vestibular.
O que é condensação?
A condensação é a passagem do estado gasoso para o estado líquido. Também é chamada de liquefação. Em geral, isso acontece quando a substância perde calor, o que reduz a excitação das suas moléculas e faz com que elas se liguem mais fortemente.
A melhor forma de enxergar esse fenômeno é na água. Em estado gasoso, como vapor, as moléculas estão dispersas no ar, mais agitadas e suas ligações são bem fracas. Porém, quando há maior pressão ou sua temperatura diminui, essas moléculas de água ficam menos agitadas e começam a formar ligações — até um ponto em que elas estão mais densas e se condensam, formando gotículas.
É assim que o vapor forma umidade nos objetos ou que a água das nuvens cria gotículas de chuva. O processo não é instantâneo, claro. Há um período em que a água, ou qualquer outra substância, fica em uma temperatura constante ao transitar de um estado para outro da matéria. Demora até uma quantidade razoável para se condensar.
Também há outra coisa importante: o ponto em que uma substância muda de estado, seja entre líquido, gás ou sólido, também depende da pressão. Quando a pressão atmosférica é menor que aquela na altura do mar, por exemplo, a água se condensa em uma temperatura menor.
Como estudar esse tema para o vestibular?
A condensação é apenas uma parte do significado que você vai ver na Física do Enem 2022. O mais importante é entender em quais contextos ela ocorre e quais são os princípios por trás dela: a força da ligação entre as moléculas, a temperatura e a pressão atmosférica.
Nessas questões, você vai entender melhor como o tema é cobrado.
(Facimpa – MG)
Observe:
I – Uma pedra de naftalina deixada no armário;
II – Uma vasilha de água deixada no freezer;
III – Uma vasilha de água deixada no fogo;
IV – O derretimento de um pedaço de chumbo quando aquecido;
Nesses fatos estão relacionados corretamente os seguintes fenômenos:
A – I. Sublimação; II. Solidificação; III. Evaporação; IV. Fusão.
B – I. Sublimação; II. Sublimação; III. Evaporação; IV. Solidificação.
C – I. Fusão; II. Sublimação; III. Evaporação; IV. Solidificação.
D – I. Evaporação; II. Solidificação; III. Fusão; IV. Sublimação.
A resposta correta é a letra B. É uma questão simples para testar o seu entendimento dos fenômenos de mudança de estado da matéria. A naftalina passa do estado sólido para o gasoso, que é sublimação. A água no freezer passa do líquido para o sólido, ou seja, se solidifica. A água no fogo passa do líquido para o gasoso e evapora. O chumbo derretido passa do sólido para o líquido, que é a fusão.
(Enem 2009)
O ciclo da água é fundamental para a preservação da vida no planeta. As condições climáticas da Terra permitem que a água sofra mudanças de fase, e a compreensão dessas transformações é fundamental para se entender o ciclo hidrológico. Numa dessas mudanças, a água ou a umidade da terra absorve o calor do sol e dos arredores. Quando já foi absorvido calor suficiente, algumas das moléculas do líquido podem ter energia necessária para começar a subir para a atmosfera. A transformação mencionada no texto é a:
A – fusão.
B – liquefação.
C – evaporação.
D – solidificação.
E – condensação.
A resposta correta é a letra C. Outra questão que reforça fundamentos. A evaporação é a passagem do estado líquido para o gasoso, geralmente devido à absorção de calor.
(UFSM)
Quando se está ao nível do mar, observa-se que a água ferve a uma temperatura de 100 °C. Subindo uma montanha de 1 000 m de altitude, observa-se que:
A – a água ferve numa temperatura maior, pois seu calor específico aumenta.
B – a água ferve numa temperatura maior, pois a pressão atmosférica é maior.
C – a água ferve numa temperatura menor, pois a pressão atmosférica é menor.
D – a água ferve na mesma temperatura de 100 °C, independente da pressão atmosférica.
E – a água não consegue ferver nessa altitude
A resposta correta é a letra C. Como mencionamos, a mudança dos estados da matéria, especialmente entre líquido e gasoso, depende também da pressão. Quando a pressão atmosférica é menor, há menos força sobre as moléculas e elas tendem a se espalhar e entrar em estado gasoso mais facilmente.
(Mackenzie-SP)
Pela análise dos dados da tabela, medidos a 1 atm, podemos afirmar que à temperatura de 40 ºC e 1 atm:
A – O éter e o etanol encontram-se na fase gasosa.
B – O éter se encontra na fase gasosa e o etanol na fase líquida.
C – Ambos encontram-se na fase líquida.
D – O éter encontra-se na fase líquida e o etanol na fase gasosa.
E – Ambos se encontram na fase sólida.
A resposta correta é a letra B. O ponto de ebulição é quando a substância passa do estado líquido para o gasoso. A 40ºC e pressão de 1 atmosfera, o éter etílico estaria 6ºC acima do seu ponto de ebulição, enquanto o etanol ainda estaria 38ºC abaixo do seu ponto de ebulição.
É hora de colocar mais energia no seu vestibular!
Mesmo que o conteúdo da prova de Física seja bem extenso, vários tópicos são interligados. Então, depois que você entende a definição de um deles, começa a entender os outros melhor. É só uma questão de disciplina para estudar e se exercitar. Não se preocupe, você vai conseguir sua vaga na faculdade!
Se quiser melhorar ainda mais suas chances, estamos aqui para ajudar! Visite a página do Vestibulares agora mesmo e se inscreva para usar a sua nota no Enem com uma de nossas faculdades parceiras.