Mais um tema importante nos livros de História, vestibulando! O clero. A igreja tinha um poderoso papel nas épocas passadas, principalmente durante a Era Medieval e Idade Média. Por isso, é fundamental entender direitinho qual a função dessas pessoas, que participaram de tantas transformações e momentos marcantes para a nossa sociedade.
Sabe-se, por exemplo, que o clero era constituído por um grupo de pessoas. E por onde passavam chamavam atenção, além de serem vistos quase como verdades absolutas na Terra. Mas, afinal, como estudar clero para vestibulares e Enem? É o que vamos explicar agora. Se você quer dominar esse tema, confira o conteúdo abaixo e releia quantas vezes achar necessário!
O que significa clero?
Clero foi um conjunto de homens escolhidos e treinados pela igreja para formarem um eclesiástico. É dividido em dois grandes grupos:
- clero regular, com membros que foram recolhidos de uma determinada ordem religiosa;
- clero secular, com pessoas que viviam junto à população leiga.
O interessante é que, até os dias de hoje, esse grupo é representado. Ou seja, são padres, bispos, monges, arcebispos, cardeais e, principalmente, o papa.
E a ordem ganhou, de fato, força e respeito apenas no século IV, quando o rei Constantino se converteu ao Cristianismo.
Vale ressaltar ainda que, quando falamos dos cidadãos comuns, aqueles que foram escolhidos para fazer parte do clero, relembramos que estes fizeram toda a diferença na ordem da sociedade. Isso porque muitos representavam a organização, segurança e estabilidade tanto religiosa como política.
Qual era o poder do clero?
O clero foi quem instituiu o Tribunal da Santa Inquisição, que era quem julgava as pessoas e, muitas vezes, as condenava a morte. Como foi o caso das mulheres consideradas bruxas. Outro momento foram as Cruzadas, que tinham como missão correr o mundo em busca da conversão e salvação das pessoas chamadas pagãs.
Além disso, as Cruzadas também eram levantadas para eliminar os hereges, pessoas que eram contrárias às doutrinas católicas. Como exemplo, em 1229, os cátaros foram massacrados pelas Cruzadas. Foram perdidas as vidas de 20 mil homens, entre mulheres, crianças e idosos que habitavam o sul da França.
Como estudar o tema para o Enem e vestibulares?
A primeira dica é entender profundamente o significado de clero. Assim, exames como o Enem e vestibulares serão tranquilos de enfrentar.
Depois, vale a pena fazer um resumo de tudo o que você leu, separados em tópicos. Reler esses bullet points vai ajudar a memorizar algumas datas e, principalmente, aprender mesmo o tema. O importante é estudar!
Exemplo prático de questão
Que tal agora testar se você entendeu direitinho o papel do clero? Responda abaixo!
(Consulplan – adaptado) O Feudalismo foi um modo de organização social, político, econômico, religioso e ideológico que se estruturou lentamente na Europa após a queda do Império Romano do Ocidente, permanecendo durante parte da Idade Média (século X ao século XV da História). Em relação às características do feudalismo, marque V para as afirmativas verdadeiras e F para as falsas.
( ) O clero era responsável por rezar e exercia uma grande influência política sobre as pessoas daquela época. Os nobres também eram chamados de senhores feudais; eles negociavam com o rei (trabalhavam no exército em troca de terras).
( ) O comércio era forte, sendo a base da economia feudal. As indústrias estavam em expansão, tornando a mão de obra agrária cada vez mais escassa.
( ) O feudo se dividia em três partes: a propriedade individual do senhor, o manso servil e o manso comunal.
( ) Eram considerados alguns dos principais tributos e impostos da época: capitação (pagamento por cada membro da família), dízimo e corveia (trabalho nas terras dos senhores durante alguns dias na semana).
A sequência está correta em:
a) V, F, V, V.
b) F, F, F, V.
c) V, F, V, F.
d) V, V, F, F.
e) F, V, V, V.
Resposta correta: alternativa A.
Agora é com você!
Lembre-se de não acumular os assuntos nem deixar para última hora as revisões sobre o clero. É bom ainda exercitar o máximo possível, respondendo a questões de provas passadas. Isso vai fazer toda a diferença!
Ah, e aproveite para se inscrever no vestibular de uma de nossas instituições parceiras. Como já está se preparando com afinco, não precisa deixar para depois!