Pouca gente sabe da importância de um curso de Ciências Econômicas na formação dos estudantes. Essa graduação é a tal ponto diversificada que, embora faça parte das Ciências Humanas, tem diversos pontos de convergência com as Ciências Exatas.
Por isso, também diferem entre si os perfis dos alunos de Ciências Econômicas. Hoje, vamos contar as histórias de Elisângela e de Toguro que, além de terem objetivos diversos, também buscaram formação em momentos diferentes da vida.
Além das experiências desses dois alunos, você também confere detalhes sobre o projeto Vozes da Mudança, sobre o curso de Economia na Anhanguera, parceira aqui do Vestibulares, e suas vantagens. Continue a leitura até o fim e fique por dentro do assunto!
O projeto Vozes da Mudança
Na Anhanguera, acreditamos que nossos alunos devem formar uma comunidade. Nela é possível não só ter um bom networking que pode render muitos ganhos profissionais como também formar laços de apoio.
No projeto Vozes da Mudança, você vai conhecer casos reais dos nossos alunos. São histórias de dificuldades, lutas, desafios e também realizações. A ideia é que todos, estudantes ou não, saibam do poder transformador do ensino na vida das pessoas.
Você verá que há alunos que estão mudando de profissão depois de anos no mercado e outros que decidiram fazer um curso de graduação sem ter pisado em uma sala de aula há muito tempo. Claro, também vai conhecer a história de jovens que acabaram de sair do ensino médio e vivem a dúvida de escolher um caminho a seguir.
Histórias dos formados em Ciências Econômicas na Anhanguera
Muitas vezes, é uma situação limite que nos empurra para a mudança. Em alguns casos, essa situação é a de um enorme conflito psicológico. Em outros, tudo na vida aponta para nos acomodarmos, e é exatamente aí que a força de vontade e a necessidade de mudança devem ser cultivados.
A obstinação da Elisângela
“Com o mundo em alerta em meio a uma pandemia mundial, ficar em casa passou a ser a única alternativa. Sem ter o que fazer, procurando um motivo pra acreditar que tudo ia passar — e depois de mais de 30 anos fora de sala de aula, sem nenhuma noção de como recomeçar aos 57 anos de idade — resolvi arriscar e mostrar que a vida vale a pena.”
Essas são as palavras da Elisângela, sobre o momento em que decidiu se matricular em Ciências Econômicas. Ela precisou enfrentar seus medos e pensamentos limitantes, e aproveitou uma época no mínimo conturbada, a da pandemia de Covid-19, para colocar um novo projeto em andamento. Um caso e tanto de determinação, não é verdade?
“Não importa a idade, sempre teremos um objetivo pra continuar, e eu quero ver até onde consigo ir. Fácil não é, e cada vez será mais difícil, mas quando se quer viver, tudo vale a pena.” Conta ela, sobre seus sentimentos a respeito da mudança de vida.
A coragem de Toguro
Toguro já era formado em outro curso, o de Ciências da Informação. “São 15 anos trabalhando e lidando com situações relacionadas a Economia, por isso decidi fazer Ciências Econômicas, para ter um maior conhecimento teórico, a fim de melhorar meu desempenho no negócio.”
O que motivou o Toguro a buscar uma nova formação foi sobretudo a curiosidade, junto à vontade de ser um profissional melhor. Quem já está estabelecido no mercado, muitas vezes, tende a se acomodar, mas esse não foi o caso dele.
Como a Anhanguera, parceira do Vestibulares, ajudou a Elisângela e o Toguro
Na Anhanguera, existem várias opções para os alunos e também para quem quer se matricular. Se não fosse por isso, com certeza a vida acadêmica dos dois entrevistados teria sido mais difícil. Veja quais vantagens ajudaram na vida acadêmica deles.
Metodologia que respeita as diferenças
A maior parte de uma sala de aula de curso superior é composta por jovens em busca de uma primeira formação. Mas é preciso entender que esse não é o único perfil dos estudantes. Tem muita gente que estuda pelos motivos da Elisângela ou do Toguro. Por isso, uma das iniciativas é a Avaliação Continuada, que valoriza cada etapa do processo de aprendizagem.
Ensino a distância e semipresencial
Já imaginou como seria, para esses dois, ter que conciliar uma faculdade com uma rotina pesada de trabalho, no caso do Toguro, ou com uma pandemia que impede as pessoas de sair de casa, no caso da Elisângela?
Com as opções a distância ou semipresencial, eles conseguem sintonizar os estudos com as outras áreas da vida, economizando tempo e dinheiro com deslocamento.
Conheça o curso de Ciências Econômicas da Anhanguera
Se o curso de Ciências Econômicas já é diversificado por natureza, na Anhanguera, ele oferece uma formação alinhada com as exigências do mercado. O propósito é formar profissionais para competir pelas melhores vagas na área.
É um Bacharelado no sistema semipresencial, com duração de 4 anos, dividido em alguns grupos principais de disciplinas: a formação geral (que tem como objetivo oferecer uma base generalista), a teórico-quantitativa (em que o estudante aprende a analisar dados e tomar decisões), a formação histórica e a teórico-prática. Aqui, é realizado o TCC (Trabalho de Conclusão de Curso).
O Vestibulares e a Anhanguera ajudam você a realizar seus objetivos
No Vestibulares, você conta com conteúdos incríveis para ajudar na decisão de que curso superior fazer e em que instituição, dicas de mercado de trabalho e sobre Exame Nacional do Ensino Médio (Enem).
Já na Anhanguera, sabemos valorizar as diferenças entre os estudantes, como você deve ter notado pelas histórias da Elisângela e do Toguro. Queremos que haja lugar para todos os tipos de alunos e que todos se sintam acolhidos ao ouvir e trocar histórias de sucesso, inspirando-se mutuamente.
O modelo de ingresso é por vestibular online, e você pode usar sua nota do Enem. Oferecemos benefícios exclusivos aos nossos alunos, como é o caso do Canal Conecta — site no qual é possível ver vagas de trabalho e ter dicas de carreira e processo seletivo —, e as Trilhas de Carreira, modelo em que você escolhe cursos complementares de formação, tudo online e com certificado.
Venha estudar Ciências Econômicas na Anhanguera!
Se as histórias do Toguro e da Elisângela se parecem com a sua, saiba que, nas faculdades parceiras do Vestibulares, há lugar para pessoas como você. Permita-se sentir inspirado e motivado pelo que eles contaram, porque a ideia é exatamente essa: trocar informações e formar uma comunidade na qual todos se apoiam, trocam informações e se estimulam.
Não perca tempo faça você também sua matrícula no curso de Ciências Econômicas da Anhanguera! Com certeza, uma nova vida espera por você depois disso.