Cidade-Estado se refere a um país geralmente pequeno e independente. Ele consiste em uma única cidade em que o governo exerce total controle ou soberania sobre si e os demais territórios dentro de suas fronteiras.
Esse tema da História também será um dos assuntos cobrados no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) e vestibulares. Portanto, preparamos este resumo que abordará os principais conceitos, como estudar o tema, além de um exemplo aplicado. Já preparou os materiais para as anotações? Então, acompanhe!
Qual o conceito de cidade-estado?
Como abordado inicialmente, ele se refere a uma única cidade que tem total poder sobre si e sobre as regiões próximas. Diferentemente de muitos países em que os poderes políticos se dividem desde o governo nacional ao regional, a cidade-estado funciona como o centro da vida econômica, política e cultural.
Os primeiros registros de uma cidade-estado foram datadas no período clássico da civilização grega, durante os séculos 4 e 5 a.C. Inclusive, a Acrópole foi um exemplo claro, sendo o centro governamental da antiga Atenas.
Como estudar o tema para o Enem e vestibulares?
Para mandar bem nesse assunto, será preciso conhecer as principais características da cidade-estado que marcaram desde os tempos antigos, como também aquelas importantes na modernidade.
Além disso, não esqueça que o diferencia uma cidade-estado de outros tipos de governo é a sua independência e soberania, ou seja, sem interferência externa.
Um exemplo claro de antigos modelos eram Roma e Atenas, que foram poderosas o suficiente para anexar vários territórios ao seu redor. Na atualidade, podemos encontrar cidades-estado como Mônaco, Cingapura e Cidade do Vaticano. Vamos conhecer cada uma delas?
- Mônaco — localizada na costa mediterrânea da França, essa cidade-estado possui uma área de 0,78 milhas quadradas e por volta de 38.500 habitantes. É considerada a segunda menor nação do mundo, porém a mais densamente povoada;
- Cingapura — é uma cidade-estado insular localizada no sudeste da Ásia. Possui cerca de 5,3 milhões de habitantes e 270 quilômetros quadrados. É a segunda região mais densamente povoada depois de Mônaco;
- Cidade do Vaticano — ocupa apenas 108 acres dentro da Roma, na Itália. É considerado o menor país independente do mundo. É neutro, sem forças armadas próprias, ou seja, nunca se envolveu em uma guerra. Sua economia depende de doações, vendas de seus selos postais, investimentos das suas reservas e taxas de admissão a museus.
Exemplo prático sobre o assunto
Agora que você viu as principais definições sobre cidade-estado, confira um exemplo retirado do Enem para praticar agora mesmo!
Enem 2019 – Questão 79
A soberania dos cidadãos dotados de plenos direitos era imprescindível para a existência da cidade-estado. Segundo os regimes políticos, a proporção desses cidadãos em relação à população total dos homens livres podia variar muito, sendo bastante pequena nas aristocracias e oligarquias e maior nas democracias.
CARDOSO, C. F. A cidade-estado clássica. São Paulo: Ática, 1985.
Nas cidades-estado da Antiguidade Clássica, a proporção de cidadãos descrita no texto é explicada pela adoção do seguinte critério para a participação política:
a) Controle da terra.
b) Liberdade de culto.
c) Igualdade de gênero.
d) Exclusão dos militares.
e) Exigência da alfabetização.
Resposta correta: alternativa A. Nas oligarquias e na aristocracia, só eram permitidos os votos dos cidadãos proprietários, e o controle de terra era um elemento que contribuía para participação política. Em Atenas, somente os homens adultos, filhos de pais e mães atenienses votavam.
E aí? Já está preparado para arrasar no Enem?
Agora mandar bem sobre cidade-estado ficará mais fácil. Contudo, lembre-se de revisar o seu conceito, além de saber bem exemplos da antiguidade e da modernidade, fechado?
Está pronto para realizar o sonho de ingressar na faculdade? Que tal conhecer as possibilidades com as nossas faculdades parceiras? Faça a inscrição para o vestibular online agora mesmo e confira!