A preparação para o Enem e outros vestibulares requer um ótimo domínio de conhecimentos em todas as disciplinas que fazem parte do teste. No entanto, existem aqueles tópicos clássicos que servem de base para assuntos complexos e que sempre são cobrados. Um deles é chuva frontal e suas características.
E aí, ficou interessado e quer saber o que é chuva frontal? Neste post, vamos apresentar a sua formação e como estudar o tema para o vestibular. Fique ligado!
O que é chuva frontal?
A chuva frontal, também chamada de chuva ciclônica, é caracterizada pela precipitação originada a partir do encontro entre duas massas de ar: uma quente e úmida e outra fria e seca.
Por ser mais densa, a massa de ar frio eleva a massa de ar quente a pontos mais altos da atmosfera, ocorrendo o processo de condensação. Com isso, há a precipitação em forma de chuva.
Uma das principais características da chuva frontal é a sua longa duração e com intensidades variadas.
Como a chuva frontal é formada?
De modo geral, a chuva frontal ocorre quando uma massa de ar quente, carregada de vapor de água, encontra uma massa de ar frio com baixa umidade. O local em que ocorre esse encontro é conhecido como zona de frente.
De acordo com a dinâmica atmosférica, o ar quente sobe para as camadas mais elevadas, enquanto o ar frio ocupa as áreas mais próximas da superfície. Além disso, existe uma troca de temperatura entre as massas de ar.
Nesse caso, a massa de ar úmida e quente se resfria, o que gera a condensação da umidade. A massa de ar predominante determina se esse encontro resultará em uma frente quente ou fria.
Lembre-se de que a zona de encontro da massa de ar frio com a massa de ar quente que originará a chuva frontal, beleza?
Em qual matéria o assunto está inserido?
Você encontrará o tema de chuva frontal na disciplina de Geografia. No Enem, é possível encontrar questões desse assunto no caderno de Ciências Humanas e suas Tecnologias.
Como estudar chuva frontal para o Enem e vestibulares?
Conhecer em detalhes as características e a formação da chuva frontal é fundamental para quem vai fazer a prova do Enem e outros vestibulares. Isso porque o tema é muito recorrente nas provas, por conta de sua importância na dinâmica das chuvas.
Confira, abaixo, algumas dicas de como estudar:
- leia a parte teórica da matéria com cuidado;
- faça resumos e mapas mentais;
- organize o seu local de estudos;
- faça exercícios.
Qual é o exemplo de exercício que cai nas provas?
Agora, você vai conhecer um exemplo de questão que pode ser cobrada nas provas dos vestibulares. Veja o exercício e a sua resolução:
As chuvas frontais formam-se a partir:
a) da elevação de uma massa de ar úmida e quente para áreas de maior altitude.
b) do encontro de uma massa de ar úmida com uma barreira do relevo.
c) do choque entre duas massas de ar com características diferentes.
d) da poluição das grandes cidades.
e) do derretimento das calotas polares, que evaporam e formam nuvens.
A resposta correta é a letra C. Como vimos, a chuva frontal se forma a partir do choque entre uma massa de ar quente e úmida e uma massa de ar fria, que forma as frentes frias e quentes.
Agora é com você!
Agora que já sabe o que é chuva frontal e as suas características, saiba que é fundamental estudar o tema para se dar bem no Enem. Com isso, você ficará mais próximo de ingressar na faculdade dos sonhos!
Gostou do conteúdo e quer estudar em uma ótima faculdade? Então, inscreva-se em nosso vestibular online!
Perguntas Frequentes
As chuvas convectivas são frequentes em locais de clima tropical, sendo formadas por conta da diferença de temperatura nas camadas próximas à atmosfera terrestre.
Já as chuvas frontais ocorrem quando uma massa de ar quente e úmido encontra-se com uma massa de ar frio e seco.
De modo geral, existem 4 tipos de chuva: frontal, convectiva, orográfica e ácida.
Cada uma delas se diferencia pelo encontro das massas de ar, da temperatura e da presença de barreiras naturais.
A duração de uma chuva forte depende da temperatura e do tipo de tempestade.
Uma tempestade isolada, por exemplo, dura cerca de 3 horas.