Vestibulares agora também é

O que são aquaporinas e qual é sua função?

Nos vestibulares e no Enem, é bem comum encontrar questões sobre estruturas celulares, principalmente a membrana. Afinal, é através dela que a célula realiza boa parte de suas funções externas. E um tipo bem comum de proteína que você deve estudar aqui são as aquaporinas. Não é uma matéria difícil, mas é um conceito importante para várias outras questões.

Acompanhe o resumo e veja como se preparar para essas perguntas com seus significados!

O que são aquaporinas?

Aquaporinas são proteínas da membrana celular que permitem a passagem de água entre o interior da célula e o meio externo. Seu nome significa “canais de água”.

A membrana de células animais é formada por uma bicamada fosfolipídica, o que a torna impermeável à maior parte das substâncias. Para que a célula interaja com o ambiente, ela usa proteínas, que controlam a passagem de substâncias de forma ativa ou passiva.

Proteínas aquaporinas fazem o transporte passivo de água entre o citoplasma e o ambiente, o qual ocorre principalmente através de osmose.

Como esse tema cai no vestibular?

Troca de água com o ambiente é uma definição bem recorrente no vestibular e nas questões ligadas à Biologia no Enem, pois é muito importante para a manutenção das células. Entender como esse processo ocorre é fundamental também para compreender outras funções celulares.

Veja aqui algumas questões que vão ajudar nos estudos.

[Questão 1] A membrana plasmática das células exerce uma importante função: selecionar o que entra e sai da célula. Em virtude dessa capacidade seletiva, dizemos que a membrana é semipermeável ou que apresenta permeabilidade seletiva. Algumas substâncias, entretanto, entram de forma espontânea na célula por transporte passivo. Um exemplo é a água na célula animal que pode entrar sem controle e causar a sua lise. O processo no qual a água se difunde para o interior da célula é chamado de:

A – osmose.

B – difusão facilitada.

C – bomba de sódio e potássio.

D – fagocitose.

Tour pela prova do Enem

E – exocitose.

A resposta correta é a letra A. Osmose é a transferência passiva de água de um ambiente com maior concentração de soluto para aquele com menor concentração de soluto. Uma célula em um ambiente com muito soluto (água salgada, por exemplo) tende a perder água, enquanto uma em um ambiente com água pura tende a absorver água.

[Questão 2] Atualmente o modelo mais aceito para explicar a constituição da membrana celular é o modelo do mosaico fluido proposto originalmente por Singer e Nicholson. Observe o esquema abaixo de uma membrana segundo esse modelo:

De acordo com o modelo do mosaico fluido, o que está indicado pelo número 1?

A – Fosfolipídios.

B – Glicídios.

C – Glicocálix.

D – Proteínas.

E – Carboidratos.

A resposta correta é a letra D. As proteínas são estruturas maiores nas membranas celulares, responsáveis por diversas de suas funções. Isso inclui o controle da passagem de certas substâncias ou uma abertura para a entrada e saída livre de água.

Hora de dar o próximo passo em direção à faculdade!

As aquaporinas são proteínas fundamentais para a vida. Por isso sempre aparecem nos vestibulares, seja de forma direta ou indireta. Se você quer tirar uma boa nota na prova de Biologia do Enem 2022, então esse é um tema que deve fixar bem.

E se quer mais uma ajudinha para chegar no seu curso dos sonhos, conte conosco! Visite o site Vestibulares e use a sua nota no Enem para se inscrever em uma de nossas faculdades parceiras.

{“@context”:”https://schema.org”,”@type”:”FAQPage”,”mainEntity”:[{“@type”:”Question”,”name”:”O que são aquaporinas?”,”acceptedAnswer”:{“@type”:”Answer”,”text”:”Aquaporinas são proteínas da membrana celular que permitem a passagem de água entre o interior da célula e o meio externo. Seu nome significa “canais de água”.”}},{“@type”:”Question”,”name”:”Como esse tema cai no vestibular?”,”acceptedAnswer”:{“@type”:”Answer”,”text”:”Troca de água com o ambiente é uma definição bem recorrente no vestibular e nas questões ligadas à Biologia no Enem, pois é muito importante para a manutenção das células.”}}]}

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 3.8 / 5. Número de votos: 4

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Lamentamos que este post não tenha sido útil para você!

Vamos melhorar este post!

Diga-nos, como podemos melhorar este post?

Dê mais um passo na direção do Vestibular dos seus sonhos!

Assine nossa Newsletter e receba nossos artigos em primeira mão!

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.
Oops! Invalid captcha, please check if the captcha is correct.