Vestibulares agora também é

Apoptose: o que é a morte celular programada?

Você já ouviu falar sobre apoptose? E se a gente dissesse que você provavelmente está passando por algumas apoptoses agora mesmo? Esse nome esquisito é um sinônimo para a morte celular programada, que também é conhecida como “suicídio celular”.

Mas, afinal, o que isso significa? Qual é a importância da apoptose para os organismos e como ela acontece? Continue a leitura e tire todas as suas dúvidas sobre esse significado que pode cair em suas provas de Ciências da Natureza e Suas Tecnologias no Enem! 

O que é apoptose? 

Como pudemos perceber no início do nosso bate-papo, a definição de apoptose está relacionada à morte celular. Mas não é qualquer morte, e sim aquelas que foram programadas pelo organismo para acontecer.

Muitas vezes, há células que não estão mais tão boas e precisam ser eliminadas pelo corpo. Isso faz parte do processo de renovação celular e é algo completamente normal. Também é algo bem útil quando a célula está infectada e o organismo percebe essa invasão.

Como a apoptose acontece?

A apoptose acontece a partir dos seguintes passos:

  • a célula se retrai;
  • a cromatina fica mais condensada;
  • ocorre a desintegração do núcleo;
  • há o rompimento da membrana celular, fazendo com que estruturas conhecidas como corpos apoptóticos surjam.

É isso! Ao final de tudo isso, os fragmentos (corpos apoptóticos) são fagocitados por outras células e devidamente excretados.

Em qual matéria o assunto está inserido? 

Os conceitos de apoptose são cobrados nas provas de Biologia no Enem e em outros vestibulares. Então, fique ligado!

Exemplos práticos de sua aplicação 

Já vimos dois exemplos de situações em que a apoptose acontece: a renovação celular e a eliminação de células contaminadas. Mas será que isso é tudo?

Não! Esse processo também acontece em vários outros momentos da vida de um ser humano. Infelizmente, ele nem sempre é benéfico. Outra ocasião que você deve ter em mente é o desenvolvimento do Mal de Alzheimer, no qual sucessivas apoptoses acontecem, fazendo com que o número de neurônios (células cerebrais) diminua.

Tour pela prova do Enem

Mas nem tudo é ruim. As apoptoses também são grandes aliadas da indústria farmacêutica. Há remédios que atuam diretamente na indução da morte celular programada em bactérias, por exemplo. 

Como estudar o tema para o Enem e vestibulares? 

Quer se dar bem no Enem 2022 ou em qualquer outra prova de vestibular? Então, siga as dicas abaixo para não errar ao estudar.

Faça resumos

Os resumos são bons aliados dos seus estudos, ajudando você a fixar o conteúdo de maneira eficiente e colaborando até mesmo com as suas futuras revisões.

Associe o tema com outros assuntos

Criar associações entre os temas é um bom exercício para aprender e para ajudar na resolução de questões interdisciplinares. Exemplo: apoptose e fabricação de remédios.

Faça exercícios

Por fim, não deixe de incluir a resolução de exercícios em seu dia a dia. Essa é a melhor maneira de fixar, aprender e revisar!

Exemplos de exercícios que caem nas provas 

Veja, agora, um belo exemplo de questão sobre o assunto!

(VUNESP 2009) Analise as afirmações:

I. Durante o desenvolvimento embrionário de camundongo, ocorre a eliminação dos tecidos entre os dedos formando as patas.

II. Eventuais lesões nas moléculas de DNA podem sofrer reparos, evitando que moléculas lesasadas sejam duplicadas. Quando esse processo não é possível, ocorre o suicídio celular.

III. Sequência benigna normal da morte celular em que uma célula encolhe os fragmentos de DNA, e mudanças na sua superfície celular ativam sua fagocitose pelos macrófagos.

As frases que fazem referência à apoptose são:

A) I, II e III;

B) I e II, apenas;

C) II e III, apenas;

D) III, apenas;

E) II, apenas.

Resposta: alternativa a

Agora é com você!

Gostou de saber mais sobre a apoptose? Esperamos que sim! Esse é um tema super importante para as provas e que pode, tranquilamente, dar as caras em sua próxima prova. 

E qual será a sua próxima prova? Você pode se inscrever para ela agora mesmo! Faça a sua inscrição para o vestibular e aumente as suas chances de ver o seu nome na lista de aprovados!

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 5 / 5. Número de votos: 1

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Lamentamos que este post não tenha sido útil para você!

Vamos melhorar este post!

Diga-nos, como podemos melhorar este post?

Dê mais um passo na direção do Vestibular dos seus sonhos!

Assine nossa Newsletter e receba nossos artigos em primeira mão!

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.
Oops! Invalid captcha, please check if the captcha is correct.