O antígeno se caracteriza por serem estruturas consideradas estranhas pelo organismo, podendo ser bactérias, fungos, protozoários, vírus e toxinas liberadas por esses agentes. É um dos principais compostos utilizados na fabricação de vacinas, contudo, na sua forma inativa.
Como sabemos sua importância para a saúde da humanidade, é claro que esse tema não passará despercebido no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) e vestibulares. Para isso, preparamos um resumão com os principais pontos a serem estudados, além de um exemplo aplicado. Preparou o material para os estudos? Então, vamos começar o resumo!
O que é antígeno?
O antígeno se define como moléculas que podem se ligar a anticorpos, ou seja, elas promovem uma resposta de nosso sistema imunológico. Contudo, nem todas são capazes de causar esse efeito, podendo ficar inerte ao organismo.
Inclusive, esse componente foi a principal arma que contribuiu para a humanidade lidar com a pandemia da Covid-19 mais urgentemente para a criação de vacinas, sobretudo contra as variantes deste vírus mutável. Isso porque, além das vacinas, é possível preparar testes rápidos para confirmação da doença.
Para você mandar bem no Enem e nos vestibulares com esse tema, é fundamental entender conceitos sobre como os antígenos provocam as reações no organismo. E será sobre isso que abordaremos no próximo tópico.
Como estudar esse tema para o Enem e vestibulares?
Um dos principais pontos para revisar esse assunto para o Enem 2022 é entender significados como imunógenos, haptenos e superantígenos. Entenda com detalhes:
- imunógenos: são antígenos que podem desencadear uma resposta no sistema imune. Assim, é importante destacar que todo imunógeno é um antígeno, mas nem todos os antígenos são imunógenos, pois alguns não desencadearem reações no corpo;
- haptenos: são as moléculas que reagem com os anticorpos. Porém, sozinhas, não causam uma reação imunológica. Para isso, os haptenos devem estar acoplados com células carreadoras;
- superantígenos: são responsáveis por fornecerem uma resposta autoimune de forma mais elevada do que os antígenos comuns, podendo causar no corpo respostas como choque de toxinas, geralmente resultado de reações contra bactérias.
Foi possível criar vacinas por conta dos antígenos. Elas são preparadas a partir de substâncias inativas como as proteínas, sendo estas responsáveis por estimular o corpo a criar anticorpos. Além disso, para ajudar no seu preparatório, confira o que mais cai na Biologia no Enem com este aulão:
Exemplo prático de como esse tema é cobrado
Agora que você viu as principais definições sobre antígeno, vamos praticar? Confira um exemplo aplicado agora mesmo!
Enem 2020 – Questão 111
Analise o esquema de uma metodologia utilizada na produção de vacinas contra a hepatite B.
Nessa vacina, a resposta imune será induzida por um(a)
a) vírus
b) bactéria
c) proteína
d) levedura
e) ácido nucleico
Resposta correta. Alternativa C. Para responder a questão, será preciso entender o processo de produção de vacinas para a hepatite B. Nesse caso, é o gene codificante da proteína HB que é utilizado para que o organismo reconheça o vírus e crie anticorpos específicos.
E aí? Pronto para arrasar no Enem?
Dominando os principais conceitos sobre antígeno, será mais fácil tirar de letra as questões relacionadas à Biologia, principalmente com relação às vacinas. Porém, não se esqueça de entender bem os significados como o antígeno atua no organismo, combinado?
Preparado para ingressar na faculdade dos sonhos? Que tal conhecer as possibilidades com as nossas faculdades parceiras? Confira no site da Vestibulares e saiba mais!