Vestibulares agora também é

O que é um agente etiológico? Quais são os tipos existentes?

agente etiológico

Agente etiológico refere-se a tudo aquilo capaz de trazer reações adversas ao organismo, podendo evoluir para uma doença. Os fatores mais comuns que podemos citar são os vírus e as bactérias.

Como esse tema é crucial nos assuntos relacionados à Biologia, é claro que ele não passará despercebido por nós. Para isso, preparamos esse resumo prático que explicará a definição de agente etiológico, como estudá-lo para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) e vestibulares, além de um exercício para praticar. Já separou os materiais para os estudos? Então, vamos começar!

O que é agente etiológico e os tipos?

O agente etiológico compreende qualquer fator capaz de causar uma enfermidade em um organismo, ou seja, é referido ao termo patógeno. Nessa categoria, podem abranger tipos como fungos, vírus, bactérias, protozoários, nematelmintos e platelmintos.

No corpo humano, os agentes patológicos mais comuns que podemos citar são vírus, bactérias, fatores genéticos e fatores emocionais. Além disso, quanto às ocorrências de contaminações, são divididas nas seguintes categorias:

  • pelo ar (doenças respiratórias);
  • relação sexual (geralmente associadas às ISTs — infecções sexualmente transmissíveis);
  • por contato (micoses);
  • ingestão (salmonella);
  • placentária (transmissão vertical);
  • vetores (mosquitos, moscas etc.).

agente etiológico

Como estudar o tema para o Enem e vestibulares?

Para arrasar nesse tema da Biologia, é preciso compreender diferenças de conceitos fundamentais como vetores e agentes etiológicos. Isso porque muitos confundem e associam que ambas causam a doença, contudo, existem particularidades:

  • vetor: responsável por transmitir doenças. Ex: o mosquito da dengue Aedes aegypti pode conter o vírus causador da dengue, mas não ocasiona a enfermidade, ou seja, não “fabrica” o vírus;
  • agente etiológico: o verdadeiro causador da doença, como o vírus da dengue. Inclusive, ele apresenta quatro sorotipos denominados DENV-1, DENV-2, DENV-3 e DENV-4.

Além disso, é importante entender significados sobre o vetor biológico e o mecânico. O primeiro é quando o agente etiológico pode se multiplicar tranquilamente; já o mecânico funciona apenas como transporte, não havendo reprodução do componente patológico.

Por fim, outro ponto crucial para revisar serão os fatores de combate dos agentes etiológicos. Para os vírus, são as vacinas; para as bactérias, os antibióticos; para micoses, os antifúngicos e, para parasitas, os antiparasitários, como a ivermectina.

Exemplo prático de sua aplicação

Agora que você viu os principais pontos para estudar sobre agente etiológico, vamos praticar? Confira, agora mesmo, um exemplo retirado do Enem!

Enem 2016 – Questão 58

Suponha que uma doença desconhecida esteja dizimando um rebanho bovino de uma cidade e alguns veterinários tenham conseguido isolar o agente causador da doença, verificando que se trata de um ser unicelular e procarionte.

Tour pela prova do Enem

Para combater a doença, os veterinários devem administrar, nos bovinos contaminados,

a) vacinas.

b) antivirais.

c) fungicidas.

d) vermífugos.

e) antibióticos.

Resposta correta: alternativa E. O agente etiológico descrito se trata de uma bactéria (organismo procarionte). Assim, para combatê-lo, um antibiótico deverá ser administrado, pelo fato de ser um medicamento especializado capaz de interromper o metabolismo bacteriano e combater a doença.

agente etiológico

E aí? Preparado para arrasar no Enem?

Agora se garantir no Enem e vestibulares no tema agente etiológico será bem mais tranquilo. Porém, lembre-se de revisar as diferenças sobre o vetor e principais formas de combate a esses patógenos, fechado?

Para finalizar, queremos saber de você: pronto para realizar o seu sonho de ingressar na faculdade? Que tal conhecer as possibilidades com as nossas faculdades parceiras? Faça a inscrição para o vestibular online agora mesmo e saiba mais!

 

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 0 / 5. Número de votos: 0

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Lamentamos que este post não tenha sido útil para você!

Vamos melhorar este post!

Diga-nos, como podemos melhorar este post?

Dê mais um passo na direção do Vestibular dos seus sonhos!

Assine nossa Newsletter e receba nossos artigos em primeira mão!

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.
Oops! Invalid captcha, please check if the captcha is correct.