A adubação verde é uma prática sustentável que garante o uso eficiente do solo, preservando suas características químicas, físicas e biológicas. Ou seja, é uma maneira inteligente de reciclagem de nutrientes, proteção contra erosão e até de aumento de produtividade.
Como sabemos da sua tamanha importância para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), vestibulares e à sociedade por fazer parte da onda de sustentabilidade, preparamos este resumo prático. Por aqui, você fica por dentro de o que é esse termo, como estudar adubação verde e um exemplo aplicado. Já preparou os materiais para os estudos? Então, vamos começar!
O que é adubação verde?
Adubação verde consiste na utilização de plantas para promover reciclagem de nutrientes por meio do plantio de espécies de plantas como leguminosas, crucíferas, gramíneas e até mesmo cereais com o objetivo de conservação do solo, manutenção da umidade e elevação da produtividade. As principais plantas utilizadas são:
- crotalária;
- feijão-guandu;
- milheto;
- nabo-forrageiro;
- girassol;
A escolha dos vegetais não é por acaso, visto que cada um apresenta sua função específica. Para entender melhor, leguminosas como a crotalária e o feijão são cruciais na retenção de nitrogênio; já o girassol, o nabo-forrageiro e o milheto, excelentes na produção de biomassa.
O fato de as leguminosas serem tão eficientes em disponibilizar o nitrogênio é por elas possuírem rizóbios (bactérias fixadoras) capazes de “sequestrar” esse componente no ar e transformá-lo em nutriente disponível.
Com a prática da adubação verde, é possível ter aumento de até 25% na produtividade, além de favorecer cobertura morta e de melhorar a microbiota do solo.
Como estudar o tema para o Enem e vestibulares?
Para arrasar sobre esse tema no Exame, é preciso dominar conceitos como a Revolução Verde que marcou a agricultura nacional e sua relação com a sustentabilidade. Ela iniciou no século XX com inovações tecnológicas e científicas, cujo objetivo era oferecer alimento em escala mundial.
Além disso, a busca de inovações também teve foco em métodos que não agredissem tanto o meio ambiente. Assim, a adubação verde, embora seja uma prática antiga, é uma sabedoria necessária nessa missão para manutenção do solo e prevenção do esgotamento de nutrientes.
Exemplo prático
Agora que você viu os principais significados sobre adubação verde, vamos praticar? Acompanhe um exemplo retirado do Enem logo abaixo!
Enem 2016 – Questão 62
A modernização da agricultura, também conhecida como Revolução Verde, ficou marcada pela expansão da agricultura nacional. No entanto, trouxe consequências como o empobrecimento do solo, o aumento da erosão e dos custos de produção, entre outras.
Atualmente, a preocupação com a agricultura sustentável tem suscitado práticas como a adubação verde, que consiste na incorporação ao solo de fitomassa de espécies vegetais distintas, sendo as mais difundidas as leguminosas.
A utilização de leguminosas nessa prática de cultivo visa reduzir a
a) utilização de agrotóxicos.
b) atividade biológica do solo.
c) necessidade do uso de fertilizantes.
d) decomposição da matéria orgânica.
e) capacidade de armazenamento de água no solo.
Resposta correta: alternativa C. Com a adubação verde, há a utilização de plantas do gênero Rhyzobium em suas raízes. Estas são capazes de sequestrar o nitrogênio do ar e transformá-lo em nutriente disponível para as culturas.
Dessa forma, ela contribui positivamente na economia de fertilizantes químicos, trazendo custo-benefício ao produtor e ao meio ambiente.
Agora, é com você!
Viu como a definição sobre adubação verde é fácil de tirar de letra? Lembre-se: para revisar esse assunto, estude as questões como a Revolução Verde e de que forma a prática contribui para a sustentabilidade do meio ambiente, combinado?
Pronto para realizar o seu sonho de ingressar na faculdade? Que tal conhecer as possibilidades com as nossas faculdades parceiras? Confira no site do Vestibulares e saiba mais!