Se você está se preparando para o vestibular, estudar Física é algo que não pode ficar de fora do plano de estudos, não é mesmo? E como bem sabemos, essa é uma matéria com um montão de assuntos importantes e bem complexos.
Um deles é a aceleração da gravidade, um tema fundamental para entender fenômenos que acontecem no planeta (como a diferença nas marés de acordo com as fases da lua) e conduzir os estudos sobre movimento, além de outros conteúdos.
E então, pronto para entender o que é essa aceleração e qual é a sua importância para a Física e para a vida? Então, continue a leitura e tire todas as suas dúvidas!
O que é a aceleração da gravidade?
A aceleração da gravidade representa a intensidade de um campo gravitacional gerado, em um ponto, a partir da atração entre dois corpos.
Não entendeu? Calma aí! Esse é um assunto muito importante para as provas de Física no Enem e nos vestibulares, então é importante que você não desista.
Vamos lá. Você já reparou que quando soltamos algo em queda livre (o que também pode ser o nosso próprio corpo, quando levamos aquele tombo), esse objeto vai direto para o chão, certo?
Isso acontece por conta do campo gravitacional, gerado por uma força que atrai o corpo (seja ele uma pessoa, um lápis ou uma pena) para outro corpo (nesse caso, a Terra).
Esse fenômeno explica, por exemplo, porque as marés ficam mais altas ou mais baixas em determinadas fases da lua. Isso acontece porque a Lua, quanto mais próxima de um determinado ponto, puxa o mar em sua direção, fazendo com que ele recue ou avance em direção à areia. Incrível, não é mesmo?
Caso queira entender mais, veja esse incrível estudo feito com o cálculo da aceleração da gravidade e entenda como ele funciona!
Como a aceleração da gravidade e a força central se relacionam?
Força central é o nome dado a essa atração estabelecida entre o corpo e o planeta.
Vale lembrar que a gravidade (ou aceleração da gravidade, em termos mais técnicos) não é a mesma em todos os planetas e ambientes do espaço. Na Terra, ela é arredondada para 10m/s². Na Lua, ela é de apenas 1,6m/s². É por isso que as coisas flutuam por lá, já que a atração é menor.
O que estudar sobre aceleração da gravidade para o Enem?
Agora, veja o que não pode ficar de fora do seu cronograma de estudos sobre aceleração da gravidade!
Lei da Gravitação Universal
Essa é uma das Leis de Newton. Nela, o físico inglês estabelece a relação entre a atração entre dois corpos, com a seguinte fórmula:
F = g × (m1 × m2 / d² )
Onde:
- F = força de atração;
- g = aceleração da gravidade;
- m1 = massa do primeiro corpo;
- m2 = massa do segundo corpo;
- d² = distância entre os corpos ao quadrado.
Leis de Kepler
As Leis de Kepler não estão diretamente relacionadas com a aceleração gravitacional, mas podem ser cobradas de maneira simultânea às Leis da Gravitação. Por isso, é interessante que você as estude também.
Cálculo de pressão
A pressão é o objeto de estudo da Hidrostática. A sua fórmula é:
P = d × h × g
Sendo:
- P = pressão;
- d = densidade do líquido;
- h = altura da parede do líquido;
- g = aceleração da gravidade.
Teoria da Relatividade
A Teoria da Relatividade, estabelecida por Albert Einstein, costuma cair nos vestibulares de forma teórica. Nela, o físico nos diz que a gravidade é uma curvatura do espaço e do tempo que serve para regular o movimento dos corpos.
Como esse assunto é cobrado nos vestibulares?
Para fechar, vamos conhecer um exemplo de como esse tema cai em provas como o Enem!
(Enem 2011) Em um experimento realizado para determinar a densidade da água de um lago, foram utilizados alguns materiais conforme ilustrado: um dinamômetro D com graduação de 0 N a 50 N e um cubo maciço e homogêneo de 10 cm de aresta e 3 kg de massa. Inicialmente, foi conferida a calibração do dinamômetro, constatando-se a leitura de 30 N quando o cubo era preso ao dinamômetro e suspenso no ar. Ao mergulhar o cubo na água do lago, até que metade do seu volume ficasse submersa, foi registrada a leitura de 24 N no dinamômetro.
Considerando que a aceleração da gravidade local é de 10 m/s, a densidade da água do lago, em g/cm3, é:
a) 0,6;
b) 1,2;
c) 1,5;
d) 2,4;
e) 4,8.
Resposta: letra b.
Agora é com você!
Gostou de conhecer mais sobre a aceleração da gravidade? Agora, é hora de fazer um bom cronograma de estudos e incluir os conceitos aqui mencionados em sua jornada rumo à aprovação!
Então, aproveite o e-book “Preparação do Enem 2021” que a gente preparou para você! É de graça!