Aceleração centrípeta: o que é, fórmula, exercícios

aceleração centrípeta

Nos estudos de física, uma hora você vai se deparar com o conceito de aceleração centrípeta. Afinal, ela é uma grandeza que determina as variações sofridas pela velocidade durante um intervalo de tempo em um movimento circular. Esse fenômeno só existe quando um objeto realiza uma trajetória curvilínea.

Como esse é um dos assuntos da física mais cobrados no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) e demais vestibulares, preparamos este resumo prático. Aqui, você confere como funciona, os principais pontos para serem memorizados e um exemplo para o seu preparatório. Já está pronto? Então, vamos começar!

O que é aceleração centrípeta?

A aceleração centrípeta é responsável por manter um objeto em movimento circular o qual sofre variação pela velocidade em função do tempo.

Dessa forma, é uma grandeza vetorial que sempre aponta para o centro da trajetória e definida por seu módulo, direção e sentido. Ela é diretamente proporcional ao quadrado tangencial do material em movimento, inclusive, é inversamente proporcional ao raio do percurso. A fórmula é:

aceleração centrípeta

Sendo que:

acp = aceleração centrípeta (m/s²);

v = velocidade m/s;

R = raio (m)

Lembre-se de que a unidade de medida para aceleração centrípeta sempre vem acompanhada de metro por segundo ao quadrado (m/s²).

Tour pela prova do Enem

Como estudar esse tema para Enem e vestibulares?

Mas como estudar aceleração centrípeta? O primeiro ponto é entender os principais conceitos de aceleração média e cinemática para não gerar dúvidas:

  • aceleração média: é a taxa de variação de velocidade sobre um determinado período. Seu valor não se relaciona ao movimento circular e obtido para aceleração instantânea;
  • cinemática: estuda os movimentos sem se preocupar com a sua causa.

Além disso, outra questão fundamental é entender as diferenças com aceleração centrífuga. Nesse processo, o principal fator que influencia este último é sua trajetória circular, com tendência de ir para fora do caminho circular.

Já a força centrípeta deriva da Segunda Lei de Newton e baseia-se no princípio que diz: “A aceleração obtida de um corpo é diretamente proporcional à força resultante sobre ele” e tende a ir para o centro.

Como são os exercícios para o Enem e vestibulares?

Agora que você viu a definição sobre aceleração centrípeta para o Enem 2022, vamos praticar? Confira um exemplo de questão de vestibular logo abaixo!

(UECE 2016) Considere uma pedra em queda livre e uma criança em um carrossel que gira com velocidade angular constante. Sobre o movimento da pedra e da criança, é correto afirmar que

a) a aceleração da pedra varia e a criança gira com aceleração nula.

b) a pedra cai com aceleração nula e a criança gira com aceleração constante.

c) ambas sofrem acelerações de módulos constantes.

d) a aceleração em ambas é zero.

Resposta correta: alternativa C. Ambos possuem aceleração. A criança, por sua vez, apresenta aceleração centrípeta, capaz de alterar a direção e o sentido da velocidade. Já a pedra está submetida à aceleração da gravidade, que altera o módulo da velocidade.

Agora, depende de você!

E aí, tudo pronto para mandar bem no tema aceleração centrípeta no Enem e nos vestibulares? Lembre-se de compreender o significado da principal fórmula, e a interpretação relacionada com o movimento circular, além de entender a diferença de força centrípeta, combinado?

Pensando em começar o curso que tanto sonha? Inscreva-se no vestibular online com as nossas faculdades parceiras e saia na frente!

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 5 / 5. Número de votos: 1

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Lamentamos que este post não tenha sido útil para você!

Vamos melhorar este post!

Diga-nos, como podemos melhorar este post?

Dê mais um passo na direção do Vestibular dos seus sonhos!

Assine nossa Newsletter e receba nossos artigos em primeira mão!

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.
Oops! Invalid captcha, please check if the captcha is correct.
Artigos relacionados